Terça-feira, 12 de maio de 2020
Antes mesmo de entrarmos em itens relacionados a ações mais práticas como campanhas, é importante falarmos sobre uma etapa muito importante, que infelizmente passa batido em algumas empresas, a estratégia de marketing e vendas em si.
Quando entramos neste primeiro pilar, é preciso entender profundamente onde a empresa deseja chegar, tanto em relação às vendas, quanto ao seu posicionamento.
Um dos erros mais comuns que ocorrem são empresas que apenas “anunciam”, acreditando que simplesmente através destas ações, podem obter um bom resultado, deixando de lado etapas fundamentais do marketing.
A estratégia de marketing da sua empresa, precisa contemplar diversos fatores, tais como:
Definição de Público-Alvo – A definição do público que deseja atender é fator essencial em uma estratégia, portanto entender suas dores e desejos, fará com que você consiga se conectar de forma mais eficiente em sua comunicação.
Análise geográfica – Além do público-alvo, você precisa avaliar as regiões que de fato possuem aderência ao seu negócio e que você consiga operar de forma competitiva, muitas empresas acabam por trabalhar suas campanhas de forma abrangente, porém há uma limitação para entregar o produto, ou até mesmo um alto custo de frete.
Mix de Produto – Considerando que você possui o seu público definido e as regiões que consegue atender mapeadas, defina muito bem o seu mix de produto.
Canais de comunicação e suporte – Por onde você irá se relacionar com o seu cliente?
Meta de vendas – O quanto pretendem faturar em um determinado período? Quebre esta meta em trimestres e acompanhe o crescimento de acordo com as ações de marketing.
Orçamento – Definia de forma objetiva o seu orçamento anual, algumas empresas alocam até 10% do seu faturamento em seu próprio marketing.
Com estas informações definidas, você conseguirá evoluir de maneira mais assertiva, quando iniciar suas campanhas de marketing digital.
Saber para quem vender, como entregar e o quanto estão dispostos a pagar, é essencial para todo negócio.
Caso não esteja familiarizado com o termo, os canais de aquisição nada mais são que canais que geram tráfego para o seu e-commerce e como consequência ajudam a converter um percentual desses visitantes em vendas.
Como média de mercado, nós costumamos utilizar no Brasil uma métrica de 1% de taxa média de conversão geral do e-commerce somando todos os canais.
Abaixo falarei de forma detalhada sobre eles e como eles funcionam dentro de uma estratégia de marketing e vendas, procurei separar a nomenclatura com base no Google Analytics.
Este canal representa a origem de visitantes através de campanhas realizadas no Google, tais como os famosos links patrocinados.
Neste caso, se o mercado em que você atua, produtos e até mesmo a sua marca possuí buscas, é muito importante que esteja presente neste canal.
Em uma estratégia ele é praticamente utilizado com o objetivo principal de venda, isso porque a maioria das equipes de marketing consideram que as visitas geradas através dele, são pessoas mais próximas ao momento de compra, diferentemente das que se originam via redes sociais, onde estão em fase de reconhecimento.
Assim como os links patrocinados o orgânico é um canal de aquisição que pode tanto contribuir com vendas diretas, como posicionamento e reconhecimento de marca.
Praticamente quando você se utiliza de uma estratégia de SEO e conteúdo, o posicionamento das páginas fazem com que você absorva tráfego de forma orgânica para o seu e-commerce, ou seja, o custo pelo visitante e até mesmo o custo de aquisição de uma venda originada deste canal, tende a ser menor.
Atuar com estratégia de SEO e marketing de conteúdo ajudaram ainda mais na aquisição de clientes e controle o CAC (custo de aquisição de clientes).
O Canal direto nada mais é que o tráfego originado diretamente pela sua URL, ou seja, quando o cliente literalmente digita o seu site.
Neste caso, o custo por este visitante é ainda mais baixo, visto que a maioria das pessoas que realizam uma conversão através deste canal, possuem a sua marca na mente e de fato buscam através da marca, não apenas o produto em si.
