Sexta-feira, 29 de novembro de 2019
Mobile First é um conceito aplicado em projetos web onde o foco inicial da arquitetura e desenvolvimento são direcionados aos dispositivos móveis e em seguida para desktop. A técnica tem se popularizado cada vez mais entre os profissionais de marketing e tecnologia. Há diversas tecnologias para Mobile First, na verdade, são uma verdadeira sopa de letrinhas.
Neste artigo vamos conhecer várias delas e te deixar mais preparado e orientado para a implementação deste desafio. Essas tecnologias podem ser organizadas em três grandes vertentes. Duas delas direcionadas para dois grandes players: Google e Facebook; e a terceira seria Tecnologia de uma forma geral.
O maior buscador, bem como a maior rede social, estão por trás de grandes e respeitadas tecnologias. Eu costumo dizer que temos trabalhado para o Google. Você também pensa assim? Ele dita as regras, nós a seguimos. Nós o beneficiamos facilitando a vida dos bots, e ele nos beneficia com tráfego.
O problema é que nem todos têm o tráfego desejado, mas o árduo trabalho para servir o senhor da internet é considerável.
Abaixo uma lista das principais tecnologias para Mobile First direcionadas a esses dois.
O AMP (Accelerated Mobile Pages) é a tecnologia para deixar o carregamento das páginas extremamente mais rápido no mobile. É um formato que o Google adora e vai te ajudar conquistar mais posições no buscador mais utilizado da atualidade.
Confira artigos em no blog na Apiki para você se inteirar sobre o assunto.
PWA (Progressive Web Apps) está intimamente ligado à experiência do usuário para um maior e melhor alcance das possibilidades da web.
Aqui os artigos para você aprender sobre.
Enquanto o AMP é suportado por diversas plataformas, o Instant Article é um formato proprietário do Facebook. O formato também é conhecido como FBIA.
Segundo a rede social, artigos compartilhados no Newsfeed com o FBIA implementado são 10x mais rápidos do que sites mobile padrão, conquista 20% mais leitura e tem uma taxa de abandono 70% inferior.
Aprenda a implementar o Facebook Instant Article (FBIA).
WebP (pronuncia-se Weppy) é um novo formato de imagem desenvolvido pelos engenheiros do Google. O formato reduz o tamanho do arquivo consideravelmente e mantém a qualidade das imagens.
O formato de imagem WebP tem uma relação direta com o Mobile First, uma vez que seu foco é contribuir para o carregamento mais rápido das páginas.
Leia mais sobre as Imagens WebP e a relação com o Mobile First.
Ainda falando de Google, o Googlebot realiza predominantemente uma indexação mobile first. Seu projeto está preparado?
Profissionais de marketing mais orientados a técnicas de Growth Hacking costumam ter conhecimentos técnicos. Isso facilita a implementação, por exemplo, de tecnologias para o Mobile First. Já os demais precisam se inteirar mais sobre assuntos técnicos, para facilitar o diálogo com o pessoal da TI e desenvolvimento.
Separei sete termos para você não deixar de considerar em seus próximos projetos ou até aplicar alguns deles nos projetos em curso.
Através da técnica CSS chamada Media Queries, alinhada com definidos breakpoints, conseguimos lidar com o desafio dos diferentes tamanhos de tela.
É uma regra na CSS que te possibilita incluir um bloco de propriedades se, e somente se, uma determinada condição for verdadeira.
Os breakpoints, literalmente falando, são pontos de interrupção. Analisando pelo contexto da CSS, Media Query e Mobile First, são os pontos que a interface do usuário será adaptada para a nova realidade do tamanho de tela, ou densidade de pixels, por exemplo.
Leia a respeito em Media Queries e Breakpoints nos projetos Mobile First.
Precisamos diferenciar três siglas:
HTTP/2 é a segunda versão do protocolo HTTP. Já o HTTPS é a versão segura do protocolo HTTP. O “S” vem de Secure.
