Sexta-feira, 06 de maio de 2016
A escolha da trilha sonora para um vídeo institucional é uma das etapas mais importantes na criação dos vídeos. Uma opção bem feita faz toda a diferença no projeto, afinal, quem nunca ouviu uma música e a associou imediatamente a um determinado filme?
Quem não se lembra, por exemplo, da cena da atriz Carolina Dieckman na novela Laços de família? A cena foi embalada ao som de “Love By Grace”, de Lara Fabian, até então desconhecida no país, e emocionou milhões de brasileiros pela trilha sonora melancólica. Lara Fabian, como inúmeros outros artistas, se tornou então muitíssimo conhecida no Brasil e emplacou sua música nas paradas de sucesso graças a uma trilha sonora bem construída.
Quer saber como acertar na trilha sonora para o seu vídeo institucional? Acompanhe as nossas dicas!
Defina seus objetivos
Escolha a mensagem que você deseja passar com o seu vídeo. Se você optou por criar um vídeo institucional, então você já deve saber o recado que pretende dar aos seus clientes. A trilha sonora, portanto, assim como outros elementos do vídeo, deve ser escolhida de acordo com este objetivo. Se a intenção é comover e engajar, uma canção melancólica é a mais adequada, mas se sua mensagem pretende transmitir alegria, aposte em músicas mais ritmadas e felizes.
Fuja do óbvio
Por mais que isso soe interessante, não eleja hits do momento para compor a sua trilha. Inserir em seu vídeo institucional uma música que está nas atuais paradas sucesso corre o sério risco de tornar o seu vídeo chato e pouco inovador, uma vez que a maioria do seu público deve conhecer a música. Trabalhe com a hipótese de que uma parte da sua audiência pode até já estar cansada daquele som e abandonar seu vídeo nos primeiros segundos só por causa dele.
Preze pela qualidade
Caso sua empresa deseje criar um vídeo institucional de qualidade, opte por uma trilha sonora de qualidade. De nada adianta fazer a filmagem perfeita se a qualidade do seu áudio não corresponder à altura. Busque ajuda profissional para mixar e regular a altura do som e sincronizar áudio e imagens. Afinal, ninguém conseguirá chegar ao fim do seu vídeo caso ele esteja muito alto, muito baixo ou cheio de ruídos.
Evite os direitos autorais
Tente não usar músicas para as quais você precise de autorização legal. Isso pode te poupar não só bastante dinheiro como tempo. Caso sua empresa utilize uma música que tenha direitos autorais sem a devida autorização, um processo judicial pode ser o resultado da sua campanha. Procure por músicas gratuitas e isentas de direitos autorais. Sites como o Free Music Archive, Opsound, Royalty Free Music Library e até mesmo o YouTube Audio Library disponibilizam este tipo de músicas.
Mire a coerência
Um bom vídeo institucional, assim como qualquer outro material audiovisual, precisa ser coerente em suas escolhas de roteiro, argumento, imagens e trilha. Esteja certo de que suas opções combinam entre si. A VIVO, por exemplo, lançou mão do hit “Eduardo e Mônica”, da banda Legião Urbana, em uma de suas campanhas para o Dia dos Namorados, em 2011. Não foi por acaso que o vídeo causou frisson nas redes: o clipe e a trilha sonora harmonizam perfeitamente entre si e com a mensagem da operadora.
>> Pesquisa sobre o consumo de vídeos digitais
Agora que você já sabe como procurar pela melhor trilha sonora para o seu vídeo institucional, que tal repassar essas dicas aos seus amigos? Compartilhe este artigo nas redes sociais!
é Project Manager na Putz Filmes, empresa especializada em solucionar problemas através da criação de vídeos. Formado em Design Gráfico pela Universidade Vale do Rio Doce, possui 8 anos de experiência em produção publicitária e audiovisual.
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