Quarta-feira, 20 de setembro de 2017
As redes sociais têm extrema relevância para os empreendedores que buscam construir um relacionamento mais íntimo e informal com os seus clientes. Entre os canais que possibilitam tal contato, temos o Instagram.
Hoje, essa plataforma conta com mais de 700 milhões de usuários ativos em todo o mundo e tem como foco esse diálogo pessoal entre empresa e consumidor.
Está na hora da melhor parte do meu dia: a hora de postar no Instagram uma foto do meu almoço, vamos lá! Pronto, agora é escolher os “filtrinhos” aqui… ah, esse ficou lindo, está super colorido e realçando as cores. Publicado!
O Instagram é tão divertido, não? Mas você sabia que ele pode ser muito mais do que um simples aplicativo de diversão? Na verdade, essa rede social pode se tornar a principal ferramenta de divulgação do seu negócio. E aí, quer aprender mais como usá-lo? Então, fica aqui comigo!
Bom, a primeira coisa é criar um perfil para a sua marca, lógico. Nada de usar perfil pessoal. Se você não tem, pode começar a criar. Como perfil você pode colocar o nome da sua loja e na foto o interessante é que seja o logo da sua marca.
Na parte da descrição, se quiser, você pode colocar uma breve apresentação sobre o seu negócio, mas é muito importante que tenha um telefone ou um e-mail para contato e principalmente o link do seu e-commerce.
É imprescindível colocar o link nesse campo, pois ele é o único lugar do Instagram que permite acessos clicáveis. Então, pelo menos o seu site tem que estar lá, para que as pessoas que quiserem visitar possam clicar direto e entrar na sua loja.
Vamos começar pelo mais fácil: se você vende produtos, poste fotos deles, claro. Mas postar sempre só as mercadorias, pode deixar os seus seguidores entediados. Por isso, publique conteúdos interessantes e engajadores.
Por exemplo: se você tem uma loja de roupas para bebês, você deve mesclar com conteúdos bacanas desse universo, como frases que inspirem as mães e fotos ou vídeos de bebês fazendo fofurices.
Você pode também gerar conteúdo convidando seus seguidores a participarem de alguma forma: pedir às mães fotos de seus bebês e divulgá-las no Instagram da sua marca, por exemplo.
Lembre-se que quando você está cuidando de uma marca, a estética é muito importante. Portanto, cuidado com fotos de má qualidade, aquelas muito escuras e sem foco. Poste imagens bonitas, que agradem os olhos de quem vê. Caso contrário, passará a impressão de que a sua loja é despreparada e descuidada.
O uso correto das hashtags também pode te ajudar muito. Elas são palavras-chave precedidas pelo símbolo #. Quando você utiliza-as numa imagem, tal foto vai para um banco com várias outras que usaram a mesma hashtag.
Dica de ouro: use sites como o Webstagram para acompanhar quais as hashtags mais usadas dentro do seu tema. Lá ele mostra quantas fotos ou vídeos já foram publicadas com esse mesmo ícone e sugere outros do mesmo assunto. Procure por hashtags que tenham a ver com o seu produto, sua marca e o universo em que está inserida.
Uma maneira de conseguir seguidores que se interessem pela sua marca é, obviamente, buscando-os nos perfis de marcas concorrentes. Descubra aqueles parecidos com o seu, e comece seguindo os fãs deles. Mas é bom fazer isso quando já se tem algum conteúdo na sua página, assim eles poderão olhar, se interessar e seguir de volta.
Uma outra forma de se ter mais engajamento e se fazer ainda mais presente é tomar um tempo para visitar os perfis daqueles que você segue. Curta e comente suas fotos sempre que puder.
Siga também as melhores páginas da sua área e aprenda observando o que fazem e que tipo de conteúdo postam. Você também consegue encontrar esses perfis no Webstagram.
Tudo certo?
Com essas dicas você conseguirá criar estratégias excepcionais, conquistar novos seguidores e aumentar o tráfego do seu empreendimento. Inspire-se, continue empreendendo e investindo no seu negócio!
é licenciada em Letras, com ênfase nas línguas portuguesa e inglesa. Já atuou nas áreas de educação e de atendimento ao cliente. Atualmente é editora de conteúdo da plataforma de e-commerce, Nuvem Shop.
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