Segunda-feira, 12 de março de 2018
Quando um publicitário “raíz”, aquele que ainda anota os insights com papel e caneta, se depara com a acelerada evolução do marketing digital, a insegurança é inevitável.
Dá uma sensação deprimente de que o profissional desaprendeu a trabalhar e que nada da experiência que acumulou ao longo dos anos será útil daqui em diante.
Comecei o artigo na terceira pessoa, mas me dou a liberdade de passá-lo para a primeira, pois essa é a minha história. Sou jornalista e publicitária, daquelas que só consegue desenvolver um raciocínio rabiscando um pedaço de papel.
A mudança de cenário da publicidade requer de nós habilidades multifacetadas, sobretudo relacionadas à tecnologia. Desenvolvimento web, suponho que não seja uma de suas aptidões – nem de longe é a minha, mas é preciso conhecer o funcionamento de um site, como um todo, para alcançar êxito nas estratégias de marketing digital.
Você sabe o que é infraestrutura de sistemas? Te apresento a seguir.
Fazendo uma analogia descomplicada, o código de um site é como se fosse o corpo de um ser humano; o layout, óbvio, a aparência física e, seguindo a linha de raciocínio, a infraestrutura é uma espécie de pulmão, veias e coração da pessoa.
Toda hospedagem para WordPress deve ser diferente porque cada serviço de host tem suas particularidades. É preciso compreender as características e objetivos do projeto em questão para investir na hospedagem ideal.
Considere diferentes ambientes para manter um site em WP de forma integrada, organizada e segura.
Dicas: conheça os conceitos, semelhanças e diferenças entre NGINX, APACHE e WordPress, para poder decidir qual dos servidores web tem o melhor desempenho para o seu projeto e adote o quanto antes o protocolo HTTP/2, que vai turbinar seu site de forma incrível.
Manutenção de sites WordPress consiste em conservar todos os componentes em uso atualizados: o core da plataforma, os plugins e temas. Fique ligado à isso!
Segurança para WordPress é algo para se preocupar, implementar e, principalmente, revisar regularmente. É importante que o monitoramento de segurança seja realizado 24h por dia durante sete dias da semana, de modo com que seu site fique livre do ataque de hackers e malwares.
Dica: implemente um certificado de segurança. Além de melhorar a segurança, ajuda ganhar mais pontos na rankeamento do Google. Ah! Vale ressaltar que a Let’s Encrypt fornece os certificados gratuitamente. É simples, prático e sem burocracia.
Costumamos dizer que o WordPress é rápido, se você não for lento. Assim como o Google, o Facebook está levando performance à sério e já está penalizando sites que apresentam lentidão no carregamento de dados.
Por isso, o time de infraestrutura precisa estruturar uma solução adequada para suportar a volumetria esperada pelo projeto.
Dica: implemente uma solução poderosa de cache como o Varnish em seu site. O Varnish é a solução ideal para cache, bem como um acelerador de aplicações web em WordPress.
É o que garante que seus arquivos e dados permaneçam a salvo caso ocorra alguma eventualidade.
É importante ter em mente que se preocupar com infra não é obrigação apenas de quem gerencia portais com grande audiência, como o próprio Digitalks, por exemplo. Pequenos blogs também devem ficar atentos à isso.
A falta de infra torna seu projeto vulnerável ao ataque de hackers e deixa-o irritavelmente lento.
Contudo, um site que não carrega o conteúdo de forma instantânea, ou em até, no máximo, três segundos, tem um bounce rate alto, ou seja, o usuário não vai consumir o conteúdo que você criou a fim de engajá-lo.
Trabalhar com comunicação requer estratégias para atrair a audiência e, certamente, você não investiu horas preciosas do seu tempo com planos geniais para perder seu potencial lead por falta de infra, não é mesmo?!
é redatora publicitária, graduada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Pós-Graduada em Gestão da Comunicação e Marketing. Atua há sete anos na área da Comunicação Social. Teve experiência em produção de TV, assessoria de imprensa, redação publicitária para todos os tipos de mídia durante o período em que trabalhou em agência. Atualmente é Analista de Marketing da Apiki WordPress e está por trás das estratégias de comunicação e Marketing Digital da produtora. A única publicitária (e mineira!) que odeia café.
Comentários