Quinta-feira, 30 de novembro de 2017
O cenário da mensageria passou por grandes mudanças em 2017, e essa evolução deve continuar até o ano que vem. O conceito de omnichannel já está bem disseminado, mas no ano passado ficou ainda mais conhecido, tornando-se fundamental para o crescimento da mensageria. Além disso, temos o fortalecimento dos apps de mensagens instantâneas, com o incremento do investimento de grandes corporações, o desenvolvimento de chatbots e a internet da coisas (IoT), o que faz de 2018 o ano da comunicação em termos de inovação. Aqui estão algumas tendências que podem ajudar na elaboração de estratégias omnichannel:
Aplicativos de mensagens instantâneas entrarão na era do application-to-person (A2P), continuando uma tendência já presente em 2017. Desde que a primeira mensagem de texto foi enviada, em 1992, o cenário desse mercado passou por transformações radicais. Nos últimos anos, a comunicação person-to-person (P2P) foi dominada por aplicativos como WhatsApp ou Viber. Em 2018, a previsão é que as empresas incluam esses apps no seu mix de marketing. Para muitos deles, isso fará parte de uma ampla estratégia multicanal ou omnichannel. Porém, é improvável que um aplicativo de mensagens instantâneas seja bem-sucedido, se for a única ferramenta de comunicação. É necessário torná-lo parte de uma plataforma integrada de omnichannel. Isso deve levar os apps a buscar parcerias com os provedores de mensageria que, por sua vez, ofereceriam seus melhores serviços para atrair grandes corporações.
Considerando o potencial de negócios, empresas de todos os tamanhos vão abraçar o omnichannel em 2018. A Juniper Research previu que 160 trilhões de mensagens online ou via celular serão enviadas por ano, até 2019, e as via omnichannel serão responsáveis pela maior parte delas. Diferentes canais de comunicação serão unidos por meio de novas formas de gerenciamento tecnológico e métodos mais simples de integração.
O atendimento ao cliente será dominado por robôs? Um cenário que parecia distante ficará mais perto em 2018. A tendência é que, em vez de as empresas forçarem seus clientes a esperarem para falar com o contact center, ou não disponibilizar atendimento fora do horário regular de trabalho, os robôs façam esse trabalho e melhorem a eficiência do negócio. Além disso, os robôs podem ser vistos como o próximo grande passo na ampliação e no desenvolvimento de plataformas de comunicação com o potencial de impactar todo um ecossistema.
As empresas estão buscando cada vez mais formas de conectar dispositivos em carros, casas e nos nossos bolsos. Em 2018 veremos o SMS profissional se tornar o mecanismo de entrega de confiança para muitos desses aparelhos conectados. Seja para dar suporte a aspectos críticos de infraestrutura para a indústria, seja para conduzir cidades conectadas ou aplicações de IoT com alto risco, o SMS será essencial para a entrega de mensagens. O potencial para APIs de SMS crescerá ainda mais com a internet das coisas e vai conduzir essa demanda para a integração de um componente de mensageria SMS em vários pontos de um ecossistema.
É importante que as empresas fiquem atentas a essas tendências, já que esse é o futuro da comunicação corporativa. O omnichannel, o chatbot e o SMS como ferramentas são uma realidade e estão cada vez mais presentes. As soluções fazem a diferença no atendimento aos clientes e maximizam a eficiência dos negócios. Em 2018, vamos ouvir falar muito dessas soluções.
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