Sexta-feira, 25 de setembro de 2015
O segmento moveleiro é um dos mais tradicionais, mas também é um dos que mais se atualizam para seguir as novas tendências do varejo, com o objetivo de atrair e fidelizar clientes. As empresas B2B que atuam com móveis corporativos, por exemplo, tem aplicado estratégias de marketing digital e de inbound marketing, estratégias mais modernas no relacionamento online com clientes.
O setor de comércio e varejo, do qual a área moveleira faz parte, foi o que mais investiu em publicidade em 2014, representando 18% dos gastos com publicidade no Brasil neste período. Além da propaganda tradicional, o marketing digital também fortaleceu o segmento. Essa consolidação se deve, em grande parte, ao pioneirismo de empresas do setor.
Este segmento foi um dos primeiros a usar a tecnologia ao seu benefício já para a fase de fabricação. Um exemplo é o projeto em 3D, tecnologia recente que utiliza softwares para apresentar ao cliente um modelo fiel de como será o resultado final do empreendimento. Principalmente empresas B2B, especializadas em móveis corporativos, tem se aproveitado deste recurso para ganhar a confiança dos clientes.
Segundo a Prodis, que atua no segmento de móveis para escritório desde 1951, as empresas que resistiram as novidades perderam espaço, pois os concorrentes apresentavam projetos mais completos, sem cobrar a mais por esses diferenciais. “O mesmo aconteceu com o uso do marketing digital, nossos clientes estão nos meios online e nós precisamos atuar neste espaço para atendê-los com mais eficiência”.
As vendas originadas de buscas online são cada vez maiores em todos os segmentos e com o moveleiro não seria diferente. Atualmente, 80% dos consumidores fazem buscas em ferramentas de buscas antes de fechar um negócio. Entre as informações pesquisadas no setor moveleiro estão:
Com os consumidores mais preocupados com a origem do material utilizado, os processos de fabricação e as vantagens dos produtos, as empresas precisam ficar mais atentas em responder essas dúvidas online, seja por publicações em blog ou nas mídias sociais. As empresas que atenderem melhor as necessidades de um consumidor terão maiores chances de atrair sua atenção, criando uma oportunidade de venda.
O setor moveleiro tende a continuar expandindo sua presença online. Enquanto isso, empresas que ainda não estão atuando online podem se sentir mais pressionados tanto pelos concorrentes quanto pelos próprios clientes que querem mais informações e praticidade nas compras.
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