Se eu puder escolher somente uma das grandes vantagens do HTTP/2, eu diria melhoria de performance. Já a versão segura do protocolo, HTTPS, é possível ter gratuitamente através da Let’s Encrypt.
No WP Host, o produto de hospedagem para WordPress da Apiki, implementamos essa versão para nossos clientes.
A adoção ao IPv6 será ainda mais acelerada com o esgotamento dos endereços IP atuais. O protocolo IP é muito importante, como vários outros protocolos responsáveis pela comunicação na internet. As versões relevantes do protocolo IP são a IPv4 e a IPv6.
A quarta versão foi oficializada há mais de 30 anos atrás e sua composição de 32 bits permite uma combinação de mais de quatro bilhões de endereços únicos.
Mas essa quantidade disponível está numa iminência de esgotamento e somente o novo formato proposto será possível atender a latente demanda atual e futura.
Leia IPv6: o que você precisa saber sobre o protocolo.
O termo TTFB é um acrônico de Time To First Byte. Ou seja, o tempo que o servidor demora para entregar o primeiro byte do seu site ao navegador de internet. O tempo é medido em milissegundos.
É o termo que se discute quando o assunto sobre performance está avançado. O esforço nessa área é grande e resultará em 20% das possibilidades de ganho de performance que você poderá ter. Portanto, não deve ser seu primeiro passo, tampouco tratativas sobre o assunto.
Leia TTFB – Time To First Byte: o que é, como testar e qual é o ideal
CDN significa Content Delivery Network (Rede de Distribuição de Conteúdo). É mais uma ferramenta de performance que funciona como rede de servidores que fornecem conteúdo estático em cache para os usuários.
Leia artigos para se inteirar a respeito.
Os gestores de marketing estão focados em estratégias que poderão potencializar seus negócios digitais.
Sabemos que Google e Facebook são agentes importantes nessas estratégias. Assim como o envolvimento do time de Tecnologia da Informação.
Existem alguns recursos, metodologias e técnicas que temos adotado para diferentes estratégias digitais. Muitas delas ajudam na implementação das tecnologias para Mobile First.
Separei três para você conhecer melhor.
O conceito de API First vem crescendo entre as organizações.
Sua aplicabilidade permite melhor integração entre departamentos, parceiros, aplicações e uma mudança de mindset.
API First também permite gerar novos negócios e novas receitas antes não imaginadas.
Leia Como o conceito de API First vai impactar seu negócio.
Este conceito vou te explicar em vídeo.
Veja artigos relevantes sobre o assunto.
Para integrar os conceitos de API First e Headless, considere a leitura WordPress Headless e o conceito de API First.
Ter uma boa readability aplicada em seus conteúdos contribuirá para a leitura destes pelos usuários. Você terá um bounce rate menor, um rankeamento maior e mais oportunidades de negócios.
Leia A “Readability” vai mudar a sua forma de produzir conteúdo.
A todo momento surgem novas tecnologias. As tecnologias para Mobile First que os profissionais de marketing precisam conhecer procurei abordar neste conteúdo.
Agora, você precisa responder a seguinte questão: preciso melhorar meu projeto atual ou fazer tudo novamente? Em alguns cenários faz sentido melhorar, agregar novos recursos e medir o sucesso. Em outros, não tem jeito mesmo. Se faz necessário jogar tudo no chão, e começar do zero.
E qual será seu próximo passo: se adaptar ou começar novamente?
é Fundador e CEO da Apiki, empresa de tecnologia especializada em WordPress e Co-Fundador do WP SEO Boost, uma consultoria premium de SEO para WordPress. É uma das grandes referências do CMS de gestão de conteúdo do Brasil. Responsável por grandes cases do mercado, assina os projetos de desenvolvimento web nacionais e internacionais, como E-Commerce Brasil, iMasters, e Digitalks. É um verdadeiro evangelista da plataforma. Adora compartilhar conhecimento através de suas palestras, artigos e bate-papos.
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