Quinta-feira, 06 de fevereiro de 2020
A Gestão de Projetos é um conceito que tem ganhado cada vez mais destaque no organograma das organizações. Um modelo de gestão bem aplicado traz mais resultados positivos para a empresa, otimizando serviço, tempo e até custos. Para entender um pouco mais sobre essa disciplina, o Digitalks conversou com Ramon Oliveira, CEO e Fundador do Instituto Mestre GP, empresa que dissemina conhecimento e conteúdo sobre a área de Gestão de Projetos para o mercado publicitário. Confira a entrevista completa a seguir:
[Digitalks] Por que ter um profissional focado nessa área é importante para qualquer empresa? Quais são os benefícios que um Gestor de Projetos pode trazer para a organização?
[Ramon Oliveira] Gestão em qualquer organização é essencial, sempre. Hoje, vivemos uma transição profunda nos modelos de negócio, nos modelos de trabalho e, consequentemente, há uma exigência profunda de revisão de processos de Gestão, acredito que isso tenha trazido a disciplina da Gestão de Projetos para o holofote. No mercado publicitário (ambiente que o Instituto Mestre GP é focado) isso é ainda mais relevante, pois, nossa indústria tem sido provocada a mudar, a se reinventar, e, aqui, eu não estou julgando modelos, porém, precisamos também protagonizar e também liderar as mudanças que temos visto no mundo, e isso passa por gestão e muito por uma visão de projetos. Então, acredito que isso tenha evidenciado no mercado publicitário esta disciplina.
Nesse contexto, a figura do Gestor de Projetos trará condições para que as agências e outros atores do mercado publicitário possam trilhar essa jornada de mudança com mais eficiência, porém, é importante ressaltar que a Gestão de Projetos deve ser encarada como um pilar da cultura organizacional e não apenas um “departamento”, ou seja, a Gestão de Projetos precisa ser encarada como disciplina transversal e todos precisam pensar de forma projetizada.
[DT] Nem sempre implantar o mindset da gestão de projetos na empresa é uma tarefa fácil. Que dicas você dá para as organizações e marcas que querem colocar esse processo em prática? Quais os principais desafios que essas empresas podem vir a enfrentar?
[RO] Trazendo um pouco da resposta anterior, entendo que a Gestão de Projetos precisa ser encarada como um pilar da cultura organizacional, então, de fato, não é uma tarefa simples essa mudança.
Mudar cultura é uma tarefa que exige esforço e resiliência, no final, estamos falando de pessoas que operam em um determinado modelo e precisam ressignificar esse modelo para um novo, o que não é uma tarefa fácil. Não estamos aqui falando apenas de mudar um ou mais processos frios ou implementar uma ou mais ferramentas, é uma mudança de comportamento e atitude das pessoas (principalmente), porém, é possível. Existem vários cases onde essa mudança aconteceu e trouxer resultados muito interessantes.
No meu trânsito nas empresas do mercado publicitário, principalmente as agências, eu identifiquei algumas questões muito similares em todas elas para a mudança acontecer. Listo abaixo o que eu percebi como os principais desafios que também servem como dicas para você (leitor) mapear em que cenário você está:
[DT] Você enxerga um futuro promissor para a gestão de projetos no Brasil? Que tipo de evolução podemos esperar para essa área?
[RO] Com certeza, não no futuro, mas sim agora! É uma disciplina essencial para qualquer empresa, e o mercado publicitário precisa se aproximar cada vez mais destes conceitos e aplicar no seu dia a dia. Atualmente, os conceitos e a filosofia Ágil têm provocado uma mudança no mundo corporativo (em todos os segmentos), e a publicidade não é alheia a esta transformação. Eu vejo que o mindset Ágil é um caminho que temos que acompanhar e, por isso, em 2019 o mood do Instituto Mestre GP é o Agile Advertising. O objetivo este ano é: em tudo que fizermos, aproximar os conceitos de agilidade do mercado publicitário.
Comentários