Artigos

Oi, eu me chamo Coca-Cola! E você?

por:

Muita gente ainda não aprendeu que não se pode acreditar em tudo que aparece na internet. Inclusive eu que, outro dia, conferindo o Feed de Notícias na minha Timeline, deparei-me com um vídeo constrangedor. Era o caso de um consumidor que ficou com sequelas graves de saúde após ingerir Coca-Cola de uma garrafa que continha um…(argh) rato!

O vídeo é bem convincente, com jornalista, imagem do bichinho na garrafa, depoimento do rapaz enfurecido e uma boa edição. Isso, é claro, não me fez parar de tomar Coca-Cola. Mas desenvolveu uma ponta de desconfiança e uma queda na admiração pela bebida mais famosa do mundo.

O marketing da Coca-Cola sempre foi considerado um dos mais criativos e inovadores, e as agências que detêm a conta em qualquer dos países onde ela é comercializada, estão cientes desta responsabilidade. Os videocases e flashmobs lançaram tendências e foram imitados por outros produtos. Em visita ao museu da Coca-Cola, em Atlanta, pude comprovar o cuidado da empresa com sua marca, sua história e seus valores. Coca-Cola dá mais vida. Sempre Coca-Cola. Abra a felicidade.

Pois eis que esta semana, fazendo um benchmarking de fun pages de grandes empresas no Facebook, encontrei um diálogo interessante na página da Coca-Cola:

Mariane Mattos: cuidado com rato

Curtir · Responder · 5 · 9 de janeiro às 05:47

Coca-Cola: Mariane, esse caso foi esclarecido pela Justiça. Acesse http://CokeURL.com/a288b e fique por dentro!

Davi Costa

Já tomei, agora não mais, depois que descobri o que ela eh capaz de fazer rs.

Curtir · Responder · 1 · 8 de janeiro às 20:57

Coca-Cola Oi, Davi. Por que você acha isso? Estamos aqui para tirar suas dúvidas.

A Coca-Cola, além de ser uma opção deliciosa e refrescante, pode fazer parte de uma dieta equilibrada e saudável, que conta com uma alimentação balanceada e prática regular de atividades físicas.

Descurtir · 7 · 12 de janeiro às 11:48 ·Editado

Hyago Ludovico Açúcar

Curtir · Responder · 2 · 8 de janeiro às 20:55

Coca-Cola Olá, Hyago. Qual a sua dúvida sobre o açúcar?

Estamos aqui para esclarecer qualquer dúvida que você possa ter.

Descurtir · 4 · 12 de janeiro às 11:49

115 compartilhamentos

Mariane, Hyago e David tiveram suas dúvidas respondidas. A Mariane vai clicar no link, acessar a matéria e descobrir que o vídeo que ele viu não passou de uma enganação. E provavelmente pode comentar com uma amiga. Que conta para outro amigo, que posta no grupo da faculdade. Os visitantes da página, mesmo que não perguntem, vão ler os diálogos e comentários. E não são poucos visitantes: a Fan Page da empresa no Facebook tem quase 90 milhões de fãs e dá atenção a cada um deles, em todas as línguas e em todos os países. E será que a estratégia tem dado resultado? Confira então este outro diálogo:

Gilbertinho Maiolini: Como vi que vcs são uma empresa séria e respondem todo mundo, gostaria de saber se vai ter Gil ou Gilberto nas latas, Obrigado

Descurtir · Responder · 1 · Ontem às 01:35

Coca-Cola: Uau!  Obrigado pelo elogio!  Gil está disponível nas latas sim! E olha que legal, também temos adesivos com o seu nome para personalizar as minigarrafinhas! Dá uma olhada aqui na lista completa de mininomes e expressões: http://CokeURL.com/adesivos

Detalhes como esse mostram como a gigante Coca-Cola está se comportando na rede social. É uma atitude simples, que fortalece a marca. E gera fidelização. E desfaz dúvidas sobre a qualidade do produto. Falar com um, na verdade, é falar com dezenas de milhões que estão visitando a página, curtindo e interagindo.

A Coca-Cola, uma das marcas mais importantes do planeta, do alto de seu império milionário, nunca esteve tão perto do seu consumidor. Agora a bebida é uma pessoa, que conversa, ri, se emociona. Que ouve suas dúvidas e responde quase imediatamente.

Surpreende pensar que ainda hoje, para diversas empresas, a comunicação digital não é nada demais – é apenas essa “essa tal de mídia social”. Pois é. Uma ferramenta de marketing tão poderosa, tão dinâmica e convincente, que a Mega-Tudo Coca-Cola já entendeu, e se rendeu.

é formada em Publicidade e Propaganda pela PUC-RJ e cursa MBA em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais. Trabalha como Redatora/Analista de Conteúdo na Agência Azul Comunicação Interativa.

Comentários

PUBLICIDADE