Quinta-feira, 06 de outubro de 2016
Depois de ouvir todo mundo dizer que “Content is king” você decide que o seu site precisa de um novo blog, ou, ao menos, decide reativar um blog antigo.
Mas você não deveria ter um blog apenas por ter, não quando se trata de um blog de negócios.
É preciso ter algum tipo de objetivo, e, na maioria dos empreendimentos, senão em todos, o objetivo será produzir conversões.
Agora você já está escrevendo no blog há 6 meses, e possui um público que gosta do seu conteúdo e que compartilha as suas postagens.
O problema é: ninguém está comprando.
Se esse é o seu caso, então você está com um problema de conversões.
Neste artigo, vou lhe mostrar alguns métodos eficientes que você pode utilizar para aumentar a taxa de conversão do seu blog.
Com essas dicas, seus esforços de produzir conteúdo vão resultar em um melhor ROI. O seu conteúdo se tornará mais visível e você será capaz de converter leitores em clientes pagantes.
As pessoas, na internet, possuem o hábito de apenas dar uma passada de olho nos textos. Se você pretende escrever posts longos e cheios de informações úteis, é possível que você facilmente caia na armadilha de o seu conteúdo se transformar num desleixado e imenso bloco de texto.
Ninguém gosta de ler textos assim. No momento em que um usuário padrão de internet se depara com uma intimidadora parede de texto, sua reação automática é a de ir fazer outra coisa.
Mas você também não pode encurtar um conteúdo cheio de informações úteis. Isso comprometeria a sua mensagem e deixaria de fora detalhes importantes. Além disso, já foi descoberto que o conteúdo explorado no formato de textos longos tem um efeito maior sobre os leitores.
O que você pode fazer é separar os seus pontos principais em blocos fáceis de ler, fazendo uso de subtítulos. Pense neles como facilitadores espalhados pelo seu post, resumindo o assunto de cada pequeno bloco de texto.
Subtítulos ajudam a dar atenção para partes específicas do seu post nas quais os seus leitores talvez estejam interessados. Eles não precisam ser tão chamativos e instigantes como o seu título, mas eles precisam resumir o assunto de cada uma dessas seções que eles dividem.
Muito tem se dito sobre o poder da prova social, em particular dos depoimentos.
Na maioria dos sites, elas são colocadas na página principal; em alguns casos, toda uma página de destino será dedicada exclusivamente a depoimentos de clientes.
Mas, com que frequência os leitores do seu blog vão até essa página? Provavelmente, não muito.
Para fazer uso da influência da prova social, o que eu faço é integrar os depoimentos em locais perto e ao redor dos posts do meu blog. Eu coloco esses depoimentos em lugares onde as pessoas vão vê-los, sem, ao mesmo tempo, afastá-las do conteúdo de que estão lendo.
No exemplo acima, de um dos meus posts mais recentes do QuickSprout, eu coloquei um depoimento do Bem Huh do site I Can Has Cheezburger dizendo: “O Neil nos ajudou a crescer até atingir 500 milhões de visualizações por mês”.
Esse anúncio é clicado em 0,94% das vezes.
Há, no entanto, mais a explorar nesse método do que parece à primeira vista. Para ilustrar isso, eis aqui outro depoimento de Michael Arrington do site TechCrunch, que eu coloco num anúncio flutuante ao lado dos posts do meu blog.
Você deve ter reparado que ele compartilha duas características em comum com o depoimento de Bem Huh.
Se essa pessoa influente ou essa celebridade não for relevante para o seu público alvo, você não obterá os resultados esperados.
Eis um caso: a Universidade do Colorado em Boulder fez um estudo no qual descobriu que celebridades podem afetar a percepção de uma marca ao transferir as suas qualidades para a marca que estão endossando.
No exemplo citado no relatório, os participantes consideraram a marca endossada pela Jessica Simpson como “divertida” e “sexy”, mas também “boba” e “frágil”.
A chave está em utilizar o depoimento de alguém que não é apenas popular, mas alguém que tenha autoridade no seu nicho de mercado. No meu caso, divulguei os depoimentos de Bem Huh e Michael Arrington, ambos pessoas que obtiveram sucesso com seus negócios online.
