Quinta-feira, 14 de outubro de 2021
Abrir a sua loja virtual é, sem dúvidas, um grande passo, mas não é a única alternativa para quem quer vender pela internet. Muitas pessoas dão os primeiros passos no e-commerce, por exemplo, por meio de canais como as redes sociais e os marketplaces.
Porém, com o potencial de crescimento do negócio, em algum momento surge a dúvida se esse é o melhor momento de abrir a própria loja virtual.
Para bater o martelo, é preciso avaliar todas as questões. Portanto, se você está neste momento em seu negócio e está se perguntando se é hora de abrir a sua loja virtual, atente-se ao conteúdo deste artigo, onde vamos abordar alguns pontos importantes que você deve considerar antes de começar sua loja online.
Quem está nos primeiros passos do comércio online pode se perguntar se e-commerce não é a mesma coisa que loja virtual. Embora esses termos sejam muitas vezes usados como sinônimo, é interessante saber a diferença:
É todo o processo de compra e venda de produtos através de canais online, como redes sociais ou mesmo WhatsApp. Lembre-se também dos marketplaces, grandes lojas virtuais conhecidas do público que permitem que outros vendedores anunciem seus produtos e usem sua estrutura para fazer vendas.
Já a loja virtual é o site exclusivo da sua loja ou marca, com toda estrutura de vendas própria. Isso significa que, além de tudo o que o cliente vê, como vitrine de produtos e métodos de pagamento ou opções de frete, a sua loja virtual também inclui todas as ferramentas necessárias para o gerenciamento do negócio.
Conhecendo essas diferenças é mais fácil entender porque normalmente os marketplaces e redes sociais são a porta de entrada para quem quer empreender no e-commerce.
Afinal, a facilidade e custo inicial mais acessível são pontos importantes. No entanto, investir em uma loja virtual própria também oferece algumas vantagens…
Para responder essa questão, precisamos pensar em primeiro lugar que, ao contrário da loja física, a loja online não possui uma grande vitrine nem uma fachada atraente para atrair os clientes.
Isso significa que o seu site pode até ser o mais bonito, com um design incrível e ofertas excelentes, mas, se você não tiver tráfego, não fará vendas.
Em outras palavras, se você abrir uma loja virtual antes de validar o seu produto e construir um público, seu investimento será em vão.
Como não queremos de forma alguma que isso aconteça com você, nosso objetivo é que você tenha em mente tudo o que você precisa para começar a vender online com o pé direito para abrir a sua loja virtual no momento certo para aproveitar os benefícios dela.
Já de cara podemos perceber que o primeiro benefício é que a loja virtual dá aos vendedores muito mais liberdade em todos os processos de negócios.
Até porque, com a sua própria loja online você pode, por exemplo, definir toda a identidade visual da marca, o design das vitrines e até mesmo o design individual das campanhas publicitárias.
Além disso, precisamos falar sobre fatores de gestão como a escolha dos meios de pagamento disponíveis, as opções de entrega dos produtos, as condições de troca e devolução à organização dos processos internos de negócio e prazos.
Ou seja, ter uma loja virtual própria torna mais fácil para você se identificar com seus clientes e garantir um serviço excelente que contribui para a fidelidade deles.
Se o seu produto já foi validado em marketplaces – ou seja, vende com frequência – e você tem um bom público nas redes sociais, essa é a hora de criar sua própria loja online.
É claro que existem casos em que as pessoas vendem apenas online no Instagram e em marketplaces, mas a loja virtual será necessária à medida que o seu negócio crescer, pois é em sua casa que as regras se aplicam a você.
Dito isso, conforme seu negócio crescer e se expandir, você vai começar a notar a necessidade de construir sua loja online para que ela permaneça sustentável.
E quando essa hora chegar, é importante lembrar que você não precisa de muito conhecimento técnico para construir sua loja virtual, pois existem plataformas de e-commerce para te ajudar nisso de uma forma bem simples.
Essas plataformas te fornecem as ferramentas de que você vai precisar para construir sua primeira loja online, desde a estrutura do site até os serviços de logística de entrega.
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