Terça-feira, 08 de março de 2022
Cada vez mais o assunto “live commerce como futuro do varejo” tem tido destaque, mas você sabe qual a essência disso e o que fazer para ter uma live de sucesso? Quando se trata de Brasil, esse é um tema ainda novo para a maioria.
A tendência começou na China, em 2016, e hoje já corresponde a mais de 39% das vendas online, através dos famosos superapps.
No Brasil, o pontapé inicial dessa tendência começou a partir da pandemia, quando o brasileiro começou a explorar o costume de produzir e assistir lives de eventos, palestras e shows. Com isso, grandes marcas aproveitaram o momento para apresentarem seus produtos através de entradas ao vivo nas redes sociais, mas ainda não no formato ideal do que é o live commerce de verdade.
Isso porque as alternativas mais utilizadas foram Instagram e YouTube, onde além da interação ser limitada ao chat, existe uma grande quebra de experiência quando se fala em conversão de vendas – afinal, além de outros conteúdos na plataforma que podem distrair o consumidor, ele precisará decidir parar de assistir a live para visitar o e-commerce e possivelmente realizar uma compra. Além disso, quando falamos de dados, as redes sociais são uma verdadeira caixa preta, pois os leads ficam 100% com as próprias plataformas e não com as marcas.
Em uma pesquisa intitulada “O perfil de consumo em 2022” (Opinion Box, All iN, Social Mine & Bornlogic), 80% dos consumidores afirmam que ter interação com um vendedor humano no online seria um diferencial para as lojas. Ou seja, imagine seu cliente entrando no seu e-commerce e você ter a oportunidade de tirar da frente suas indecisões de compra?
Se você vende bolsas, por exemplo, seu consumidor terá dúvidas sobre o material, o que cabe ou não cabe dentro da bolsa, o que combina com ela, e por aí vai. Esse mesmo consumidor poderá entrar na sua live, tirar todas as dúvidas e ver ao vivo o contato com o produto. Isso faz toda a diferença!
O Live Commerce não é apenas sobre apresentação de produtos, mas também sobre ouvir e conhecer mais o consumidor, gerar conteúdo relevante, interagir e – consequentemente – vender muito. Por isso, esse formato consiste basicamente em trabalhar a essência da sua marca durante uma transmissão de vídeo ao vivo, onde as pessoas que estão assistindo interagem entre elas e com o(s) host(s), tiram suas dúvidas e compram durante a live, tudo dentro do seu e-commerce, de forma fluida. A Widde, uma das startups responsáveis pelo início da tendência no Brasil, é grande referência quando se fala em live shop com experiência imersiva no e-commerce. Complementar à ela, existem dicas valiosas que você deve trabalhar para fazer lives de sucesso.
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O modelo por si só já proporciona um acesso mais fácil aos consumidores, por isso, queira que os espectadores realmente sintam que estão em uma conversa, e não apenas assistindo a um programa no computador ou TV.
Traga condições especiais, dinâmicas que envolvam as pessoas e benefícios exclusivos da live. Isso é o que separa as compras ao vivo de vídeos comuns e mídias sociais.
Talvez você já tenha ouvido dizer que para fazer live commerce, é necessário contratar influenciadores. Mas ATENÇÃO: não considereisso como premissa para o sucesso da sua live! Influenciadores ou apresentadores profissionais certamente são importantíssimos e trazem grande resultado quando utilizados estrategicamente. No entanto, não são a chave para o sucesso de todas suas lives.
Na mesma pesquisa mencionada anteriormente, sobre perfil de consumo em 2022, temos dados bem interessantes que nos provam isso:
Traga conteúdos relevantes. Não precisa fazer lives que sejam apenas no estilo “show de ofertas”. Estamos falando de relacionamento com o seu público e o que gera valor para sua marca. Imagine, por exemplo, que você tenha uma rede de lojas de doces saudáveis. Você pode fazer uma live falando sobre a confeitaria saudável, trazer dicas diferentes, mostrar um pouco do backstage e tirar dúvidas (sempre). É isso que te ajudará na narrativa para trazer o engajamento.
Como tudo na vida, a constância tem um papel muito grande nessa jornada. Quanto mais frequentes, mais rápido encontrará o jeito e ritmo ideais de lives para a sua marca. Use e abuse da criatividade para aprender o que melhor mantém a audiência entretida. Para encontrar, apenas dê o start.
A Widde traz ótimos exemplos desse resultado, pois grande parte de seus clientes fazem lives apenas com um celular, sem altos custos de produção e já aumentaram mais de 10x o faturamento das lives e mais de 600% o tempo de retenção dos consumidores no e-commerce.
O live commerce aplicado à rotina de vendas e marketing da sua marca proporcionará o aumento exponencial na conversão de vendas, bem como o aumento no tráfego, o tempo de permanência no e-commerce – e, consequentemente, o aumento da sua comunidade de clientes fiéis.
Em uma transmissão ao vivo, tudo acontece de forma orgânica e natural. Então, se você vende produtos ou serviços caros ou complexos, com o live commerce, você traz todas as informações que o cliente precisa e dá a eles a confiança para comprar. Ou então, se você estiver com o ticket médio abaixo do esperado e começar a fazer lives no seu site de maneira dinâmica e calorosa, as pessoas vão comprar mais, pois verão tudo em um contexto natural.
Por fim, tenha sempre em mente: o live commerce é sobre engajar e aproximar clientes e marcas, por isso é tão importante a busca por elementos que te façam trabalhar o senso de comunidade. Sempre em tempo real, com muita dinâmica e autenticidade.
Co-Fundadora e COO da Widde, uma das startups responsáveis por inserir o Live Commerce no Brasil.
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