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Aprenda a gerar leads através da sua Fan Page Corporativa

A maior rede social do mundo vem contribuindo muito para que as empresas tenham melhores resultados de vendas e retenção de clientes. Uma das vantagens que o Facebook proporciona, por exemplo, é a geração de leads através das estratégias de marketing digital, aumentando o tráfego no site e fomentando o compartilhamento de informações a respeito da sua empresa na rede. Para gerar leads através da sua página corporativa do Facebook você precisa passar por basicamente 4 passos: segmentação de clientes, otimização de campanhas, geração de valor e mensuração de resultados. E é sobre esses passos que você vai construir uma estratégia vencedora de geração de leads através da sua fan page corporativa no Facebook. Quer saber um pouco mais? Então continue lendo o nosso artigo e descubra!

Segmentação de clientes

A segmentação do seu público-alvo é o ponto de partida para que você desenvolva uma estratégia para geração de leads mais eficaz. O Facebook possui um alto poder de segmentação, em especial se você utilizar a ferramenta Power Editor.

Com o Power Editor você tem a possibilidade de criar anúncios baseados em seu mailing particular, enviando mensagens para pessoas específicas na rede. Essa metodologia de segmentação é chamada de segmentação por público personalizado, pois você é quem determina quem receberá seus anúncios, baseando-se nos e-mails e números de telefone constantes na sua base de clientes.

Outra maneira de selecionar o seu público no Facebook com o Power Editor é a segmentação por público semelhante (lookalike audience), onde o Facebook combina as informações da sua base de clientes para descobrir pessoas que tenham o mesmo perfil na rede, exibindo seus anúncios para uma audiência altamente qualificada.

Otimização de campanhas

Otimizar suas campanhas para o Facebook significa ter objetivos bem traçados, saber quanto custa cada lead e qual é o investimento necessário e viável para que você obtenha o sucesso desejado. No Facebook você pode escolher o objetivo das campanhas, mas, a princípio, a melhor maneira de começar é optando por conversões em website para saber quanto custa gerar cada lead e quanto você está investindo nessa conversão.

Na criação das suas campanhas não deixe de gerar vários anúncios segmentados de acordo com o seu público para atingir pessoas de diferentes maneiras e também para realizar testes A/B para saber qual mensagem está convertendo mais. Anúncios curtos e diretos, de preferência com menos de 180 caracteres costumam ser os mais eficazes na conversão de leads, pois são de fácil leitura e ágeis ao atrair a atenção e fazer com que o usuário clique sobre eles.

Geração de valor

Como gerar valor para a sua audiência? Através de conteúdo rico e relevante. Ao criar infoprodutos como e-books, whitepapers, infográficos, vídeos e outros materiais atrativos, você está nutrindo seus leads para que eles se convertam em futuros clientes. Além disso, você estimula o compartilhamento desses materiais no Facebook, ganhando maior visibilidade e entrando em contato com cada vez mais pessoas.

Mensuração de resultados

As métricas são importantes para que você avalie a eficácia das suas estratégias de geração de leads no Facebook e possa fazer os ajustes necessários para manter sua taxa de conversão em alta.

Lembre-se que o Facebook é uma poderosa ferramenta de atração de pessoas, e que quanto mais efetiva for sua estratégia de geração de leads, mais pessoas você terá para selecionar ao longo do funil de vendas. Ou seja, você atinge muitas pessoas e precisa selecionar as que realmente manterão contato com a sua empresa e se tornarão potenciais clientes. Como fazer isso? Através de conteúdo personalizado.

Siga as dicas e otimize a geração de leads da sua empresa através do Facebook. Em pouco tempo você perceberá a diferença!

Sandra Turchi

é Sócia-diretora da Digitalents, consultora e palestrante em Marketing Digital e E-commerce. Atuou como executiva de Marketing por mais de 20 anos em grandes empresas. É bacharel em Administração de Empresas pela FEA/USP, pós-graduada pela FGV-EAESP, MBA pela Business School SP e Toronto University e cursou empreendedorismo no Babson de Boston. É professora nos cursos de MBA em Marketing Digital na ESPM e FGV, coordenadora e professora de diversos cursos sobre Marketing Digital na ESPM, entre outras instituições. Autora do livro “Estratégias de Marketing digital e E-commerce”, lançado pela Ed. Atlas em 2012.

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