Artigos

Principais tendências em tecnologia para 2023

Em suma, 2023 promete trazer consigo inovações significativas na área da tecnologia – desde o Metaverso até tokens para transações financeiras – que certamente mudarão nosso dia a dia

 

2023 promete ser um ano de mais avanços tecnológicos. Estamos vivendo uma revolução digital e as principais tendências em tecnologia para este ano dão sequência a movimentos observados nos anos anteriores. Confira a seguir o que ganha força e o que surge no ramo da tecnologia:

1- Metaverso

A Meta Platforms, antigo Facebook, dedicará 20% de seus custos ao metaverso neste ano. Seguindo a tendência, outras empresas cuidam de investir também nesta tecnologia combinando Web3, nuvem, realidade aumentada e gêmeos digitais prevendo aumento de receita. De quebra, o investimento favorece também o desenvolvimento tecnológico.

VEJA MAIS »» Digitalks Now: Tecnologias para ficar de olho nos próximos anos 

2 – 5G

O 5G é uma tecnologia de transporte veloz de dados já disponível no Brasil desde 2022. Agora, a rede de internet 5G abre as portas para que empresas e indústrias atinjam a maturidade digital.

A tecnologia permite que dados sejam processados com mais rapidez e otimiza a distribuição das informações das máquinas para a nuvem. Esta rapidez no processamento de dados reflete na eficiência da gestão e ajuda o país a ter mais competitividade global.

3 – SuperApps

Os SuperApps combinam funcionalidades de diversos aplicativos em um único software, criando um conjunto único de recursos. Na prática, desenvolvedores ganham o poder de publicar seus próprios miniaplicativos e os usuários, por sua vez, podem desfrutar de mais possibilidades em um único ambiente digital.

Segundo um levantamento da Gartnet, até 2027 mais de 50% da população global usará vários desses SuperApps no dia a dia.

4 – Segurança da rede e segurança da nuvem

A pesquisa Global Tech Outlook, produzida pela Red Hat, aponta a segurança como a principal prioridade da tecnologia da informação (TI) para 2023. Foram ouvidos mais de 1,7 mil líderes de TI que atuam em empresas que têm receita superior a 100 milhões de dólares e 44% deles apontam a segurança como uma das três prioridades de investimento.

Sob o guarda chuva do tema ‘segurança’, a ‘segurança de rede’ foi apontada por 40% dos líderes como prioridade, seguida pela ‘segurança da nuvem’ (38%).

5 – ESG e Net Zero

ESG, sigla para Meio Ambiente, Social e Governança (do inglês Environmental, Social and Governance) e o Net Zero (zero emissões de carbono) se tornarão cada vez mais discutidos. As empresas já se movimentam para atender aos conceitos de sustentabilidade e têm metas para cumprir – e os investidores estão de olho nessas práticas.

Aqui, a tecnologia auxilia na criação de soluções inovadoras para atender às demandas ESG e diminuir o impacto ambiental das companhias. Aumentar a eficiência e ter processos otimizados, por exemplo, impacta diretamente no gasto de energia e de uso de materiais. Com tais melhorias, coloca-se a tecnologia à serviço de mudanças que impactam o pilar ESG.

6 – Tokens

Continuando o assunto de segurança, neste ano os tokens tendem a se popularizar. Usando-os, os controles ativos serão substituídos por correspondentes mais seguros.

Esses tokens podem ser utilizados para representar qualquer tipo de ativo digitalmente – desde moedas virtuais até propriedades intelectuais. Em um mundo onde criptomoedas estão cada vez mais populares, os tokens ajudam a acelerar as transações financeiras e transferências de bens.

Em suma, 2023 promete trazer consigo inovações significativas na área da tecnologia – desde o Metaverso até tokens para transações financeiras – que certamente mudarão nosso dia a dia. Todas essas mudanças velozes vêm acompanhadas por uma preocupação latente com a segurança dos sistemas e dos dados, o que é, por si só, uma boa notícia. E você? Que mudanças aguarda para este ano? Sejam quais forem as novidades ou tendências digitais, a VitaminaWeb está pronta para abraçá-las.

Rodrigo Neves

Bacharel em Sistemas de Informação com ênfase em Planejamento Estratégico pelo Mackenzie e MBA em Gestão de Tecnologia pela FIAP. Mais de 18 anos de experiência com tecnologias para internet e telecomunicações. CEO e Fundador da VitaminaWeb e Presidente da AnaMid.

Comentários

PUBLICIDADE