Artigos

7 provas de que Vender na Internet é o melhor caminho para começar

O comércio eletrônico vem movimentando cada vez mais o varejo brasileiro. Para você ter uma ideia, em 2020, o faturamento do e-commerce brasileiro foi de R$ 87,4 bilhões, a maior alta de 13 anos, de acordo com dados da Ebit|Nielsen. Nesse cenário, vender na internet se tornou não só uma excelente forma de começar a empreender, como também de expandir negócios ao redor do mundo. 

Empresas que já estavam no mercado com lojas físicas passaram a entender a importância de multiplicar os canais de contato e aquisição. Pessoas comuns, muitas vezes insatisfeitas com o emprego ou desempregadas, também enxergaram oportunidades de aumentar a renda.

Se passa pela sua cabeça ser dono da sua própria loja virtual, mas você ainda está em dúvida se essa é mesmo uma boa ideia, nós apresentamos sete razões para te mostrar porque vale a pena vender na internet.

Vamos conhecer? 

 

1. Vender na internet te dá um alcance geográfico maior

Quem decide vender na internet consegue alcançar mais pessoas, pois a internet extrapola o limite físico. Dessa forma, você será capaz de vender não apenas para as pessoas da sua região, mas também para todo o Brasil.

Quando a gente compara esse alcance com o que uma loja física teria, fica claro que o e-commerce te oferece mais opções para escalar o faturamento da empresa. No entanto, não pense que precisa escolher um ou outro: aposte na multicanalidade, o que vai te proporcionar diferentes frentes de venda e pontos de contato com o consumidor.

 

2. Os clientes já estão online

Segundo o estudo Digital 2020, o Brasil tem 71% de sua população conectada à internet. Ou seja, temos 150,4 milhões de pessoas na rede.

E ainda tem um outro hábito dos consumidores que pode beneficiar você que deseja vender na internet: o de pesquisar por produtos online antes de comprar. A mesma pesquisa citada indica que 89% dos brasileiros entre 16 e 64 anos têm esse costume, o que prova que não estar presente na internet é, basicamente, “deixar de existir” completamente.

 

3. Seus horários podem ser flexíveis e você trabalha de onde quiser

Outra vantagem de empreender com vendas online é a flexibilidade do trabalho. Além de poder realizar suas tarefas no horário que preferir, pode trabalhar de onde estiver. 

Do outro lado, sem que você precise ficar pessoalmente à disposição o tempo todo, o consumidor pode comprar quando quiser — 24 horas por dia, sete dias por semana.

Dessa forma, você não perde vendas por estar fechado, mas também não precisa trabalhar a todo momento.

No entanto, não se engane: mesmo que te ofereça flexibilidade, você ainda vai precisar se dedicar tanto – ou mais – do que se dedicaria a um trabalho comum. Afinal, se só decidir lidar com seu negócio quando estiver com vontade, ele não vai te trazer retorno financeiro.

 

4. Os custos para vender na internet são mais baixos que os de uma loja física

Em comparação com os custos de abertura de um estabelecimento físico, os investimentos para começar a vender na internet são mais baixos. 

Em primeiro lugar, é possível apostar em estratégias como Print on Demand, onde o investimento no produto só é feito após a venda do mesmo, te permitindo vender sem ter estoque. Ou, se preferir manter um estoque, pode também apostar em marketplaces, que são como grandes shoppings online que, em geral, permitem que qualquer pessoa se cadastre para vender. Mercado Livre e Shopee são exemplos.

Mesmo que opte por abrir uma loja virtual – o seu site de venda -, o custo de domínio e manutenção é mais baixo do que o de manter uma loja física.

É por conta desse investimento inicial baixo que uma série de pequenas e médias empresas estão nascendo 100% online para só depois pensarem em uma expansão para o físico.

 

5. Acesso a dados confiáveis

Um dos grandes desafios do marketing tradicional é a mensuração de resultados. Por exemplo, quando se faz uma propaganda na televisão, não se tem dados o suficiente para entender se foi essa peça publicitária de fato que gerou um aumento – ou não – nas vendas num determinado período. É possível saber o alcance, mas não todas as métricas importantes para empresas, como a conversão, o custo de aquisição, o retorno sobre o investimento e outros.

No digital, tudo é mensurável, o que te permite ter mais inteligência de marca e, consequentemente, alocar melhor seus investimentos. 

Atualmente, utilizando ferramentas digitais, é possível até mesmo mensurar ações e intervenções feitas no meio físico, caso você queira extrapolar o limite digital. Um ótimo exemplo que temos é do uso de QR code, que permite uma pessoa acessar seu site ao ver uma propaganda na televisão, uma peça no ponto de ônibus ou mesmo num panfleto. O QR Code pode ser traqueado e associado diretamente àquela ação, te permitindo ter dados reais e confiáveis a respeito do resultado que está gerando.

Além disso, você poderá acompanhar outros indicadores-chave de performance (KPIs) para seu e-commerce.

Esses indicadores normalmente são:

  • taxa de conversão (CVR): indica o total de vendas dividido pelo número de visitas ao site;
  • taxa de rejeição: porcentagem de usuários que saem do seu site que saem dele sem realizar nenhuma ação. Esse número pode ser checado no Google Analytics;
  • ticket médio: valor médio das compras realizadas em seu e-commerce.

Essas informações podem gerar insights valiosos para que você reveja aspectos importantes da sua estratégia e possa melhorar os números do seu negócio.

 

6. A facilidade de analisar a concorrência

Conhecer o mercado onde sua loja virtual atua é importantíssimo para criar uma base sólida e tomar as decisões certas para o seu negócio crescer ao longo do tempo. Ao vender na internet, para analisar o que a concorrência está fazendo, você precisa apenas fazer pesquisas na web para então conhecer seus competidores.

Além disso, existem diversas ferramentas acessíveis a todos que podem te auxiliar nesse processo, como o SEMrush, Similarweb e até o próprio Google.

Dessa forma, você consegue preparar suas próprias estratégias para se posicionar no mercado, mas sempre atento ao mercado e as novidades e tendências do momento.

 

7. É possível combinar vários canais de venda

Quando falamos em e-commerce, devemos considerar diversas formas de comércio digital. Entre elas, estão a loja virtual, o marketplace, redes sociais, o Whatsapp…

Para que você tenha diversos pontos de venda online – o que vai aumentar suas chances de retorno financeiro -, pode combinar todos esses canais de venda que citamos e controlar todos os pedidos por meio de um ERP, como Bling, ou um hub, como Plugg.to. 

Com isso, você consegue potencializar suas vendas e otimizar seu tempo.

 

Agora é com você!

Agora que você já conhece 7 motivos para começar a vender na internet está pronto para dar um passo adiante…

E para te ajudar a conquistar resultados incríveis, nós liberamos a Aula GRATUITA sobre Como Criar seu Ecommerce do ZERO! 

Nesta aula 100% Online, você vai conhecer o método exclusivo criado pelo maior especialista em Ecommerce do Brasil, o Bruno de Oliveira.

Nela, você vai aprender como criar um Ecommerce DO ZERO e faturar seus primeiros 30 mil reais em até 90 dias.

Assista à aula gratuitamente: https://enp.vc/digitalks-aula-edz

O Ecommerce na Prática é a maior escola de Ecommerce do Brasil.

Comentários

PUBLICIDADE