Eu tenho falado muito sobre as virtudes dos CTAs por muitos anos. E há uma boa razão para isso: elas funcionam.
Não existe desculpa para NÃO se ter uma chamada para ação em cada um dos seus posts de blog, não quando vários estudos de caso mostram que pedir às pessoas para fazerem algo realmente faz com que elas façam.
Neste texto do HubSpot, Dan Zarrella fornece uma visão detalhada de como os posts do Facebook que possuem CTAs simples como “dê like” “comente” e “compartilhe” de fato geram maiores níveis de engajamento em relação aos posts que não fazem o mesmo.
Outro estudo em CTAs feito pelo Social Bakers, dessa vez focado no Twitter, exibe resultados similares.
Claro que nem todos os CTAs são iguais, e parte daquilo que faz com que eles sejam bem-sucedidos está no modo como você constrói a mensagem do seu CTA.
Seria possível escrever um livro inteiro sobre como fazer um CTA, pois é esse o nível de complexidade do assunto. Existem, no entanto, algumas poucas qualidades em comum que são compartilhadas pelas chamadas para a ação que são efetivas.
Simplicidade e minimalismo são, muitas vezes, aquilo que faz um botão ser facilmente percebido numa página, e, portanto, clicável. Tome nota dos seguintes fatores ao fazer CTAs que são clicáveis.
O CTA abaixo é aquele que você vê na lateral dos meus posts no blog NeilPatel.com. Como você pode ver, não há nada de extravagante – apenas um desenho simples em laranja e branco, e um botão fácil de ser identificado.
Menos é mais quando se trata de aumentar a eficácia de um botão de CTA. Você quer pressionar seus leitores a tomarem uma decisão, mas não ao ponto de sobrecarrega-los com informações demais.
Algo simples, como o exemplo abaixo, é o suficiente.
As palavras persuasivas possuem a habilidade de fazer as pessoas sentirem algo. No contexto dos CTAs, essas palavras aumentam as chances de um botão de CTA ser clicado.
De acordo com o Buffer, eis aqui uma lista das palavras que geram conversão. Note quantas delas têm o efeito de fazer com que você queira realizar uma ação.
Se você precisa de ideias sobre quais CTAs utilizar no seu blog, dê uma olhada neste guia formidável feito pela Rachel Sprung para o Hubspot.
Não é preciso dizer que o seu site deve ter uma parte técnica impecável: SEO de alta qualidade, não ter conteúdos duplicados, textos sem erros de digitação e capaz de fornecer uma excelente experiência de usuário.
Mas há algo mais para se ter em mente do que apenas a excelência técnica.
Existe também a conectividade emocional.
Por mais que nos esforcemos para pensar de forma lógica, muitas das decisões que tomamos no dia-dia são motivadas por emoções. Isso é especialmente verdade quando essas decisões dizem respeito às compras.
É verdade que nós nos organizamos com base na lógica, e saímos com os motivos claros sobre o que queremos comprar e quanto estamos dispostos a gastar. Mas, às vezes, ao longo do caminho, nossas emoções superam a lógica e se transformam nos fatores principais na decisão final.
O seu blog oferece a plataforma perfeita para capitalizar sobre esse tipo de comportamento. Tudo o que você precisa fazer é criar um texto de alta conversão.
Eu já falei sobre o uso de palavras fortes nos CTAs. De modo geral, mesmo conceito se aplica ao seu conteúdo.
Utilize uma linguagem que tenha apelo para aquelas emoções positivas que as pessoas naturalmente almejam. Ser positivo não é apenas um mantra hippie. Isso faz vender. Bastante.
De acordo com o Psychology Today “Emoções positivas a respeito de uma marca possuem uma influência muito maior sobre a lealdade do consumidor do que em relação à confiança e outras avaliações desse tipo, que são baseadas nos atributos da marca”.
Mantenha uma comunidade de laços estreitos com os seus leitores. As pessoas naturalmente querem ter um sentimento de pertencimento. Se você fizer com que eles se sintam em casa no seu blog, eles se sentirão menos inclinados a ir para outro lugar.
