Quinta-feira, 30 de abril de 2015
Se há pouco tempo as marcas que anunciavam em jornais, revistas, rádio e TV eram as únicas capazes de alcançar muitos consumidores, hoje já sabemos que a realidade não é bem assim. As campanhas de marketing digital realizadas já são capazes de transformar negócios estreantes em queridinhos dos clientes em poucos dias, especialmente quando adotam as melhores práticas de anúncios na web.
O Bid Manager, gerenciador de apostas, solução que busca otimizar as ações de Search Engine Marketing (SEM), é uma das alternativas para quem quer otimizar a administração de suas campanhas no AdWords — o serviço de publicidade do Google. Quer saber mais sobre o Bid Manager? Continue acompanhando o nosso artigo!
Leilão permanente
Atualmente, a gestão de campanhas e anúncios para mecanismos de busca como o Google ou o Bing é uma tarefa difícil. A todo momento, o custo por clique (CPC) das palavras-chaves escolhidas nos anúncios é alterado, de forma similar ao que acontece em um leilão. Quanto mais desejada uma palavra-chave, por exemplo, maior será o seu custo. Além disso, o CPC pode variar de acordo com a região em que o anúncio será publicado e até mesmo com o dispositivo usado pela pessoa (móvel ou fixo).
As empresas precisam aprender a administrar e mensurar os resultados de suas campanhas com mais inteligência, sendo nesse momento que entra em cena o Bid Manager.
Tecnologia e inteligência
O Bid Manager nada mais é do que um software que ajuda o anunciante ou agência a controlar os lances dados para cada palavra-chave em suas campanhas. O objetivo do sistema, que usa algoritmos complexos, é definir o lance ideal para cada termo e adaptá-lo de forma automática ao longo de toda a campanha.
Eles também ajudam os gestores a criarem regras e valores para o CPC não somente por palavra-chave, mas também por grupos de palavras, horários, posicionamento do anúncio no resultado das pesquisas e outros fatores. Para fazer tudo isso, esses programas coletam as principais informações sobre a campanha e as utilizam posteriormente em busca de um melhor desempenho.
Melhores resultados, custos inferiores
O sucesso das campanhas realizadas no Google AdWords e em outros mecanismos de busca depende substancialmente do quanto sua empresa está disposta a pagar para ganhar mais cliques em cada anúncio. Com um software de Bid Manager, o profissional de marketing digital é capaz de reduzir o custo das campanhas, ao mesmo tempo em que aumenta seu alcance e engajamento, otimizando o retorno sobre o investimento das ações.
Além disso, quanto maiores e mais complexas as campanhas de SEM, mais difícil será otimizar os lances para cada palavra-chave. Por isso, outra vantagem associada ao seu uso é a dispensa da necessidade de alocar um ou mais profissionais para essa tarefa, pois dificilmente eles conseguirão fazer isso com a mesma eficiência de um software automatizado que funciona 24 horas por dia.
Quando pensamos nas tantas outras tarefas a serem realizadas nas campanhas de SEM (como incluir novas palavras chaves, selecionar palavras-chaves negativas, substituir termos com baixo desempenho, redirecionar orçamentos, alterar segmentações, analisar as conversões, e muitas outras), fica mais fácil perceber que uma solução que ajuda a automatizar e aprimorar esse processo pode trazer grandes retornos para um negócio.
é Sócia-diretora da Digitalents, consultora e palestrante em Marketing Digital e E-commerce. Atuou como executiva de Marketing por mais de 20 anos em grandes empresas. É bacharel em Administração de Empresas pela FEA/USP, pós-graduada pela FGV-EAESP, MBA pela Business School SP e Toronto University e cursou empreendedorismo no Babson de Boston. É professora nos cursos de MBA em Marketing Digital na ESPM e FGV, coordenadora e professora de diversos cursos sobre Marketing Digital na ESPM, entre outras instituições. Autora do livro “Estratégias de Marketing digital e E-commerce”, lançado pela Ed. Atlas em 2012.
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