Terça-feira, 20 de dezembro de 2016
“Sei que metade da publicidade que faço é inútil. Mas não sei qual é a metade inútil.” Henry Ford
Conhecida pelo mercado, a frase de Henry Ford nos leva a reflexão quando o assunto é otimização da verba para fins de comunicação. E o caminho para conhecer a outra metade está no Big Data Analytics.
Entender o comportamento do consumidor a fundo, seus hábitos de compras, interesses e aspirações é o primeiro passo para uma empresa formar sua base de big data, para posteriormente interligar os dados, gerando insights e oportunidades relevantes para os negócios. É o que chamamos de data driven marketing. Muitas marcas estão investindo pesado na análise das informações coletadas com os clientes, seja diretamente ou mesmo pelos cookies e chaves de acesso, que identificam os usuários espalhados na internet. No entanto, a tentativa das empresas de prever a próxima compra no curto prazo levou o mercado à alta competitividade, principalmente relacionada ao preço.
As empresas precisam olhar não apenas os dados que desencadearam a próxima compra, mas da visão a longo prazo, priorizando a fidelidade e o relacionamento com os clientes. Manter o ciclo de vida de um cliente é a chave para a sustentabilidade econômica de qualquer empresa.
Valor total de um produto ou serviço x número de transações ou vendas feitas pelo cliente x tempo de relacionamento com o cliente.
Se uma empresa já possui alta segmentação, deve então fazer as perguntas:
Responder essas questões requer uma compreensão muito mais profunda do que os clientes estão procurando e como eles se veem nesse contexto de “troca” de benefícios.
Este é o desafio: mergulhar nos dados não-estruturados e integrar as informações dispersas em um universo de informações. Desta forma, a empresa tem um novo ponto de partida para a análise, gerando novas formas de valor para os clientes, além de vantagem competitiva para o negócio.
Marcos Rezende é consultor especializado em Gestão de Marketing Digital e fundador da Âncora Digital, empresa de Inteligência e Performance de Marketing Digital. Possui certificação em Google Adwords, Google Analytics e Bing Ads. Desenvolve estratégias de comunicação e performance para o ambiente digital com foco no engajamento social e na otimização de resultados.
Comentários