Sexta-feira, 01 de dezembro de 2017
O WordPress é o gerenciador de conteúdo mais usado no mundo, representando atualmente 59% do mercado de CMS e 27.5% de toda a web, segundo pesquisa da W3 Techs.
Sua facilidade de instalação, uso e gerenciamento, além das inúmeras possibilidades de customização de temas e plugins o tornaram bastante popular entre a comunidade de desenvolvedores e um forte concorrente de outros CMSs como o Joomla, Drupal e Magento.
Porém, os benefícios na utilização da plataforma ultrapassaram a esfera do desenvolvimento. Criar um site, blog ou e-commerce em WordPress pode agregar benefícios também à estratégia de marketing digital de uma empresa.
Em tempos onde conceitos como “MarTech” e “Transformação Digital” conquistam seu espaço e relevância dentro de empresas e organizações, é fato que a tecnologia influencia gradativamente no desempenho das ações de marketing digital. Neste contexto, a engenharia por trás do WordPress (com o respaldo de um bom servidor de hospedagem) contribui diretamente com alguns processos de uma estratégia digital.
Otimizar um site para que ele seja encontrado e indexado pelos mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo é um pré-requisito básico.
O WordPress possui vários recursos que facilitam a construção do SEO de um site, muitos deles disponíveis no próprio painel de administração, como a possibilidade de configurar URLs amigáveis, definir título e descrição para páginas e snippet do site, uso de tags e categorias, entre outras funcionalidades.
Para ir além, você encontra plugins valiosos que podem maximizar esse potencial. O mais conhecido e completo deles é o WordPress SEO by Yoast – que possui funções de otimização de sitemap, breadcrumbs, títulos e descrição de página e posts, inserção de palavra-chave, entre outras.
Outra questão é que o WordPress costuma realizar atualizações frequentes de suas versões visando melhorias e correções, principalmente em questões relacionadas a SEO, performance e segurança, adequando-se aos padrões solicitados pelo Google com maior frequência e rapidez se comparado às demais plataformas de CMS.
Ainda, a velocidade de carregamento da página de um site é um fator que atua diretamente no seu posicionamento nos resultados de busca.
Para isso, o WordPress aceita a integração com o serviço de CDN – Content Delivery Network – um sistema criado com o objetivo de distribuir com maior rapidez o conteúdo estático de um site – imagens, vídeos, scripts, arquivos de documentos – aumentando sua velocidade de carregamento e escalabilidade, o que resulta na melhora do ranqueamento nos mecanismos de pesquisa.
Além do mais, plugins como o W3 Total Cache e WP Super Cache, especializados em controle de cache, também beneficiam o posicionamento do site nos buscadores.
Por fim, mas não menos importante, o WordPress está preparado para receber a adição de protocolos de segurança, entre eles, o famoso certificado SSL (Secure Socket Layer) ou HTTPS, responsável pela criptografia dos dados que são trocados entre um browser e um servidor. Há algum tempo, o Google já considera a presença do protocolo um ponto favorável no ranqueamento de um site.
Possuir uma versão responsiva ou mobile de um site é essencial, considerando que o número de acesso à web via dispositivos móveis já ultrapassou o desktop, e o conceito de Mobile First é uma realidade no mercado.
Ou seja, se um site não está otimizado para visualização via smartphones e tablets, certamente está perdendo um percentual significativo de tráfego. O Google também elegeu a responsividade de um site como fator de ranqueamento, já que considera ruim a experiência do usuário com sites não-responsivos.
Neste sentido, o WordPress oferece temas responsivos (que ajustam automaticamente os parâmetros de exibição do site para atender as dimensões de dispositivos móveis). Caso o usuário opte por um tema que não possui esta característica, existem plugins (sim, novamente os plugins) capazes de criar facilmente uma versão responsiva do site.
Existe um serviço de hospedagem exclusiva e totalmente otimizada para sites WordPress, com arquitetura que possibilita maior velocidade de carregamento do site, além de segurança e desempenho acima da média.
As configurações do servidor garantem outras vantagens, como segurança adicional com firewall, recursos e atualização automática do WordPress, fácil gerenciamento de e-mails, backups automáticos, além de varreduras em busca de spam e malwares.
É mais um recurso disponível para o WordPress (dentre os muitos citados) e que contribui na melhora do desempenho de um site, blog ou e-commerce, potencializando a performance das ações de marketing digital de uma marca ou empresa. Abrace e use-os sem moderação!
Comentários