Segunda-feira, 16 de julho de 2018
Gerenciar um projeto que envolva uma mudança ou melhoria do negócio de uma organização é um grande desafio. Desenhar a melhor estratégia de UX (User Experience) exige um time multidisciplinar com visão de negócio, processos, experiência de usuário, design, tecnologia entre outros, além de normalmente nos deparamos com diversos obstáculos dentro da organização como cultura, medo da mudança, política e concorrência durante o projeto.
Com todas estas dificuldades citadas acima, o processo de planejamento para definir a melhor estratégia de UX para uma solução digital acaba sendo um caminho crítico normalmente e surgem dúvidas de como desenhamos todas as telas ou programamos diretamente em front-end o mais rápido possível. Prototipar o wireframe de todo o projeto antes de produzir o design ou rabiscar o mínimo necessário?
Com certeza, essas são dúvidas que todo Gerente de Projeto que já planejou e/ou executou um projeto que envolvia as etapas de User Experience, Design e Programação já teve. Encontrar as melhores respostas para o seu projeto é o que a La República, empresa do ecossistema Digital Business, particularmente chama de Estratégia de UX.
Gerenciar projetos digitais que envolvem etapas de Arquitetura de Informação e Design é um desafio quanto ao gerenciamento do escopo e do prazo. O retrabalho gerado por aprovações de materiais, retornos de feedbacks de patrocinadores em momentos diferentes dos previstos em cronograma e o caráter subjetivo que uma aprovação estética pode possuir são variáveis de difícil controle para um gerente de projetos.
Além disso, hoje em dia, existem milhares de ferramentas e metodologias para se executar um projeto deste tipo, e muitas delas garantindo o mesmo resultado final em relação ao escopo. Então, a definição de uma boa estratégia de UX durante o planejamento do projeto é cada vez mais importante para que o número de “variáveis incontroláveis” seja cada vez menor, e que tanto escopo quanto prazo se mantenham dentro de um controle de execução esperado.
Infelizmente, não existe uma fórmula ou método pronto para definir qual será a melhor estratégia para o seu projeto e, assim como boa parte da gestão de projetos, ela deve ser baseada em boas práticas, na sua experiência e, principalmente, no tipo de projeto que está sendo executado. Normalmente as mesmas estratégias tendem a funcionar para projetos do mesmo tipo com o mesmo perfil de cliente.
Alguns pontos que costumamos mapear em nossos projetos:
1 – Clientes que possuem um perfil mais tradicional nas etapas de aprovação de materiais ou que terão envolvimento de várias etapas internas de aprovação, provavelmente, exigirão o máximo de telas desenhadas para o projeto. Sendo assim, considerar a premissa de que apenas parte das telas do projeto será criada, pode ser um problema futuro quanto a escopo e prazo.
2 – Projetos de sistemas terão muito uso de formulários e tabelas de dados, e devem montar uma estratégia que envolva o menor tempo de Design possível, de preferência, na criação apenas de uma tela de referência de componentes.
3 – Na etapa de Planejamento, mapeie o entendimento do cliente sobre prototipação e wireframe. De preferência, mostre exemplos de protótipos de alta e baixa fidelidade e garanta, com os pontos de aprovação, o entendimento sobre o material previsto.
4 – Mapeie desde o início do processo quais os principais dispositivos que o projeto deve atingir (mobile, tablet, desktop, smartwatch). Preferencialmente, escolha um dispositivo principal para determinar o estilo geral do projeto e, para os demais necessários, crie apenas telas de referência.
Trabalhar em ciclos de trabalho ajuda a corrigir o modelo adotado para aumentar sua eficácia. Entenda as suas necessidades, compile qual estratégia você irá seguir e não esqueça de fazer, ao fim do projeto, uma retrospectiva para avaliar se a técnica adotada mapeou corretamente o perfil do cliente, e se o resultado de qualidade, escopo e prazo foi adequado.
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