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Personalização: ponto-chave para UX

Como gerar negócios e se manter competitivo com estratégias omnichannel? Para se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso mais do que apenas um site. As plataformas digitais hoje precisam ser envolventes e garantir uma experiência de usuário rica e consistente em todos os canais.

Um dos componentes mais importantes dentro das estratégias de marketing digital é a experiência do usuário. Com um modelo bem elaborado, torna-se mais fácil localizar informações e efetivar a compra. Nesse sentido, a personalização da UX pode ser o ponto-chave para atrair mais navegantes e conversões.

De acordo com o relatório “The value of getting personalization right – or wrong – is multiplying”, divulgado pela McKinsey and Company, 71% dos consumidores esperam que as empresas ofereçam interações personalizadas. E 76% deles se frustram quando não encontram esse tipo de experiência.

Em uma sociedade cada vez mais digital e protagonista de seu consumo, a experiência do cliente é tão ou mais importante do que o próprio produto ou o preço atrativo e, nesse cenário, a personalização surge como um grande fator na relação com o cliente.

O mesmo estudo indica que 72% dos consumidores esperam que as empresas onde costumam fazer suas compras os reconheçam como indivíduos únicos e saibam identificar seus interesses. Estes dados realçam, inclusive, a importância da personalização promocional.

O conjunto de interações diretas e indiretas realizadas por meio de todos os pontos de contato físicos ou digitais precisa ser pensado para garantir pouco tempo gasto à procura da informação desejada, bem como para a fluidez do processo de compra e a segurança de pagamento.

Mas a estratégia mais pessoal vai além e é capaz de gerar uma visão macro. Com um planejamento bem elaborado, é possível viabilizar um ciclo contínuo de compra, renovação, fidelização e integração de canais, pré-compra e pós-compra, resultando em uma jornada simples, intuitiva e apaixonante. Dessa forma, torna-se mais fácil semear um relacionamento baseado em confiança, transparência e relevância.

É importante fornecer tudo aquilo que o usuário precisa, na hora que ele precisa. Para isso, é necessário contar com objetivos claros, oferecer praticidade na navegação, visual atraente e intuitivo no site e comunicação clara e eficiente. Quando esses componentes são bem combinados, os usuários podem alcançar uma vivência de satisfação e conexão com a empresa.

Uma viagem dedicada a cada cliente, com ofertas de produtos ou serviços adaptados às suas necessidades e aos seus contextos, deve ser criada a partir dos dados coletados para implantar conhecimento detalhado do seu comportamento. Mas tudo isso deve ser feito de forma transparente e respeitosa.

Segundo a Omnismart, atualmente, apenas 25% dos consumidores acreditam que as empresas usam suas informações pessoais com responsabilidade e 15% que essas mesmas empresas realmente usam seus dados com o objetivo de melhorar o serviço prestado e facilitar suas vidas. Os usuários querem recuperar o controle de seus dados.

Nesse contexto de desconfiança geral, as companhias que analisarem os dados de forma inteligente para oferecer uma experiência personalizada e contextualizada, respeitando a privacidade, ganham grande vantagem competitiva.

As marcas não têm mais escolha: precisam oferecer uma experiência única e pessoal, baseada em atratividade e fidelidade. Para isso, o bom uso dos dados é a chave para personalizar. Com estratégias inteligentes, investimento em tecnologia e carinho pelos clientes, é possível se tornar relevante sem ser intrusivo.

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clovis giuliana flores

O profissional fala de diversos assuntos relacionados ao universo do e-commerce, varejo, empreendedorismo, economia, negócios, marketplace. Com 8 anos de idade, vendeu flores nas ruas e em um cemitério da Zona Leste de São Paulo. Aos 10, trabalhou em uma floricultura para ajudar no sustento da família. A loja on-line só surgiu nos anos 2000 e hoje é líder do segmento como a maior loja de flores e presentes da internet do Brasil e da América Latina e hoje a empresa ocupa, o Market Share de 70% no Brasil.

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