O que você notará ao longo do tempo, é que todas as estratégias aplicadas em redes sociais e conteúdo com foco no fortalecimento da marca, farão com que este canal cresça, exponencialmente.
No canal social geralmente medimos o fluxo de acessos originados através das redes sociais, tais como Facebook e Instagram.
Estratégias dentro do social, podem ser tanto direcionado para fortalecimento de marca, quanto conversão e vendas e até mesmo retenção através de remarketing.
O que pode ajudar e obter uma boa performance nestes canais sociais, é a estratégia de conteúdo atrelado a mídia, lembre-se que as pessoas não estão nas redes sociais para comprarem algo, mas sim para consumir conteúdo e interagir entre si.
Um fator que uma empresa de sucesso considera no momento de adotar as redes sociais como um canal de aquisição é entender exatamente o contexto dela, considerando que você já possui bem claro o perfil do seu cliente, desenvolva conteúdo útil e utilize estas plataformas para entregar este conteúdo e gerar engajamento e ao mesmo tempo tráfego para o seu e-commerce.
O e-mail é considerado um dos canais de aquisição mais eficientes, além do que, pode ser utilizado como um canal de retenção e relacionamento com a base de clientes.
Uma boa prática é trabalhar réguas de relacionamento específicas para a sua base, ou seja, não trate toda ela como se fosse um único perfil de pessoas, as pessoas possuem interesses específicos em seu leque de produtos, ofereça o que realmente importa para ele.
Desta forma, quando utilizamos de uma estratégia de CRM eficiente para o e-commerce, o e-mail serve como um canal onde entregaremos uma comunicação personalizada para cada cliente, tornando o processo mais efetivo e fazendo com que tenhamos uma melhor taxa de conversão.
Links de referência são fontes de tráfego originadas de outras formas, além dos canais de que falamos anteriormente, muitas das vezes são sites, portais que podem direcionar o fluxo de acesso diretamente para o nosso link.
Muitas estratégias de parceria contribuem com o aumento de visitas através deste canal, possuir bons parceiros para troca de links e criação de promoções, contribuirá com o crescimento de tráfego vindo deste canal e consequentemente conversões em vendas.
Na grande maioria das vezes as redes de display vinculam o seu anúncio em sites parceiros, sempre no formato visual em banners.
É importante entendermos que em muitos casos estratégias através deste canal, acabam servindo como geração de tráfego e até mesmo awareness, fortalecendo o reconhecimento da marca.
Existe também a possibilidade de criação de estratégias através de redes de afiliados, em muitos casos possuem um excelente custo/benefício, pois dessa forma você pode construir ofertas específicas e combinar comissões para esta rede.
Na maioria dos casos as redes de afiliados possuem diversas pessoas na qual se interessam pelo seu produto, principalmente por ter aderência ao público-alvo na qual trabalham o seu conteúdo, muitos divulgam a sua oferta no seu próprio blog, portal ou site, fazendo com que você tenha mais uma fonte de tráfego e venda.
Para toda ação de marketing, precisamos definir os indicadores que iremos monitorar para entender se estamos tendo um bom desempenho ou não.
Indico que você separe em dois tipos:
● Tráfego
● Taxa de Conversão
● Ticket Médio
● Receita
● ROI
● Alcance
● Engajamento
● Interações
● Busca pela marca
● Usuários únicos
É importante esta separação para que você não misture os resultados, e acabe tomando decisões equivocadas, portanto seguir esta linha de pensamento te ajudará muito.
Todos negócio de sucesso é construído com muito trabalho e dedicação, o e-commerce não é diferente.
Realizar a gestão de um e-commerce, exige tempo, dedicação e o mais importante visão de longo prazo. Algumas empresas infelizmente acabam por não esperar um prazo adequado para colher estes resultados.
Portanto planeje o seu negócio com uma visão de pelo menos 12 meses, construa uma boa audiência e melhore os processos do seu negócio.
CEO e Fundador da Ciclo E-commerce, atua aproximadamente 8 anos no segmento de marketing digital, neste tempo atuou com diversos modelos de negócio, desde empresas B2B, startups e varejistas.
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