Artigos

Conheça 5 tendências da Web3 para o varejo

Em um cenário digital em constante evolução, a chave para o setor varejista se manter competitivo no mercado é se informar e se adaptar às tendências. Com isso, as empresas têm a oportunidade de criar novos fluxos de receita, melhorar as operações e fornecer experiências novas e envolventes para seus clientes.

E uma das tendências mais significativas nas tecnologias Web3 para os varejistas em 2023 é o crescimento das finanças descentralizadas (DeFi). DeFi é um sistema de serviços financeiros baseado na tecnologia blockchain, que permite transações seguras e transparentes sem a necessidade de intermediários.

Isso significa que os varejistas podem usar plataformas descentralizadas para serviços financeiros, como empréstimos e negociações, ignorando as instituições financeiras tradicionais. Conforme o DeFi ganha força, empresas do varejo precisam prestar atenção e considerar como podem integrar essas tecnologias em suas operações.

Outra tendência que segue em expansão é o uso de tokens não fungíveis (NFTs). Os NFTs são ativos digitais exclusivos, que representam a propriedade e a proveniência de itens digitais, como obras de arte, itens colecionáveis e até imóveis virtuais.

Em 2023, esperamos ver mais varejistas de vários setores, como moda e decoração, usando NFTs para criar novos fluxos de receita e fornecer propriedade digital a seus clientes. Os Soulbound Tokens (protocolos não transferíveis e não financeirizados, que poderão ser usados em sociedades descentralizadas na Web3), por exemplo, podem ajudar a criar experiências únicas e envolventes para o consumidor, como “virtual try-on” e passeios virtuais detalhando produtos, que podem aumentar a fidelidade do cliente e impulsionar as vendas, além de fornecer autenticidade, rastreabilidade e receita.

O uso de soluções de cadeia de suprimentos baseadas em blockchain também está se tornando mais comum. Ao implementar essas soluções, os varejistas podem melhorar a transparência e a rastreabilidade das mercadorias, reduzindo custos e melhorando a eficiência. Isso é especialmente relevante para empresas do varejo que buscam maneiras de melhorar suas operações e fornecer uma experiência de compra mais transparente e segura para seus clientes.

Além disso, mais varejistas adotarão tecnologias Web3 com foco na privacidade, como prova de “conhecimento zero” e criptografia homomórfica, para proteger os dados e a privacidade dos clientes. Isso se tornará ainda mais importante conforme as preocupações com a privacidade de dados continuarem a crescer.

O metaverso também é uma tendência que seguirá ganhando força em 2023. Tendo em vista que mais pessoas passam cada vez mais tempo em mundos virtuais, o setor do varejo precisa explorar novas oportunidades nas economias digitais e nos mercados virtuais. De vitrines virtuais a eventos virtuais, o metaverso oferece um novo espaço para os varejistas inovarem e alcançarem novos públicos e, principalmente, aprenderem sobre o novo ambiente, como construir e se relacionar com as comunidades, entre outros aspectos.

Participe do principal evento de negócios do Universo Digital SAIBA MAIS | DIGITALKS EXPO

Avatar photo

Chief Metaverse Officer da Converge, solução one stop shop para empresas no metaverso, e Chief Revenue Officer da R2U, startup de soluções envolvendo tecnologias 3D para aprimoramento da jornada de compra. Possui mais de 20 anos de experiência em marketing, vendas, parcerias estratégicas, canais, desenvolvimento de negócios, além de novos negócios em áreas como serviços financeiros, varejo, telecomunicações/tecnologia, e-commerce e gerenciamento de múltiplos desafios e projetos complexos simultaneamente. Já liderou e capacitou diversas equipes multifuncionais,e oferece ao mercado consistência na criação de processos, além da priorização de entregas eficientes no prazo e dentro do orçamento.

Comentários

PUBLICIDADE