Terça-feira, 30 de agosto de 2016
Que o conteúdo é rei, todo mundo já sabe. Que uma estratégia de marketing de conteúdo é essencial para o sucesso de um projeto de SEO, também. Mas o grande desafio é como produzir o famigerado conteúdo de qualidade.
Neste artigo apresentarei algumas técnicas para ajuda-los a produzir e reaproveitar artigos que vão gerar mais visitas e consequentemente mais conversões.
“Se o conteúdo não for melhor que aqueles que estão na primeira página do Google, nem perca tempo em produzi-lo”
Se o objetivo é obter um bom posicionamento orgânico comece analisando os dez primeiros resultados orgânicos do Google para os tópicos que irá produzir.
Pro tip: Faça pesquisas com os termos que deseja posicionar e analise a SERP (páginas de resultados). Se o Google retornar resultados de imagens e vídeos, para os termos pesquisados, é um sinal de que os usuários que pesquisam por essas palavras buscam esse tipo de conteúdo. Portanto, se você trabalhar esses formatos no conteúdo que irá produzir aumentará a probabilidade de chegar às primeiras posições orgânicas.
“Conteúdo que não converte é publicação gratuita”
Antes de mais nada é preciso determinar quais os objetivos do conteúdo, uma vez definidos fica mais fácil determinar o que será uma conversão. Por exemplo, se o objetivo for atrair links (link baiting), inbound links serão suas conversões. Caso o objetivo seja captar leads, formulários preenchidos na página podem ser considerados conversões.
Para essa tarefa recomendo uma das minhas ferramentas de SEO favoritas: a SEMRUSH. Utilizando o gráfico de distribuição de posição orgânica, selecione as palavras-chave que estão entre as posições orgânicas 11 e 20. Observem que o site em questão possui 2.644 palavras na segunda página do Google, um verdadeiro diamante bruto a ser lapidado.
Agora você tem duas opções: trabalhar com as palavras que estão mais próximas da primeira página ou ordenar por volume de pesquisa e trabalhar com aquelas que têm maior potencial de gerar tráfego. Observem que nesse caso existem duas palavras que estão na 11ª posição e possuem volumes de pesquisa muito altos.
O próximo passo consiste em identificar as páginas onde esses termos foram trabalhados e otimiza-las.
Para responder essa pergunta, vou compartilhar um checklist que norteará seu trabalho de otimização on-page:
Siga os passos acima e as chances de melhorar o posicionamento para o termo selecionado aumentarão consideravelmente.
Pro tip: o processo de identificação e otimização de conteúdo funciona para páginas de serviços, categorias de produtos e serviços.
Existem várias ferramentas que podem ajudá-lo a obter novas ideias para produzir artigos e conteúdos relacionados para suas páginas de produtos e serviços. Uma delas é, novamente, a SEMRUSH.
Utilizando a ferramenta de análise de palavras-chave, é possível obter ideias de correspondência de frases e extrair insights para produzir artigos com alto potencial de atrair tráfego orgânico e consequentemente conversões.
Exemplo de uma correspondência de frase para utilizar em uma página de FAQ
Outra ferramenta bem interessante é o ubersuggest. Com ela é possível coletar várias ideias de termos complementares que podem se tornar artigos com alto potencial de gerar tráfego orgânico.
Termos relacionadas de A-Z com ubersuggest
Uma vez identificados os termos em potencial é só seguir o checklist acima e produzir artigos otimizados. Mas, lembrando que conteúdo que não converte é publicação gratuita. Portanto, defina os objetivos do conteúdo, as personas e para qual etapa do funil ele será direcionado.
“Não se constrói autoridade com redatores terceirizados, ninguém melhor que você e os colaboradores da sua empresa para descrever seus produtos e serviços”.
CSO na agência de Marketing Digital Hedgehog Digital. Desde 2015 listado entre os top 3 SEOs do Brasil, tendo ganho o prêmio no mesmo ano. Há mais de 10 anos apaixonado por SEO, Content Marketing e Marketing Digital em geral. Já liderou mais de 100 projetos de SEO e Content Marketing em empresas no Brasil, Reino Unido e Europa.
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