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5 dicas para um atendimento personalizado no e-commerce

 

Vivenciamos um mercado de negócios online em que os e-consumidores nunca foram tão engajados e esclarecidos como hoje. Com essa nova realidade, a exigência por um bom atendimento também cresce, e caso o cliente não seja ouvido pela empresa, a sua insatisfação poderá ser compartilhada facilmente nas redes. Por isso, ter um atendimento no e-commerce personalizado e eficiente pode fazer seu negócio conquistar mais clientes e garantir mais vendas. E já a falta dele, o contrário.

Embora seja de extrema importância para alavancar os negócios, o atendimento personalizado ainda não é visto como uma estratégia primordial para a grande parte das empresas. Um levantamento realizado no ano passado pelas empresas Oracle e Forbes Insights sobre a adoção de práticas para um moderno atendimento ao cliente ouviu 415 executivos e mostrou que a maioria das organizações ainda não adota esse conceito, pois apenas 38% dos entrevistados afirmaram ver essa prática como prioritária.

Realizada nos Estados Unidos, a pesquisa ainda revelou que o conceito de atendimento é mal entendido. Muitas companhias acreditam que o atendimento ao cliente só exerce a função de pós-compra, e os empresários geralmente não o enxergam como um ponto-chave para aumentar vendas, o que totalizou 60% dos entrevistados. Já no que diz respeito a reter clientes, 47% não acreditam no poder do atendimento, e 85% não acham relevante para aprimorar a mensagem da marca e de marketing.

Infelizmente, observamos como a maioria das organizações ainda não dá a devida atenção para um atendimento personalizado, e as empresas que souberem aproveitar essa oportunidade poderão garantir um grande diferencial para o negócio. Por isso, experimente seguir essas sugestões para se destacar:

1 – Responda o mais rápido possível, mesmo que ainda não tenha a solução para o problema

No momento em que o cliente entrar em contato para relatar algum problema e ainda não há uma solução, procure respondê-lo rapidamente e de forma personalizada. O importante é que ele entenda que a empresa já está trabalhando para solucionar o ocorrido.

2 – Humanize o atendimento

Procure estabelecer um diálogo natural e amigável com o cliente. Pequenos detalhes, como o tratamento pelo primeiro nome ou uma simples pergunta sobre como ele está já podem fazer uma grande diferença.

3 – As respostas devem ser personalizadas

Os problemas são diferentes. Por isso, cada cliente merece receber a resposta adequada para o seu tipo de problema. Respostas automáticas diminuem a qualidade do atendimento e podem reduzir a confiança na sua empresa.

4 – Não prometa o que não pode cumprir

Seja realista e não se comprometa em realizar o que nunca vai poder cumprir. O cliente ficará insatisfeito, pois irá esperar mais do que você vai entregar.

5 – Pense como o seu cliente

O importante é ser proativo na resposta. Uma dica é tentar antecipar quais serão as perguntas do cliente e já respondê-las antes que ele verbalize sua dúvida.

é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.

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