Menu

Artigos

Saúde mental: conheça os principais problemas e como o RH pode ajudar

De acordo com a OMS, a ansiedade é considerada o “mal do século” e tem afetado drasticamente a produtividade nas empresas.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou que o COVID-19 interrompeu os serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países em todo o mundo, enquanto a demanda tem ido pela contramão e aumentado drasticamente.

Já no Brasil, uma pesquisa realizada com 17.491 pessoas pelo Pesquisa do Ministério da Saúde, foi constatada uma elevada proporção de ansiedade em 86,5%, moderada presença de transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e 16% a proporção de depressão.

Problemas relacionados à saúde mental devem ser levados à sério, pois podem causar grandes transtornos à vida de quem é afetado. Pode-se desenvolver um quadro profundo de tristeza, falta de apetite, perda de ânimo e de interesse em relação à sua atividade profissional.

Diante dessa realidade, o departamento de Recursos Humanos precisa se tornar um pilar de apoio importante aos colaboradores, e também auxiliá-los em relação aos cuidados psicológicos que devem ter.

 

Principais problemas de saúde mental no ambiente de trabalho

Nesse momento de pandemia em que estamos vivendo, o estresse, a ansiedade e a depressão estão entre as doenças de saúde mental mais comuns no ambiente de trabalho. E se não forem tratadas devidamente, o colaborador pode ter o seu quadro de saúde mental agravado e, consequentemente, terá seu desempenho no ambiente de trabalho afetado.

O estresse prejudica diretamente a relação interpessoal no trabalho, como irritabilidade e variação de humor. Além disso, afeta a eficiência e produtividade em relação à execução das operações. A ansiedade impacta significativamente no psicológico do funcionário, fazendo com que ele desenvolva uma série de problemas, como coração acelerado, cansaço, tremores e sensação de falta de ar. No entanto, também pode contribuir para o surgimento de doenças mentais mais graves, como é o caso da depressão.

Por fim, a depressão é um transtorno que afeta gravemente a forma como uma pessoa se sente, como pensa e até como age. A sua forma de ser, agir e pensar é na maioria dos casos negativa, e coloca em risco o seu bem-estar. Pode fazer com que ela desenvolva sentimentos como tristeza e perda de ânimo pelas atividades prazerosas, sobretudo no ambiente de trabalho.

 

Como o RH pode ajudar a resolver esses problemas no ambiente de trabalho?

De acordo com a HABAUT, uma empresa especialista em solução para gestão de pessoas, o mais adequado nesse momento é, mesmo de longe em home-office, acompanhar de perto a vida dos colaboradores nas empresas.

A empresa conta ainda com um pacote extra de benefícios, tais como análise comportamental, pulso, clima, satisfação, performance e desempenho e clube de benefícios através de uma plataforma gamificada pela participação.

Uma solução tecnológica ajuda a perceber fatores que podem comprometer o engajamento e performance dos colaboradores e antecipar a gravidade do problema.

Além da solução tecnológica, o RH pode ajudar de diversas maneiras a tratar problemas relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho, como:

  • Abrir um canal de conversa diretamente com o colaborador, de maneira a garantir que ele tenha todo o apoio necessário;
  • Disponibilizando uma equipe especializada e qualificada para auxiliar casos de saúde mental;
  • Desenvolver uma cultura organizacional que reflita respeito a todos os colaboradores, independentemente de sexo, raça, cor etc;
  • Colocar à disposição dos funcionários um canal aberto para denúncias de assédio moral. Este é um tema que pode ser gatilho para problemas de saúde mental.

 

Por fim, a principal missão do RH está em desenvolver o bem-estar, conforto e sentimento de satisfação por parte do colaborador no ambiente de trabalho, uma vez que é preciso cuidar bem da saúde (física e mental) do funcionário para que ele alcance o desempenho esperado em suas tarefas diárias.

Jaime Souza

CEO & Co-Founder da Habaut

Comentários

PUBLICIDADE