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Investimento inicial para marketing digital: qual a importância do capital de giro?

IMG_20151110_140750947_HDRVejo que o sonho de muitos brasileiros, principalmente hoje em dia, é abrir o próprio negócio. Claro! Parece ser um mundo muito mais promissor e interessante quando olhamos de fora. Porém, à parte o quanto desejaríamos que a concretização desse sonho fosse algo fácil, a realidade é que, no nosso país, existe um monte de barreiras que pode fazer com que esse sonho se transforme num pesadelo para muita gente, e uma dessas principais barreiras é o investimento inicial relativamente alto.

 

Mas o que é esse “investimento inicial”?

O investimento inicial não se refere apenas ao capital financeiro, (que é primordial e sem o qual nada acontece), mas também aos conhecimentos necessários e ao tempo aplicado nas pesquisas para entender o mercado e, assim, tornar um pouco mais segura a mudança de um emprego fixo para o empreendedorismo, por exemplo.

Hoje, constatamos a existência de muitos cursos, palestras e “fórmulas mágicas” que vendem muito e que, diversas vezes, criam a percepção de que empreender no ambiente online é um mundo de sonhos, sendo que o número de adesões desses potenciais empreendedores interessados nesses eventos comprova que o empreendedorismo é mesmo “a bola da vez”.

Contudo, quando o assunto é investimento em projeto de marketing digital, somos nós que, como consultoria e agência de marketing digital especializada em PMEs, acabamos exercendo o papel de “clarear” o cenário “nebuloso” para esses novos empreendedores.

Nesses seis anos de atuação, um dos principais problemas que enxergamos é que principalmente os novos empreendedores esperam investir num mês e, no outro, já ter o retorno suficiente para reinvestir. E, via de regra, se o retorno não é obtido no primeiro mês, o projeto é descontinuado.

Acontece que, da mesma forma como um plano de negócios bem estruturado exige um capital de giro que mantenha a sua operação até que o retorno apareça (o que pode variar de alguns meses a até alguns anos), é essencial pensar que, se a venda e a divulgação do seu produto ou serviço ocorrem no universo online, o capital de giro deve prever o investimento em marketing digital.

 

Capital de giro para marketing digital?

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Conforme mencionei acima, o capital de giro serve para manter a empresa em funcionamento nos seus primeiros passos.  Além dos custos operacionais (como aluguel e outros), esse funcionamento precisar contemplar investimentos de marketing, mídia, propaganda e relacionamento com os clientes ‒ bem como alguns outros, dependendo do modelo de negócio.

Um projeto de marketing digital com bons resultados normalmente requer de três a seis meses de maturação, a fim de que comece a bancar o investimento inicial e o seu retorno possa ser utilizado para reinvestimento.

Outra questão importante é: um dos erros mais graves cometidos nessa jornada está em investir todo o capital em mídia, sem nenhum investimento em produção de conteúdo ou mensuração dos resultados.

A esse respeito, em especial, é preciso ter em vista que a maior parte do marketing digital atual é desenvolvida por pessoas, ou seja, por muitos profissionais com competências bem específicas e que formam um time de marketing digital capaz de conquistar esses resultados memoráveis dos quais tanto ouvimos falar.

Portanto, o erro quanto a investir todo o capital em mídia tem sido muito comum por muitos ainda acreditarem que o marketing digital contempla apenas a propaganda, sem levar em conta a análise de algo muito básico: a jornada do usuário.

Logicamente, gastar uma fortuna em mídia promoverá acessos para o seu site e também um determinado retorno. Mas é precisamente aí que entram algumas perguntas que fazemos quando nos deparamos com empresários e empreendedores que acham que esse caminho de investimento em mídia é o verdadeiro diferencial:

  • Quantos desses acessos são convertidos em vendas?
  • Qual é a percepção do usuário ao ter contato com a sua marca?
  • Qual relacionamento você mantém com o seu ex-cliente e prospect?
  • Quantas interações o usuário realiza com a sua marca até efetuar uma aquisição? E por meio de quais canais?

Geralmente, após essas e algumas outras perguntas, as expressões de interrogação aparecem, deixando claro que, na cabeça de muitos, o marketing digital era até então somente mídia e resultados.

 

Concluindo, um dos erros mais graves que você pode cometer está em não prever o investimento de marketing digital dentro do capital de giro do seu negócio. Seja ele um novo negócio ou uma empresa já atuante no mercado, é altamente recomendado que você já tenha uma previsão de investimento a médio e a longo prazo e que esse dinheiro já esteja em caixa.

Conforme os resultados vão aparecendo, pode-se aumentar ou diminuir o seu investimento. Afinal, com uma base para estudos, o seu trabalho se torna mais eficaz e, com isso, você terá segurança no investimento que lhe traz retorno. Mas nunca se esquecendo de potencializar a sua marca para não ter uma queda no ROI das campanhas comerciais.

Portanto, entendemos que é essencial ter um capital de giro para manter o seu projeto online até a maturidade, a fim de que o marketing digital realmente lhe traga resultados notáveis!

 

é especialista em Marketing Digital e gerente de Novos Negócios na LinkBrand, agência de marketing digital integrado. Com passagens por empresas renomadas do mercado, Gustavo iniciou a sua carreira há mais de 15 anos, exercendo cargos operacionais como web designer e cargos comerciais na área do marketing digital. Ao longo desse período​,​ adquiriu amplo conhecimento em vendas on​-​line, compreendendo as mais diversas funcionalidades e alcances de ferramentas que, utilizadas estrategicamente, são realmente capazes de promover os melhores resultados segundo os objetivos de cada empresa. Ao longo dos anos​,​ adquiriu amplo conhecimento em vendas on​-​line, compreendendo as diversas ferramentas para buscar sempre os melhores resultados de negócios para as empresas.

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