Artigos

Não sabe por onde começar seu negócio digital? Vai de Canvas!

Uma das principais dúvidas de quem quer abrir ou acabou de abrir um negócio digital é: por onde começar?

Alguns acham que é criando um site, outros que é investir no relacionamento em mídias sociais, outros apostam na compra de lista de contatos…

Sinto informar, mas estão todos errados!

Posso dizer por experiência própria que a estaca zero de qualquer empreendimento digital é o Canvas.

O Canvas é uma ferramenta de gestão de projetos, de fácil manuseio e forte apelo visual, dividida em 9 segmentos, onde é possível destacar todos os pontos vitais de um projeto, tais como público-alvo, proposta de valor, fonte de receitas, parcerias, custos.

Seu preenchimento funciona como uma espécie de auto-reflexão sobre o negócio. A cada bloco, o empreendedor é obrigado a se questionar sobre seu público-alvo, diferenciação, fonte de receitas e custos, etc.

Nesse processo, o que parecia complicado acaba se tornando óbvio. Ou, em alguns casos, acontece o contrário. A pessoa, que estava convicta que sua empresa tinha o objetivo X, acaba descobrindo que o negócio tem muito mais potencial se for convertido para o caminho Y, e acaba fazendo uma mudança significativa de rota.

No caso de negócios antigos, o Canvas serve como uma volta às origens, para relembrar ao empreendedor seu objetivo inicial, que por muitas vezes é esquecido na correria do dia-a-dia, quando as contas estão para vencer e não há dinheiro em caixa.

O Canvas requer um pouco de paciência e reflexão, mas é simples de fazer. Não recomendo que o Canvas seja feito sozinho. Sugiro que no processo de preenchimento haja pelo menos uma outra pessoa para a troca de pontos de vista.

O ideal, a meu ver, é que além do empreendedor participem outras duas pessoas, sendo uma com relativa experiência em ter um negócio próprio (de qualquer tipo) e outra que possa se enquadrar no perfil de consumidor.

Assim, o empreendedor poderá recolher as impressões de alguém que tenha bagagem empresarial e do que o seu potencial cliente considera relevante.

Importante: não confunda Canvas com um plano de negócios, ok?

Canvas é o conceito geral. E o plano de negócio é o detalhamento do que foi estabelecido no modelo, mostrando os custos e as despesas, investimento inicial, necessidade de recursos para colocar a empresa em operação, a estratégia de crescimento e de marketing e vendas, bem como a projeção de receita e lucro para os próximos anos.

Outra observação importante: não é porque você fez uma vez o Canvas que nunca mais precisará fazê-lo. Os tempos mudam, os tipos de negócio também. Periodicamente recomenda-se revisitá-lo. Quem sabe você não descobre um novo filão para abordar?

##

Denis Zanini é consultor de marketing digital e autor do livro “Por que não consigo ganhar dinheiro com seu site? Inspirações e soluções para ter um site de sucesso”

 

 

é consultor de marketing digital e autor do livro “Por que não consigo ganhar dinheiro com seu site? Inspirações e soluções para ter um site de sucesso”

Comentários

PUBLICIDADE