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Não basta ser necessário, é preciso gerar valor

Qual é o papel do Marketing de Produto em uma empresa? Como um profissional desta área obtém destaque e reconhecimento?

 

Responder a primeira pergunta é fácil. Afinal, sempre podemos recorrer à teoria mais clássica do Marketing: os 4P’s de Kotler. Já no caso da segunda pergunta, a história é mais complexa.

Ao longo dos meus 10 anos de mercado, sempre fiz esses questionamentos. Pesquisei diversas tendências e, de forma precipitada, minha conclusão foi que eu precisava me tornar necessário e/ou essencial na rotina da empresa.

Em outras palavras, o sucesso seria alcançado quando as áreas de interface do Marketing dependessem diretamente da minha atuação. O resultado? Não precisou um ano se passar para que eu pudesse perceber o quão frágil, centralizador e pouco escalável era esse pensamento.

Conversando com os que haviam me precedido nesta função, percebi que o importante não era ser reconhecido pela falta que poderia fazer, mas sim, pela contribuição que a minha participação gerava àquele ambiente.

E aqui estamos! Por isso, quero compartilhar com você 5 ações para ir além do necessário e gerar valor para o seu produto:

 

1ª – Cative os funcionários envolvidos no processo

Se você não acreditar no seu produto ou serviço, como você quer que os outros acreditem? Em uma rotina cheia de processos e fluxos, muitas vezes o “algo a mais” se perde ou fica oprimido pelos “deveres” do dia.

Por exemplo: pense em um vendedor que precisa bater metas vendendo diversos produtos. Sabemos que isso é um dever. Porém, se você conseguir contagiá-lo e fazê-lo realmente acreditar em seus próprios argumentos, a segurança e o prazer com que o vendedor falará sobre o produto serão diferenciais intangíveis que, consequentemente, trará um aumento de produtividade bem tangível.

Quando fazemos um dever com prazer, a satisfação é atingida não somente quando cruzamos a linha de chegada, mas em todo o trajeto. Você já ouviu isso, não é mesmo?

 

2ª – Estabeleça canais direto com os times de “front”.

Aproxime-se dos pontos de contato que lidam diretamente com o seu cliente. Muitas vezes pagamos muitos “mil” reais para consultorias e empresas de pesquisa nos dizerem aquilo que áreas como o suporte técnico, vendas ou retenção já sabem. Por isso, é importante ouvir e valorizar os insights destas áreas para que possamos entender melhor a experiência do cliente durante seu ciclo de vida na empresa.

Isso significa que, próximos da área de retenção, podemos entender o cancelamento e suas motivações prévias. Já com o suporte técnico, é possível analisar as principais “dores” dos clientes na utilização ou consumo dos produtos e assim por diante. Na área de Marketing de Produtos, muitas vezes, definimos o que outras áreas precisam saber e deixamos de lado suas necessidades e contribuições.

 

3ª – Não subestime o poder de uma boa rede de contatos

Mesmo investindo em sistemas de gestão e monitoramento com exigentes SLA´s, não despreze as informações que as pessoas que estão envolvidas nos processos do ciclo de vida do produto ou serviço podem lhe proporcionar.

Estabeleça pontos focais nas áreas críticas da operação. Mas lembre-se que não basta apenas colocarmos todos dentro de uma sala quinzenalmente e solicitar milhares de relatórios. É preciso construir com cada um dos seus pontos focais uma rotina de verificação e ganhar confiança. Desta maneira, quando algo fora do comum acontecer, este ponto focal será o primeiro a compartilhar o ocorrido e, juntos, vocês podem buscar uma solução para o problema ou multiplicar o bom resultado.

 

4ª – Conheça seus números tão bem quanto você conhece o seu produto

A capacidade de armazenamento de informação varia muito de pessoa para pessoa. Sei bem disso, pois desde os meus 20 anos percebo que não posso contar com a minha memória. Minha dica é: monte um painel de controle, Dashboard ou, até mesmo, um book de produto, mas registre em um arquivo de fácil acesso os principais dados e resultados do seu produto e serviço.

Muitas vezes, quando estamos no começo de uma operação, não sabemos quais são “os principais indicadores de desempenho”, então comece com o registro de todos aqueles que julgar importante. Você pode começar com apenas 10 e depois, com o passar do tempo, você irá perceber os resultados que você mais consulta ou os números que o seu gestor mais utiliza na tomada de decisões estratégicas.

Desta maneira, você irá filtrar e refinar, a cada etapa do projeto, os resultados registrados e poderá desenvolver uma percepção mais aguçada sobre os efeitos de ação e reação. Um paralelo nerd que posso estabelecer aqui é com o filme Matrix: quando você entende seus números, muda o modo como você entende e interage com o seu produto ou serviço.

 

5ª – Apodere-se dos resultados do seu produto e serviço

Falando em efeito de ação e reação, não podemos assumir que a soma de fatores aleatórios fizeram com que seu produto ou serviço tivesse um ótimo ou péssimo resultado, pois, se for assim, suas ações se tornam dispensáveis e sabemos que não é assim que as coisas funcionam.

Uma vez que a rotina de coleta e análise de dados do seu produto foi estabelecida, o próximo passo é entender a relação ação x resultado. Para ilustrar essa questão, podemos fazer alguns questionamentos: a percepção de qualidade do seu cliente irá mudar se investirmos em mídias pagas? A alta do dólar faz com que o resultado de vendas melhore ou piore

São estas e muitas outras perguntas que devem ser feitas durante a fase de criação e acompanhamento de um projeto. É essencial entender quais “alavancas” devem ser acionadas para alcançar o objetivo estabelecido. Mesmo porque, quando seu gestor questioná-lo, sua resposta deve ser baseada em números e fatos, e não achismos ou suposições.

Não acredito que estes são os únicos modos de criar valor para o Marketing de Produto. Estas são apenas recomendações que recebi e guardei pelo caminho. Então, agora estimulo você a fazer o mesmo: escreva e compartilhe as ações que geraram um bom resultado ou reconhecimento em seus projetos.

Caso queira saber mais ou não concorde com uma de minhas recomendações, fale comigo! Quem sabe, a sua dúvida ou argumentação não vire um outro post? Afinal, eu também estou em busca de um melhor caminho para gerar valor! 🙂

é graduado em Administração pela Universidade Mackenzie; pós-graduado em Economia, pela formação conjunta da USP com a universidade de Grenoble/FR, e recentemente pós-graduado em Marketing Management, pelo Insper. Atua como Product Ower do portfólio Cloud na Locaweb, além de coautor do desconstrutivo.com e entusiasta do desenvolvimento por meio do encontro das ciências sociais e exatas.

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