Quinta-feira, 11 de janeiro de 2018
O que esperar do SEO em 2018? Quais medidas práticas você deve tomar com seu SEO e preparar sua empresa para as principais mudanças e atualizações do algoritmo do Google e outros buscadores?
Listo os 3 principais mandamentos para sua estratégia em 2018.
Imagine que você está procurando a frase de um filme no Google. Além de ver resultados baseados em palavras-chave, você também os encontra baseados em produtos, lugares e ideias, como o nome do personagem que disse isso, o título do filme, sites que vendem camiseta com essa frase e assim por diante.
Essas informações contextuais relacionadas aos termos da consulta refletem a chamada busca semântica. Essa prática SEO é utilizada há anos, mas vem como tendência em 2018 por conta do aprofundamento cada vez mais crescente do conteúdo.
Com ela, você alinha seu tema com a intenção do usuário ao fornecer respostas eficientes e coerentes. Isso faz com que ele ganhe mais relevância e suba no ranqueamento, proporcionando maior precisão nos mecanismos de pesquisa.
Então, se por exemplo, você visitar um resultado que esteja na 5ª colocação na sua pesquisa e teve sua atenção prendida, isso será levado em consideração nas próximas buscas que você fizer. E se outras pessoas fizerem o mesmo, o ranking dessa página vai aumentar por conseguir reter e atrair o visitante.
Ao usar a busca semântica, procure entender como saciar todas as dúvidas do visitante. Quais são elas e como respondê-las? Após descobri-las, foque em textos claros, de qualidade e que forneçam o contexto exato para aquela busca.
Esteja preparado. Mais da metade de pesquisas no Google são feitas em dispositivos móveis e você definitivamente deve seguir um approach mobile-first. Essa indexação, que cria e classifica seus resultados de busca com base na versão móvel (mesmo para quem navega via desktop), está cada vez mais perto de acontecer.
Se você ainda não se adaptou, comece checando itens fundamentais como:
Cada vez mais iminente, o algoritmo de machine learning do Google, o RankBrain terá papel fundamental no ranking de resultados nos buscadores.
Pense nele como uma forma de inteligência artificial que conecta os pontos: ordena as páginas dos resultados e, se encontra uma palavra ou frase que não está familiarizado, pode adivinhar quais são semelhantes, filtrando o que descobriu.
Se você procurar hoje por um termo incomum, único ou novo, o RankBrain traz a melhor combinação para a sua busca quando não tiver certeza do seu significado. Dessa forma, torna mais eficaz o tratamento de consultas de pesquisa, sendo capaz de aprender e reconhecer novos padrões e atender novos termos de busca de maneira eficaz.
Como consequência, à medida que seu processo de aprendizagem vai progredindo, esse algoritmo refina as páginas de resultados com base no comportamento de quem pesquisa, ajudando a modificar o ranking do Google.
Portanto, por ser um fator importantíssimo de ranqueamento, ele reflete o que sua campanha de SEO deve ser em 2018: um conteúdo que possa responder a consulta pesquisada da melhor maneira possível. E é isso que o Google Machine Learning procura.
Pesquisas de voz: quase 20% das buscas são realizadas por esse método, o que está mudando a forma de comunicação com os buscadores. Rumores de que o Google está trabalhando para fornecer dados, métricas e insights sobre pesquisas de voz no Google Analytics são cada vez maiores.
Dados estruturados: pense numa placa de trânsito que direciona o motorista para onde ele deve ir. A mesma ideia se aplica aqui: eles são diversas tags HTML no código do site para melhorar o display dele nos motores de busca e fornecer as informações que estes precisam para entendê-lo melhor e guiar o usuário. Com isso, você maximiza cliques e visitas.
SEO e Martech: consolidação de players Martech (junção entre Tecnologia e Marketing Digital), onde o SEO tem papel fundamental na cobertura do conteúdo da jornada do consumidor.
Progressive Web Apps, ou PWAs: imagine usar um programa de fidelidade ou pedir comida online do seu celular, mas sem ter que baixar o app e apenas acessar as funcionalidades dele pelo browser do seu smartphone. Os PWAs combinam o melhor de dois mundos: a funcionalidade de um app nativo que funcionar em um navegador web, com uma velocidade absurdamente rápida. E a indexação desses, vai ser algo bastante explorado em SEO ao longo de 2018.
Yuri Moreno é Diretor-Executivo do Digitais do Marketing e Consultor em Marketing Digital, com especialidade em Search e UX.
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