Sexta-feira, 22 de julho de 2016
Uns dos novos recursos da Suite Google Analytics 360 é o Google Data Studio, um data workspace que permite a integração de dados de diferentes fontes para a construção de dashboards interativos.
É realmente muito fácil criar reports simples e altamente visuais para trazer informações relevantes sobre o dia-a-dia de um negócio on-line ou produto digital. A proposta do Google é que realmente os analistas sejam capazes de contar histórias através da visualização de dados.
Realizei um teste com a ferramenta e compartilho a seguir, imagens do passo-a-passo de criação de um dashbaord com KPI’s para e-commerce:
Nas primeiras interações será necessário aceitar os termos de uso, e também permitir que o Data Studio tenha acesso as informações de sua conta associada o Google Analytics e ao Google Drive, isso mesmo a UI do Data Studio é baseada em recursos do Drive ( Docs, Planilhas, Slides etc).
Eis que estamos no marco zero, prestes a contar uma nova estória, e acredite para um designer apaixonado por dados essa página em branco é realmente excitante.
Timidamente começamos a arrastar os primeiros itens de dados, aproveitei para escolhes KPI’s de e-commerce (transações, taxa de conversão, valor vendido e as principais fontes de tráfego).
Durante a montagem dos itens numéricos e gráficos uma série de métricas e dimensões ficam diponíveis na lateral direita, um campo de busca pode ser utilizado para encontrar mais rapidamente o item desejado.
Gráficos de linhas são excelentes para identificar variações (oscilações/anomalias) dentro de um grupo de informações, gráficos de pizza ajudam a identificar a representatividade de um item em meio ao todo, nesses casos evite de valores absolutos, porcentagens facilitam o entendimento.
Os gráficos são totalmente customisáveis, passivos de alteração de cor, tamanho, plano de fundo, posição da legenda, etc.
Ao finalizar a montagem do dashboard é possível compartilhar através de links com membros da equipe, existe também o modo de visualisação da tela que é controlada por uma flag no canto superior direito. Este é o resultado final do nosso dashboard de testes do Google Data Studio.
Logicamente o Data Studio tem outras funcionalidades que não estão nos exemplos. Até a data de publicação desse post a ferramenta não está disponível para usuário no Brasil, mas aguardamos ansiosamente pela liberação.
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É designer, especialista em web analytics atua em consultorias de análise e implementação projetos de analytics como Google Analytics, Omniture Adobe Analytics e Visual Website Optimizer, auxiliando equipes de UX, Marketing e BI com dados para otimizar interfaces e mensurar resultados. Atualmente presta consultoria para empresas como Wine.com.br, NET, Porto Seguro e HandMade UX.
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