Pela primeira vez participei do South by Southwest (SXSW) e, sem dúvida, essa foi uma das experiências mais marcantes e enriquecedoras da minha carreira profissional. Realizado anualmente em Austin – Texas, EUA, o SXSW celebra a inovação, criatividade e as últimas tendências em tecnologia, cinema e música. Desde seu início em 1987, este evento reúne profissionais,…
Nos últimos meses houve uma crescente onda de Inteligências Artificiais capazes de realizar as mais distintas tarefas. Algumas, inclusive, se popularizaram por gerar imagens graficamente perfeitas com apenas alguns comandos de texto. Dessa onda, surgiu o ChatGPT, uma tecnologia de Inteligência Artificial que permite a criação de conversas humanizadas e personalizadas. Com a disponibilidade desse…
As startups de comunicação enfrentam vários desafios – a competição acirrada com empresas estabelecidas, a necessidade de se destacar em meio ao grande volume de informações disponíveis, captação e retenção de clientes, a busca por investimento financeiro, entre outros. Podemos citar, ainda, o recrutamento, a retenção de talentos e a rápida adaptação às mudanças. As…
A Web3 é a nova realidade para o mundo dos negócios e cada vez mais empreendedores estão investindo nesse universo. Dados do Gartner, uma das principais empresas mundiais especializadas em pesquisa e consultoria em tecnologia da informação, apontam que a economia baseada em blockchain deve movimentar mais de R$14 trilhões até 2030. Vista como a…
No final de 2022, viralizou nas redes sociais o uso de ferramentas de inteligência artificial específicas para criação de imagens de diferentes estilos, a partir de fotos pessoais. Por meio de um pequeno e simples descritivo de ações e poucos cliques, os usuários conseguiam transformar suas fotos normais em avatares robóticos, animalescos ou antiquados, representados…
As reflexões sobre opinião e influência já são conduzidas por filósofos, sociólogos e estudiosos da comunicação há várias décadas. Envolvem discussões e conceitos sobre opinião pública, meios de comunicação de massa e a atuação dos formadores ou líderes de opinião. A respeito de liderança de opinião (ROGERS e SHOEMAKER, 1971, p. 35 apud TUZZO e…
Em um cenário digital em constante evolução, a chave para o setor varejista se manter competitivo no mercado é se informar e se adaptar às tendências. Com isso, as empresas têm a oportunidade de criar novos fluxos de receita, melhorar as operações e fornecer experiências novas e envolventes para seus clientes. E uma das tendências…
Tema crescente nas empresas de tech e impulsionado devido ao marco atingido pelo Google em 2019, a computação quântica possibilita o alcance de inúmeras otimizações nos mais variados setores. Solucionando problemas complexos que a computação clássica não conseguiria, ou demandaria tempo excessivo para conclusão, a tecnologia quantum deve ser o próximo passo na transformação dos…
Neste artigo, quero pontuar sobre uma tendência que vem ganhando espaço e entendo que precisamos compreender melhor: as ferramentas baseadas em inteligência artificial. Aplicativos como Lensa, ChatGPT e DALL-E são capazes de produzir mídias sintéticas, que atualmente estão sendo amplamente compartilhadas, mas vejo que poucos exploram a estrutura tecnológica que viabiliza essas novidades. Sem isso, a…
Desde o seu lançamento, realizado em novembro do ano passado, o Chat GPT tomou conta das discussões na internet. Desenvolvido pela startup OpenAI, o chatbot conversacional apresenta um programa de inteligência artificial (IA) capaz de responder perguntas e fornecer informações sobre diversos assuntos. O hype em torno do Chat GPT vai muito além de uma…