Os vídeos são uma das formas mais poderosas de comunicação na internet. Eles podem transmitir informações, emoções, histórias e muito mais, de forma rápida e envolvente. Por isso, os vídeos são essenciais para qualquer estratégia de marketing digital. Mas como utilizar vídeos em suas estratégias de marketing de forma eficaz? Para que você obtenha a…
Segundo a Ancine, a indústria audiovisual é a 5ª atividade econômica mais relevante do Brasil, estando à frente de setores como o farmacêutico, têxtil e de equipamentos eletrônicos. Ou seja, é um segmento fundamental para o País e merece uma atenção redobrada sobre tudo o que se refere às suas transformações e tendências. Este é…
A comunicação de marcas e empresas se desdobra cada dia mais entre o mundo virtual e o real, e buscar dosimetria e integração entre ações de impacto digital e offline tem se revelado crucial para construir relações mais duradouras com seus consumidores. Na Rino & Partners, utilizamos o termo “Impactos Qualificados” para referir-nos aos impactos…
Neste artigo, quero pontuar sobre uma tendência que vem ganhando espaço e entendo que precisamos compreender melhor: as ferramentas baseadas em inteligência artificial. Aplicativos como Lensa, ChatGPT e DALL-E são capazes de produzir mídias sintéticas, que atualmente estão sendo amplamente compartilhadas, mas vejo que poucos exploram a estrutura tecnológica que viabiliza essas novidades. Sem isso, a…
Um desafio constante na vida do profissional de marketing é provar o valor do seu trabalho para os clientes e para o mercado. Uma pesquisa da Kantar Ibope Media com executivos de publicidade mostrou que o uso de dados nas ações de marketing das marcas só tende a crescer nos próximos anos. Do total de 672…
Mensagens automáticas traçam o crescimento significativo da automação de marketing para fidelizar clientes, auxiliar os usuários e proporcionar retorno financeiro positivo. Você já deve ter se deparado com alguma mensagem automática ao “falar” com perfis em redes sociais, receber e-mails ou até mesmo um aviso de que o carrinho de compras estava esperando para…
O podcast se tornou um dos formatos de informação e entretenimento mais populares nesse último ano, com uma ampliação do alcance e maior diversidade de assuntos e abordagens. Com base em dados globais e cases nacionais, tenho certeza que ele continuará a desfrutar desse destaque nos próximos anos, por isso, quero compartilhar minha visão para…
De rede social da moda entre as Gerações Y e Z, o TikTok vem se mostrando um fenômeno digital mais abrangente, apontando novos caminhos para a comunicação e para as marcas. A começar pelo alcance, a plataforma é a mais baixada no mundo, devendo fechar o ano de 2022 com mais de 1,5 bilhão de…
O ano de 2022 ficou marcado pela popularização dos vídeos estilo Tik Tok no Instagram – com investimento em reels, live, stories e vídeos no feed –, inclusive, vale destacar, a declaração do Adam Mosseri, um dos diretores da rede social, anunciando que o Instagram não é mais uma rede de compartilhamento de fotos. Depois…
Dia após dia acompanho a evolução do marketing digital e como somos impactados com novas possibilidades e mudanças frequentes. Nas redes sociais, os desafios em produzir e impactar os clientes são inúmeros, mas o olhar atento às novidades e a disposição para encarar os desafios é fundamental para empresas alcançarem resultados satisfatórios. Quando falo em…