Terça-feira, 15 de setembro de 2020
Com que frequência você avalia as métricas do seu e-commerce? Ou melhor, você sabe quais métricas precisam ser avaliadas? Pois é, todo vendedor precisa ter essas respostas na ponta da língua para conseguir crescer e desenvolver seu negócio.
Como já dizia o famoso escritor, professor e consultor administrativo Peter Drucker, “o que pode ser medido, pode ser melhorado”. E ele estava certo. Os números são aliados indispensáveis de um e-commerce e existem várias métricas que comprovam isso. Usando e sabendo avaliar essas informações é possível identificar problemas, aperfeiçoar e descobrir as tendências do mercado, além de, é claro, mostrar quais são as ações mais rentáveis para o seu negócio.
O famoso ROI é uma métrica que aponta se o investimento no seu negócio está ganhando ou perdendo lucro, produtividade, custos ou qualquer outro tipo de índice. É uma métrica que pode ser usada de muitas formas e é mais comum para avaliar campanhas de marketing.
O CAC, com ela você descobre quanto custou converter um lead em cliente. Avaliar essa métrica é importante porque dependendo do seu ticket médio, esse investimento pode estar alto demais. Faça essa conta e caso necessário mude sua estratégia para trazer conversões com valores mais baixos.
Quando o cliente chega no carrinho é uma alegria para o vendedor, mas muitos deles ficam por lá mesmo e não encerram a compra. Esse indicador mostrará que algo precisa ser melhorado, faça estudos e entenda em qual parte do processo acontecem os abandonos. Sabendo disso será possível fazer melhorias no fluxo final da compra.
Umas das principais e mais simples de se calcular, a taxa de conversão nada mais é do que o número de visitas dividido pelo número de conversões. Com esse cálculo você consegue descobrir uma média de quantas visitas seu e-commerce precisa para gerar vendas.
Essa taxa vai mostrar quantas pessoas chegaram até seu site, mas não demonstraram interesse para continuar navegando. Fique atento porque se a taxa estiver muito alta, significa que algo deve ser mudado na sua comunicação.
Por último, temos a análise da concorrência. É importante estar atento ao que sua concorrência está fazendo: promoções, desconto, frete grátis, todas essas opções podem afetar diretamente a suas vendas. Então, tenha em mente sempre uma campanha para se tornar competitivo. E para os vendedores do Mercado Livre, existem ferramentas específicas, como a Real Trends, que permite visualizar a quantidade de itens vendidos, alterações de preços de produtos e até o faturamento da concorrência.
Pronto, você já conhece as principais métricas que precisa avaliar em seu e-commerce e agora é só colocá-las em prática. Pode parecer muita coisa, mas com o tempo e com essas análises já estruturadas em uma planilha você só precisará atualizar as informações. Não se esqueça que mesmo com a rotina corrida vale a pena o esforço de parar e entender o que os seus números estão dizendo, deixar de fazer isso pode ser um erro gravíssimo que impede o seu negócio de deslanchar.
Formada em Propaganda e Marketing e cursando MBA em gestão empresarial na FGV, tem mais de 10 anos de atuação em marketing, sendo 7 deles em e-commerce. Por 5 anos fez parte da equipe do Mercado Livre e hoje trabalha na Real Trends, empresa especializada em vendedores do Mercado Livre.
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