Quinta-feira, 05 de abril de 2018
Quando falamos em marketing digital, pensamos em milhares de ações e possibilidades a serem trabalhadas no universo online.
Não sei se você, assim como eu, está tão familiarizado com essa opção. Mas, sei que o mercado de eventos ainda possui certa dificuldade e resistência quando o assunto é tecnologia.
Um evento de sucesso precisa estar de olho nas novas tecnologias e tendências que surgem! Dê uma olhada nessas 4 ideias.
É fato que os eventos, ainda enfrentam esse processo de adaptação ao mundo digital e, pensando nisso, abandonar totalmente ações offline pode ser um tanto complexo.
Essa dificuldade pode ocorrer quando organizadores de eventos tentam unir estratégias do marketing tradicional ao meio digital, buscando imersão em um mundo tecnológico.
Potenciais clientes, participantes, leads e curiosos, seja quem for o público do seu evento, com certeza, estará procurando processos que sejam de sua familiaridade mas que entreguem uma nova proposta de valor. Esse, muitas vezes, torna-se o papel do marketing digital para eventos.
Que tal então explorarmos esse tema analisando algumas opções que podem trazer o seu evento para o cenário online e gerar uma ótima experiência no presencial.
O inbound marketing é uma estratégia dentro do marketing digital que une com conjunto de estratégias cujo objetivo é educar o público para o momento da compra.
Dessa forma, o possível comprador passa por diversas etapas de um funil de nutrição até tomar a decisão de compra.
Essa nutrição é feita através de conteúdo de qualidade que se atenda as determinadas necessidades e dores do possível cliente de acordo com a etapa do funil (topo, meio e fundo).
O email marketing é uma forma de divulgação promocional, informativa ou de conteúdo, que tem como objetivo atingir uma base de emails previamente selecionada.
Pensar em uma estratégia de email marketing ainda é uma forma considerada muito importante para atingir pessoas, principalmente para divulgar e informar sobre eventos.
As redes sociais são de extrema relevância para captar público e divulgar eventos.
Você não precisa estar em todas as redes sociais, e sim considerar o tipo de público de cada rede para escolher onde a promoção do seu evento deve estar presente.
É possível, por exemplo, criar um evento no facebook, o que facilita na hora da divulgação e na atualização dos possíveis participantes.
Outra rede bem relevante quando falamos de eventos corporativos é o LinkedIn. Nele, o objetivo é quase 100% profissional, e assuntos do âmbito dos negócios chamam bastante atenção.
Podemos dizer que o remarketing é uma estratégia do meio digital tão tradicional como o e-mail marketing.
Provavelmente você já foi atingido por um remarketing quando procurou algum serviço ou produto na internet e logo depois, ao sair e realizar novas pesquisas, continuou recebendo anúncios sobre o produto procurado anteriormente em diversos outros sites.
Pode parecer mágica, ou um tanto chato para algumas pessoas que já estão familiarizadas com este tipo de estratégia, mas a conversão dos remarketings, muitas vezes, acaba sendo alta pois ver novamente aquele anúncio pode incentivar a decisão de compra.
A segmentação do público pode ser uma estratégia aliada a diversas outras frentes do marketing digital, como as citadas anteriormente.
Segmentar pessoas, nada mais é do que escolher um público ideal e orientado para o tipo de conteúdo ou evento que você irá promover.
Algumas plataformas de marketing trabalham com a segmentação para melhorar estratégias de email marketing, por exemplo. Assim como a maioria dos canais online, como Facebook, Linkedin, Youtube, Google, entre outros, possuem a opção de fazer anúncios pagos segmentando o público para melhor efetividade das campanhas.
A segmentação do público é um grande diferencial quando falamos de canais online.
Este, sem dúvidas, é o tópico do momento!
Com o crescimento das mídias digitais e a exposição de conteúdo na internet, surgem também os influenciadores.
Eles são pessoas que ganham relevância por expor sua opinião e criar conteúdo segmentado para o seu público.
O que acontece é que muitas vezes, esses influenciadores se tornam referência para milhares de pessoas, o que acaba atraindo a atenção de marcas que, por sua vez, utilizam essa imagem para promover seus produtos e serviços.
No caso dos eventos, não é diferente. Alguns palestrantes acabam se tornando referência em determinados segmentos, como feiras, congressos, etc.
Hoje em dia, 62% dos brasileiros possuem um smartphone. Os participantes de um evento estão sempre preocupados em responder suas mensagens e estarem conectados a internet.
Isso, algumas vezes, torna-se um problema para organizadores de eventos, pois é difícil competir por esse tipo de atenção e criar ações que gerem valor pessoal entre os participantes.
Os eventos devem prometer uma experiência única e agregar valor, além de proporcionarem interação presencial, também se destacam aqueles que possibilitam a interação virtual dos participantes. Seja ela promovendo networking ou facilitando a organização do evento.
Por isso, os aplicativos tornaram-se grandes aliados dos eventos. Com eles é possível gerar engajamento, reunir dúvidas, notificar participantes em tempo real, ajudar na locomoção dos mesmo pelo evento, avisar sobre horários de palestras, promoções, promover patrocinadores e outras possibilidades mais.
Este é o caso do Engage, solução tecnológica desenvolvida pela mobLee que tem como intuito trazer benefícios para o seu evento.
Se você tiver dúvidas de como implementar essas estratégias de marketing digital para promover os seus eventos, deixe seu comentário.
Até a próxima!
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Formada em Propaganda e Marketing, atua no mercado de marketing digital há 6 anos. Atualmente é analista de inbound marketing na mobLee e comanda estratégias de campanhas para e-mail marketing.
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