Segunda-feira, 30 de novembro de 2020
A palavra autenticidade está na moda, mas falar é bem diferente de praticar. Ser autêntico não é tão simples quanto parece. Afinal, seguir a manada e fazer mais do mesmo é o que mais se encontra nas redes sociais.
Além do mais, se expôr gera críticas e te tira da zona de conforto, o que gera certa resistência em ser autêntico. Mas como diz o ditado, “se nem Jesus agradou a todos, quem é você para tal feito?”. Não tenha medo de se posicionar, pois é exatamente aí nesse ponto que pode estar seu sucesso.
O que você (ou sua marca) tem a dizer para seus seguidores? E de que forma essa mensagem está sendo transmitida? É preciso que seu público reconheça e se identifique com sua mensagem e seus valores.
Então, se você ainda não encontrou sua originalidade, está na hora de rever seus posicionamentos e passar para seu público através da sua marca.
É claro que você pode se inspirar em marcas, porém, simplesmente reproduzir algo que já está dando certo não vai funcionar por muito tempo, pois já existe aos montes. É preciso buscar de que forma você pode melhorar aquilo e colocar sua identidade. O que te torna único? Qual valor fala mais alto dentro de você? Coloque isso no seu negócio. Por exemplo, uma marca de camiseta personalizadas pode servir de inspiração, mas se você vive de forma sustentável, pode tornar esse o diferencial da sua marca buscando reduzir os impactos com a matéria-prima e processo de produção. Comunicar isso ao seu público é o que vai te destacar.
Já foi provado que mais importante que número de seguidores é o quanto eles estão engajados com você. Mais vale 200 seguidores que interajam do que 2 mil que só fazem volume. Então, defenda seus ideais sem medo de perder likes e followers. Deixe claro seu posicionamento sustentável e você vai ganhar a confiança e gerar melhor relacionamento com aqueles que também batalham por esses valores. Se posicionar é uma forma de filtrar que realmente é seu público alvo.
A neutralidade pode até parecer o caminho mais razoável, mas não é isso que indicam os estudos. As pessoas querem saber o que sua marca pensa, quais causas ela apoia e defende. De acordo com dados repassados pelo Guia55, especializado em análise de produtos, 83% dos brasileiros compram de marcas alinhadas com seus valores pessoais. Ao exemplo da sustentabilidade, mesmo que você não venda para uma parcela de pessoas que não estão preocupadas com o meio ambiente, terá muito mais chances de vender para aqueles que sempre procuram maneiras de reduzir seus impactos.
As pessoas querem saber quais são bandeiras das marcas que compram. Abomina testes em animais? Se importa com a luta LGBT? É contra o machismo? Seja claro na sua comunicação.
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