Notícias

Dica de SEO #5: faça um mapa mental dos assuntos antes da pesquisa de palavras-chave

Com um mapa mental você garante uma pesquisa de palavras-chave focada nesses assuntos, facilita as pesquisas de termos e evita distrações

 

*Por Ewerton Silva para a Resultados Digitais

 

Sempre que falamos em um projeto de SEO, a pesquisa de palavras-chave é uma das etapas mais relevantes e determinantes para o sucesso desse projeto.

Para desenvolver esse trabalho existem diversas ferramentas pagas e gratuitas disponíveis, porém, antes de acessá-las e sair buscando por termos aleatórios, dar um passo para trás e mapear os termos relevantes torna essa pesquisa mais assertiva.

Ao fazer o mapeamento dos termos relevantes de acordo com a empresa, sua persona e a jornada de compra do cliente, você garante uma pesquisa de palavras-chave focada nesses assuntos, facilita as pesquisas de termos e evita distrações.

A recomendação é utilizar o formato de um mapa mental (mindmap), para facilitar o desenvolvimento e a interpretação das ideias. Esse mapa pode ser feito utilizando papel e caneta ou de forma online, utilizando ferramentas para isso.

 

Como fazer um mindmap de palavras-chave?

Para desenvolver o mapa mental online existem diversas ferramentas pagas e gratuitas, como o Coggle, que possui uma versão grátis com restrições.

Após acessar a ferramenta de sua preferência, basta criar um novo mapa e começar a colocar os tópicos.

Comece incluindo as segmentações dos tópicos, para facilitar a visualização e deixar o mapa mais organizado. Em seguida, adicione os tópicos mais amplos e genéricos do seu segmento. Agora é só começar a se aprofundar nos assuntos e trazer novas ideias para o mapa.

De tempos em tempos acabam surgindo novas ideias de temas amplos e genéricos. Se fizer sentido para o seu negócio e para a sua persona, não deixe de incluí-los no mapa para tornar sua pesquisa mais completa.

Assim, você terá um documento com todos os tópicos de que precisa para o desenvolvimento da pesquisa de palavras e ainda consegue obter ideias novas e mais aprofundadas.

 

Quer mais 26 dicas de SEO?

Criamos um eBook onde reunimos estratégias que adotamos aqui na Resultados Digitais e que sugerimos que você aplique também. Elas ajudarão seu site a melhorar a classificação no Google, atraindo mais visitas, leads e vendas para o seu negócio.

Para ter acesso, basta fazer o download do e-book  27 dicas de SEO acionáveis para impulsionar seu site no Google.

 

*Este artigo foi escrito por Ewerton Silva para o portal da Resultados Digitais

Comentários

PUBLICIDADE