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10 coisas que você precisa saber antes de começar um blog

Estas 10 dicas vão te  ajudar a destacar o conteúdo do seu blog e tornar a sua marca, pessoal ou empresarial, mais conhecida

 

Imagem. Máquina de escrever laranja com uma folha nela. Ao lado um alto-falante. Do alto-falante saem algumas figuras como: lâmpada, alvo, engrenagens, gráficos, papéis.

Você gosta de escrever e produzir conteúdo? Sonha em começar o seu próprio blog ou o site da sua empresa? Aqui você encontrará algumas dicas sobre como lançar conteúdo, fazê-lo crescer e se tornar influente ou aumentar a visibilidade do seu negócio por meio do conteúdo. Escrever é bom, mas é ainda melhor quando as pessoas leem o que você escreve.

Você pode acreditar: existem dezenas de milhares de blogs na web. Contudo, poucos deles se destacam nesta multidão. Estas 10 dicas básicas irão ajudá-lo a destacar o seu conteúdo e tornar a sua marca, pessoal ou empresarial, mais conhecida. 

 

1 – Estabeleça a linha editorial

Este é o ponto mais importante para definir. Uma linha editorial acompanha e segue o tema de um blog ou site, por exemplo: blog de culinária, blog pessoal, blog de notícias de tecnologia. A definição da linha editorial pode passar pelo desenvolvimento das categorias dos artigos. As categorias ajudarão você a classificar seus artigos por tema, evitando dispersão. Lembre-se de uma regra: é necessário pensar em si mesmo, mas também pensar no leitor.

 

2 – Encontre uma plataforma de blogs

Agora devemos pensar na plataforma para instalar o nosso novo espaço criativo. A mais popular é o WordPress. Por quê? Porque é simples de instalar, usar e manter. Além disso, você pode encontrar uma infinidade de tutoriais sobre como instalar o WordPress e como usá-lo. Mas não pense que existe apenas o WordPress. Há muitas outras plataformas e todas têm as suas vantagens e desvantagens. O Tumblr é bastante simples de instalar e usar. O Google Blogger também é muito bom. Portanto, cabe a você decidir qual!

 

3 – Crie uma identidade gráfica

A grande vantagem dessa abordagem é que você terá mais possibilidades de personalizar seus temas e seu blog. Você será capaz de se diferenciar da concorrência. Quando falamos em identidade gráfica, envolve todas as coisas que ajudam você a transmitir sua ideia principal (ex: lema, nome da empresa, logotipo etc.). Para este quesito, duas opções estão disponíveis: ou você dedica tempo e amor na criação de sua marca, usando alguns criadores de logos simples, rápidos e online como, por exemplo, o Logaster. Ou você chama um designer gráfico. Enfim, é tudo sobre tempo e dinheiro.

 

4 – Escreva seus primeiros artigos

Antes de colocar o seu blog no ar ou divulgá-lo, escreva alguns artigos (três ou quatro) para que seus primeiros leitores tenham algum conteúdo para desfrutar. Escrevendo sobre temas variados, que sejam do interesse do seu público-alvo, você terá mais chances de atingir um público maior. É importante diversificar o conteúdo. 

 

5 – Concentre-se na qualidade, não no dinheiro

Criar um blog para ganhar dinheiro é a pior ideia do mundo. A monetização não deve ser sua principal motivação para criar um blog. Concentre-se na qualidade e relevância do seu conteúdo. Se corresponder às expectativas de seus leitores, seu blog se tornará popular e você poderá gerar receita.

 

6 – Imponha-se como um verdadeiro especialista

Você domina perfeitamente o assunto? Seus artigos devem refletir sua paixão e conhecimento sobre as coisas que são apresentadas no blog. Basta mostrar que você sabe do que está falando, oferecendo um conteúdo relevante e de alto padrão. Portanto, tenha cuidado com a autenticidade de suas informações. Os usuários da Internet são intransigentes e não respondem bem em caso de falha. Mas se você conseguir se impor como um verdadeiro especialista, é mais um ponto a favor do seu blog.

 

7 – Trabalhe a sua referência orgânica

Para se tornar conhecido pelos motores de busca, você tem que trabalhar no SEO! Para simplificar, são todas as técnicas que farão você aparecer nos resultados de uma pesquisa. Há uma enorme quantidade de tutoriais que ajudarão você a aprender mais sobre o assunto. É uma ciência em constante evolução e devemos sempre nos adaptar às novas regras para ter certeza de que possamos aparecer nos resultados. Pois em uma página de resultados de pesquisa (Google ou outros), os primeiros resultados são sempre os mais clicados.

 

8 – Redes Sociais

COMPARTILHAR, COMPARTILHAR, COMPARTILHAR… Sim, é um pouco agressivo dizer isso, mas é a base de qualquer lançamento de blog. Mesmo depois, é muito útil para promover seus artigos, se você quiser sair do anonimato. Para compartilhar suas criações na web, a maneira mais fácil é usar as redes sociais. Você pode criar uma página no Facebook dedicada ao seu blog, criar uma página no Pinterest para compartilhar suas imagens ou usar o Buffer para agendar tweets no Twitter e destacar seus trabalhos!

 

9 – Publicar conteúdo regularmente

Quando alguém começa a escrever um blog, não ganha nada! Especialmente audiência. Então, quando você começar a blogar, você terá que publicar conteúdo regularmente. Você deve postar conteúdo de qualidade com um ritmo regular no começo. É assim que você acostumará os leitores com sua presença na web. Eles vão voltar se você mostrar a eles que você está presente.

 

10 – Aproveite o que você faz!

Você não deve ter um blog só porque é legal ter um blog. Se você escolher ter seu próprio blog, é porque você quer escrever e compartilhar suas ideias. Você não deve ter qualquer restrição, pelo contrário, se você tiver um blog, o mais importante é o seu prazer! O mesmo acontece para as empresas, não adianta investir na produção de conteúdo, apenas para tentar conquistar mais leads. O essencial é aproveitar os seus conhecimentos na área de atuação da sua empresa e produzir textos bem feitos e relevantes.

Natalia Shpitula é Gerente de Marketing de Conteúdo na Logaster.

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