Terça-feira, 30 de junho de 2015
Primeiro passo para qualquer boa estratégia de comunicação com seu cliente nas redes sociais é entender como seu público-alvo se comporta na internet. Pesquise os interesses do seu cliente, entenda o tipo de conteúdo que ele curte, compartilha e se interessa. Isso é fundamental para você se comunicar e atrair a atenção dele.
Existem boas práticas de comunicação com seu cliente nas redes sociais, tanto para postagem de conteúdo quanto para atendimento. É fundamental ser cuidadoso para construir um bom relacionamento com clientes, parceiros e formadores de opinião isso minimiza os riscos de imagem da empresa e aumenta eficácia da comunicação com seus seguidores nas redes sociais.
É importante definir os canais/redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin, Blog, etc.) em que irá executar a sua estratégia de comunicação: a escolha deles é totalmente relacionada com o conhecimento acerca do seu público-alvo. Você precisa estar onde o seu público está. Veja qual canal tem maior engajamento com seu conteúdo, onde seus seguidores curtem, comentam e compartilham.
Uma ótima estratégia de publicação é a combinação entre conteúdo relevante e propaganda. Compartilhe informações relacionadas com a sua marca, conteúdos educacionais, perguntas abertas para gerar interatividade, dados de mercado, entre outros. Em paralelo, fale um pouco da sua marca, produtos, serviços ou promoções.
É importante ouvir seus fãs e seguidores. As redes sociais são um excelente canal de atendimento e relacionamento com o seus clientes e prospects. Utilize as dúvidas e questionamentos dos consumidores de forma estratégica, muitas vezes, a pergunta de um cliente pode resultar em um conteúdo informativo e relevante para o público em geral.
Dúvidas, menções ou até críticas podem ser uma forma inteligente e eficaz de interação com seus seguidores.
Mas é preciso ter cuidado com a comunicação nas redes sociais, uma vez que elas são vitrines para o mercado. Alguns pontos de atenção para criar sua estratégia:
Ferramentas de marketing de conteúdo e atendimento ao cliente são boas alternativas para a executar um planejamento consistente que trará resultados reais para sua empresa.
Essas são algumas dicas para você elaborar uma estratégia eficaz e poderosa nas redes sociais que se aplica desde pequenos empreendedores até grandes corporações.
é um dos fundadores do MidiaMobi, uma plataforma de gestão de conteúdo para redes sociais. Formado em Relações Públicas pela FAAP - SP e cursou Marketing na UCSD (USA - Califórnia). Como sócio de uma agência digital e produtora realizou trabalhos para clientes no Brasil, USA e Londres. Com o conhecimento nas áreas de Marketing Digital, Social Media e UX/UI atualmente aplicados em ferramentas que ajudam os profissionais de comunicação no dia-a-dia nas empresas e agências.
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