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Live commerce: 3 dicas na hora de usar essa estratégia

Live commerce une o streaming e o comércio eletrônico, com o diferencial da interação ao vivo entre vendedor e consumidor.

 

O jeito que os brasileiros compram mudou. A pesquisa E-Shopper Barômetro 2021 aponta que 63% da população conectada à internet faz compras online e que o volume de compras realizadas no ambiente virtual mais do que dobrou desde 2019. O número de e-commerces no país também vem aumentando e, no ano passado, já ultrapassava 1,5 milhão.

Para se sobressair em meio à concorrência e engajar esse público cada vez mais online, empreendedores precisam recorrer a diferentes estratégias e uma delas é o live commerce, uma forma de vender que une o streaming e o comércio eletrônico, com o diferencial da interação ao vivo entre vendedor e consumidor.

“Esse contato direto com o público é importante, porque aumenta o engajamento e consequentemente as vendas. Mas para alcançar os resultados pretendidos, é preciso apostar em algo novo e planejar a live conforme os objetivos do negócio”, comenta Alexandre Nogueira, CEO e fundador da Universidade Marketplaces, plataforma digital especializada em cursos e mentorias para aceleração dos negócios em marketplaces.

Pensando em ajudar lojistas, Alexandre separou três dicas para otimizar os resultados de uma live commerce:

1- Defina sua estratégia

Antes de promover uma live, você precisa definir quais são os objetivos com ela e estudar o público que espera atingir. Os objetivos podem ser diversos, como maior reconhecimento para a marca, lançamento de novos produtos, promoções para aumentar as vendas no geral ou até mesmo movimentar mercadorias paradas. Depois dessa definição, fica mais fácil traçar as estratégias de divulgação, escolher a plataforma a ser usada, o apresentador e o conteúdo que será trabalhado.

2- Desperte desejo e necessidade

Quando o objetivo da live commerce é impulsionar as vendas, uma das táticas importantes é fazer com que os clientes sintam necessidade de adquirir o produto. Por isso, durante a transmissão ao vivo, garanta que o apresentador demonstre as formas de uso do produto e seus benefícios.

“A maneira com que o produto é apresentado faz toda a diferença. Nessa hora, o item pode ser anunciado de forma descontraída, envolvendo uma história e até mesmo proporcionando algum tipo de identificação no público, a partir de uma experiência do apresentador, compartilhada com quem está assistindo à live. Isso deixa as pessoas mais atraídas e o desejo de compra aumenta”, explica o CEO.

3- Ofereça benefícios e ofertas exclusivas

A oferta de condições exclusivas para aqueles que assistem à live é uma das formas mais eficazes de aumentar as vendas. Durante a transmissão, anuncie descontos exclusivos, promoções relâmpago e links de pagamento com prazo de expiração. “Descontos e benefícios são essenciais para liberar gatilho nos clientes. E é justo que o público da live tenha condições diferenciadas de compra. Elas facilitam a tomada de decisão e o alcance das metas”, finaliza Nogueira.

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Alexandre Nogueira, CEO Universidade Marketplaces

Fundador e CEO da Universidade Marketplaces - plataforma especializada em cursos para marketplaces e influenciador digital focado em negócios digitais. Ele é especialista em vendas online e criou metodologias próprias e técnicas capazes de ganhar em vendas até R$ 4 mil todo dia. Além disso, é consultor oficial do Mercado Livre, influenciador da Americanas.

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