Terça-feira, 12 de maio de 2015
O que você tem feito pelos seus melhores clientes?
Um e-commerce de sucesso precisa dar a devida atenção a sua base de clientes. Vale a pena. E custa menos.
O mercado do e-commerce, apesar de promissor, apresenta uma série de obstáculos para os empresários, que sabem que precisam investir em diversas estratégias para garantir sua sobrevivência entre os concorrentes, oferecendo atendimento de qualidade e serviços que atraiam consumidores e conquistem sua preferência.
Um dos desafios mais comuns de um lojista virtual está em aumentar suas vendas sem comprometer o orçamento da empresa com muitos investimentos em campanhas de publicidade, por exemplo. Ou seja, é preciso crescer e atingir mais pessoas de forma “sustentável”. Muitas lojas enfrentam dificuldades para manter seu faturamento crescente e não são poucos os casos de empresários que desistem de investir na operação.
Para que seu e-commerce não vá para o mesmo caminho, existem algumas medidas que podem ser tomadas por você, empresário. Caso você já esteja imaginando mais divulgação, promoções e outras estratégias para aumento de lucros, saiba que, em alguns casos, é melhor pensar em outra saída, para que as atitudes de hoje não causem prejuízos na situação de seu negócio amanhã.
Atrair novos clientes é algo que apresenta custos crescentes a cada dia, portanto, na maioria dos casos, vale mais a pena investir em estratégias que aumentem o engajamento dos usuários para garantir a rentabilidade do negócio – o que pode possibilitar maiores taxas de recompra; afinal, manter um cliente que já foi conquistado por sua loja anteriormente é muito mais barato do que seduzir novos consumidores todos os dias.
No caso específico de uma loja virtual, existe uma diferença significativa em relação ao estabelecimento físico: é preciso ir atrás do cliente. Antes de conquistar consumidores, um e-commerce precisa expor seus produtos, investir em meios de divulgação e estratégias de publicidade. Porém, apesar de tudo isso, não existem garantias de que o usuário, de fato, comprará.
A estratégia de recompra é um fator muito simples de atração de clientes e muitas vezes não recebe a atenção necessária por parte dos empresários, que não a enxergam como a ferramenta potencial que é.
As lojas virtuais que investem em divulgação e também em ações de recompra para aumentar sua base de consumidores enfrentam menos custos, o que contribui para o faturamento do negócio. Além de divulgar, é importante focar em medidas para manter clientes e fortalecer a base da empresa. Dessa forma, sua proporção de recompra será cada vez maior – e seu faturamento também!
Para entender melhor o processo de recompra, é possível dividi-lo em duas partes: a taxa de conversão e a quantidade. A taxa de conversão de recompra mede o grau de eficiência das campanhas de marketing da loja através de uma porcentagem, enquanto a quantidade de recompra é capaz de mensurar quantas compras, em média, um cliente realiza em determinada loja.
Quem deseja investir na recompra precisa ter em mente que é necessário aumentar os dois indicadores – porém como fazer isso?
O crescente custo de aquisição de novos visitantes faz com que toda empresa precise avaliar suas estratégias para não comprometer seu orçamento. O método da compra pode auxiliar nesse processo, mantendo a vida financeira de sua empresa em patamares estáveis. Teste a estratégia e faça os ajustes necessários até que ela alcance bons resultados. Bom trabalho!
é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.
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