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Negócio Digital: a fórmula para o sucesso existe?

Cursos, técnicas, manuais, e-books e treinamentos são disponibilizados aos montes a fim de auxiliar nas abordagens e formas de atuação de profissionais no digital. Mas será que existe mesmo uma fórmula para o sucesso? Bom, a resposta é sim… E não. 

Para compreender e desvendar os mistérios por trás de bons resultados, se liga no material que separamos a seguir:

 

Desmistificando fórmulas milagrosas

As técnicas de vendas online são assuntos muito recorrentes para quem trabalha com marketing digital.

Mas veja bem… Empreender é um processo difícil e demorado, além de exigir horas e horas de muito estudo e dedicação.

Não é atoa que quase 22% das empresas em todo Brasil dão adeus ao mundo dos negócios depois de completarem um ano de atividade — e esse dado assustador disponibilizado pelo IBGE é resultado de uma série de descuidos na hora de estruturar um bom negócio, principalmente dentro do mercado digital

Infelizmente, a desinformação propagada por grandes veículos de comunicação presentes na internet traz o sucesso nos negócios digitais como uma simples mistura de métodos aplicada corretamente, e boom! Um mar de resultados satisfatórios em pouquíssimo tempo — O que não chega nem perto da realidade. 

 

E como atingir bons resultados no mercado digital?

Apesar de existirem, sim, fórmulas e ações que promovem uma maior facilidade na obtenção de bons resultados, o verdadeiro êxito nas vendas digitais depende, na verdade, de alguns pilares fundamentais na construção de um e-commerce:

  • Um entendimento aprofundado do nicho de atuação:

É a partir do conhecimento do mercado e do nicho escolhido que será possível compreender tópicos essenciais no planejamento estratégico da empresa: como anda a atração de clientes do concorrente, tendências de marketing e consumo, os principais serviços e produtos vendidos e, claro, como se destacar no meio de tudo isso.

  • Um planejamento estratégico muito bem estruturado:

Depois de analisar questões importantes e construir uma boa concepção acerca da forma com que empresas e clientes atuam dentro do nicho escolhido, é hora de ditar quais serão os passos a serem seguidos, e traçar os objetivos que serão perseguidos. Quanto quero investir? Qual retorno quero receber? 

  • Um bom plano de ação:

Aqui, além da definição de metas e objetivos, é importante ser realista. Contar com um “cenário desastroso” também é fundamental para o sucesso digital — prevendo possíveis falhas e riscos durante o processo de vendas, as ações que irão converter essas situações serão realizadas com segurança.

  • A atração de clientes:

Aperte os cintos — a ação de verdade começa aqui! Afinal de contas, os clientes são os verdadeiros precursores do sucesso nos negócios. E com um mercado cada vez mais saturado, um bom marketing digital torna-se indispensável para atrair consumidores e gerar oportunidades (aqui, o conteúdo e a qualidade do que é visto pelo cliente torna-se fundamental).

  • Retenção e fidelização dos clientes:

Além de todos os artefatos utilizados para encantar os consumidores e atraí-los para a venda, é imprescindível cuidar bem desses caras. Um tratamento humanizado, um suporte especial, uma experiência do usuário satisfatória… Tudo isso contribui para que o cliente permaneça na sua base, além de servir para indicações importantíssimas na criação de uma rede de contatos.

  • Análise e compreensão de resultados:

Para que a empresa entenda, efetivamente, o desenrolar dos planos e estratégias empregados em todos os processos presentes da prospecção até a venda, é importante estar atento aos números. É possível identificar cada ponto que implica em menores resultados dentro de algumas ferramentas disponibilizadas — use-as ao seu favor.

  • Uma gestão qualificada

Todos os processos mencionados acima precisam ser cuidadosamente administrados para que o negócio digital alcance mais resultados e uma presença digital cada vez mais marcante e influente.

 

Certamente, seguir essas etapas influenciará — e muito — no sucesso do seu e-commerce, mas o período de tempo para que isso, de fato, aconteça, é extenso. Resultados reais (isto é, um retorno financeiro favorável), levam cerca de 12 meses para serem alcançados. 

Isso porque a análise e compreensão de cada ponto mencionado acima exige muita prática, já que é quase impossível acertar de primeira quando surge alguma adversidade. 

E para quem pretende atingir resultados mais rápidos e compatíveis com as metas e objetivos estabelecidos… 

Conte com quem sabe exatamente o que fazer

As vantagens de contratar uma agência de marketing digital vão além da entrega de resultados concretos; já que os profissionais atuantes estão por dentro de todos os processos de estruturação da empresa e na percepção do mercado, além de poupar seu tempo e muita dor de cabeça.

O nosso time está pronto para te auxiliar com recursos essenciais no desenvolvimento do seu e-commerce. Que tal conhecer um pouquinho mais sobre os benefícios por trás da atuação da Agência Zíriga?

Gustavo Gadini

Gustavo é formado em Propaganda e Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi e atua na área desde 2006. Iniciou sua carreira no ramo esportivo, passando por automobilístico e varejo até assumir o cargo de Gerente de Marketing Digital em 2016. Ao longo da trajetória de 14 anos de carreira, colaborou para a mudança de realidade de organizações e fundou uma empresa, desenvolvendo visão de negócio aguçada, treinada para ler cenários e projetar possibilidades de crescimento. Atualmente está na estratégia, gestão e planejamento digital da Agência Ziriga, responsável por buscar inovação e possibilidades para o mercado.

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