Sexta-feira, 28 de julho de 2017
Responda: o seu smartphone ser capaz de enviar e-mails deixou seu dia a dia mais ágil? Certamente você dirá que sim. Poder usar essa praticidade para marcar reuniões e conversar com clientes sem precisar nem abrir o notebook facilitou a sua vida.
De uma forma resumida e muito básica, é esse o papel que os Web Components querem desempenham para desenvolvedores de sites. Esses componentes são funcionalidades facilmente “reaplicáveis” em diferentes páginas, gerando menos conflito com plataformas e organizando melhor os códigos.
E assim como o smartphone revolucionou o mercado online, a promessa dos Web Components é a mesma: trazer agilidade e capacidade de reutilizar funções em diferentes páginas, trazendo uma velocidade sem igual para a criação e otimização de sites, incluindo lojas de e-commerce.
De forma técnica, Web Components englobam diversos elementos, entre os quais valem destacar Custom Elements, Shadow DOM e Templates.
Custom Elements são conjuntos de tags e elementos customizados para sua página, permitindo que você desenvolva tais códigos de forma única, sucinta e organizada, além de implementar funções que servem exatamente ao seu objetivo.
Shadow DOM é uma função especial para criar “bolhas” dentro do código do seu site, formando um conjunto de elementos que não irá seguir as regras implementadas no conjunto geral da página.
Templates são conjuntos inertes de código, que ficam escondidos até que uma função como JavaScript as ative.
Tudo isso serve para você desenvolver funções específicas para o seu site com muito mais eficiência, aplicando uma mesma função em diferentes áreas do código sem desorganizar a estrutura e evitando conflitos, bem como soluções de problema muito demoradas.
É basicamente como se o site fosse um carro de mecânica simples, com peças sobressalentes de qualidade e com fácil acesso. Isso porque os Web Components estão sendo desenvolvidos para apresentar uma taxa de reuso incrivelmente alta, além de apresentarem uma estrutura mais simplificada e otimizada para cada negócio, deixando inclusive a vida de programadores e profissionais focados em solucionar problemas de funcionalidade muito mais simples.
Sim e não. É importante lembrar que Web Components são uma promessa que precisa de aprimoramento para se cumprir. Antes de sair aplicando códigos na sua loja, vale buscar o insight de profissionais do ramo e agências especializadas para saber se este serviço irá realmente te trazer benefícios, além de garantir que a execução e implementação destes componentes irá ocorrer sem impacto para a sua audiência.
é co-fundador da agência Auaha e especialista em e-commerce. Com mais de 5 anos de experiência profissional nas áreas de planejamento estratégico e gestão de projetos.
Comentários