Todo cliente passa por um ciclo de compra antes de finalmente tomar a decisão de realizar uma compra.
Para maximizar a eficácia de conversão do seu blog, pense nos diferentes estágios em que os seus leitores estão.
Por exemplo, o conteúdo relacionado às vendas deve focar na fase de pesquisa o ciclo de compras. O trabalho do seu blog deve ser o de instruir os seus leitores e dar respostas a respeito dos problemas relacionados aos produtos/serviços que você oferece.
Se você fizer isso de modo eficaz, então poderá defender a ideia de que o seu produto é aquilo que o seu leitor precisa.
No mundo saturado de informações da internet, ser um blog que trata a respeito de tudo, mas de forma superficial, já não funciona.
Por exemplo, novos blogueiros que tratam de tecnologia vão sofrer para competir contra sites como The Verge, Mashable, Engadget e Gizmodo. A menos que você tenha um orçamento de marketing que vá das centenas de milhares aos milhões, qualquer tentativa de ter uma vantagem para conseguir competir com esses caras não vai funcionar.
No lugar disso, aconselho você a ter foco em um nicho, algum lugar que ainda não está tão disputado pelas pessoas.
Por exemplo, eu utilizo o QuickSprout para publicar posts longos focados especificamente em marketing digital. Mesmo com o meu nível de especificidade, está começando a se tornar um nicho disputado.
Por outro lado, o Kissmetrics possui o foco na utilização de ferramentas analíticas e testes para melhorar o seu marketing.
Encontre um nicho no qual você se sinta confortável e faça todo o possível para dominá-lo.
Os tópicos de blog mais propensos a gerar conversões são aqueles equipados para a solução dos problemas que o seu público enfrenta.
Por exemplo, neste artigo, meu objetivo é te ajudar a fazer o seu blog de negócios gerar conversões.
Eu poderia também abordar tópicos como:
Pelo fato de esses tópicos serem a respeito de alguma solução de problemas, as pessoas que chegarem a lê-los estarão mais propensas a querer comprar alguma coisa.
Não disponibilize de graça tudo aquilo que você possui de melhor. Ao mesmo tempo em que você quer resolver os problemas dos seus leitores, você também vai querer que eles paguem pelos seus produtos/serviços.
No meu caso, eu disponibilizo conteúdo com o objetivo de encorajar os meus leitores a se beneficiarem dos meus serviços de treinamento, de que eles assinem a minha newsletter e se inscrevam nos meus seminários online.
O remarketing é uma das minhas táticas favoritas da publicidade online.
Por quê?
Porque é a forma mais fácil e simples de fazer com que o seu público retorne ao seu site e tome a decisão de realizar uma compra.
E não se pode desdenhar desses retornos. Eu já descobri, em pesquisas passadas, que existem muitas ocasiões em que os seus leitores estão prontos para fazer uma decisão de compra, mas não ainda nesse exato momento. Os anúncios de remarketing fazem com que você possa mirar nessas pessoas, que talvez precisem de apenas um empurrãozinho para lembrar de você e realizar a compra.
Essas não são, de forma alguma, taxas ruins de conversão.
No fim das contas, o marketing de conteúdo é um dos métodos mais versáteis para se produzir conversões. Se você fizer da forma certa, conseguirá facilmente ter lucro.
A chave está em focar na conversão de leitores em clientes. Uma boa regra é começar os seus esforços de monetização quando você atingir cerca de 20.000 a 50.000 leitores.
Manter um blog vai lhe custar tempo e dinheiro, portanto, esteja preparado para fazer esse investimento inicial.
é o co-fundador da CrazyEgg, Hello Bar e KISSmetrics. Ele ajuda empresas como a Amazon, Facebook, Google, HP e Yahoo a crescer sua receita. Forbes diz que ele é um dos 10 melhores profissionais de marketing on-line, e Entrepreneur Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mundo. Neil foi reconhecido como um dos 100 mais importantes empreendedores com idade inferior a 30 anos pelo presidente Barack Obama. Acesse o site dele em português: http://neilpatel.com/br
Comentários