Quarta-feira, 09 de novembro de 2016
“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho”. A frase de Peter Drucker traduz o que deveria ser a base do marketing das empresas.
Conhecer o seu público-alvo é o passo principal para alavancar as vendas da sua companhia. O cliente ideal é o elemento de maior destaque na sua estratégia de marketing. Por isso, é fundamental reunir dados que descrevam o perfil desse consumidor para criar um planejamento eficaz.
Atualmente é fácil encontrar diversas marcas que possuem perfis nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. Porém, muitas vezes, os fãs não são qualificados e/ou o plano de comunicação está longe de ser efetivo. Isso acontece porque a empresa não sabe com quem está falando.
Compreender quem é a sua buyer persona, não significa ter em mãos apenas os dados demográficos, é fundamental saber quais são os principais problemas e desafios, padrões de comportamento, como se informam, quais são os seus objetivos, entre outros dados.
É importante salientar que a sua buyer persona é um personagem fictício do seu cliente ideal. Portanto, ela deve ser montada com base em dados reais e não no que você acha. Para isso, é fundamental entrevistar os seus clientes atuais e, se possível, os seus prospects, que não chegaram a fechar uma venda.
O objetivo é entender o consumidor e reunir o maior número de informações possíveis para melhor atendê-lo. Dessa forma, é possível personalizar a sua estratégia e conteúdo, qualificando de forma mais assertiva os contatos que chegam até você.
A falta de conhecimento das empresas sobre o seu target, inclusive, foi um dos temas abordados na 7ª Edição do HubForum Paris, evento que aconteceu no início de outubro. Os negócios que possuem uma gestão vertical não treinam seus funcionários para tomar decisões. Assim, a companhia perde a capacidade inventiva, que deveria ser estimulada independentemente do departamento.
Para que isso não aconteça com o seu negócio, listamos algumas perguntas que devem ser respondidas para você conseguir definir quem é a sua buyer persona. Acompanhe!
Para que o seu produto e ações de marketing, como conteúdo, campanhas direcionadas e promoções, gerem mais resultados é fundamental levantar uma série de questões sobre o seu cliente ideal. Lembre-se quanto mais você souber sobre ele, maior a sua chance de conversão.
É importante salientar que, muitas vezes, é possível ter tipos diferentes de público. Se esse for o seu caso, elabore perfis distintos e crie ações para cada um deles. A seguir, veja 30 perguntas que você deve saber responder sobre a sua buyer persona:
1 – Nome?
2 – Qual o sexo e faixa etária?
3 – Qual é o estado civil?
4 – Possui filhos? Quantos?
5 – Localização?
6 – Qual a formação escolar? Tem ensino superior?
7 – Profissão?
8 – Possui empresa? Qual tamanho?
9 – Qual a sua função e como é a sua rotina?
10 – Quais são as principais atribuições?
11 – Que tipo de ferramentas utiliza para trabalhar?
12 – Como é realizada a interação com parceiros e fornecedores?
13 – O que ele lê?
14 – Como se informa?
15 – Usa os mecanismos de busca para se informar?
16 – Como pesquisa?
17 – Tem redes sociais? Quais?
18 – Quanto tempo fica em cada uma delas por dia?
19 – Por que o usuário procuraria um produto ou serviço como o seu?
20 – Quais são as prioridades do cliente?
21 – E os principais conflitos?
22 – Que resultados espera?
23 – Para ele, o que seria uma boa experiência?
24 – Existe algo que o impeça de adquirir o seu produto/ serviço? O que seria?
25 – O que leva em consideração na hora de decidir a compra?
26 – O que seria considerado um diferencial na opinião do seu cliente?
27 – A sua persona é a responsável pelas tomadas de decisão em seu trabalho?
28 – Prefere realizar pagamentos online?
29 – O que poderia levá-lo a optar pelo produto de um concorrente e não o seu?
30 – Segundo o seu cliente ideal, o que você poderia melhorar?
Todos os dados levantados durante o período de análise devem ser levados em consideração na hora de elaborar uma estratégia de marketing digital. Procure alternativas direcionadas e que atendam as expectativas do seu público. Se for preciso, procure a orientação de uma agência de marketing!
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