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E-commerce: o que você precisa saber antes de criar um negócio online

Os benefícios de criar um negócio online superaram as dificuldades que o isolamento social impôs sobre aqueles que ansiavam por uma vida melhor no último ano. Mas você entende o que é o e-commerce na prática? Sabe quais são os passos a serem seguidos para desenvolver uma loja virtual de sucesso?

Neste material, entenda o que é o e-commerce e confira as vantagens e desafios enfrentados na hora de criar um comércio digital, para que você saiba como e por onde começar:

 

O que é o e-commerce?

O e-commerce ou o comércio digital nada mais é do que um conjunto de interações entre o consumidor e uma loja ou prestador que disponibiliza os produtos e serviços via web. Essa relação pode ser feita nos sites de lojas virtuais ou nas próprias redes sociais (como Facebook e Instagram). 

E esse termo ganhou destaque no último ano, visto que muitas empresas sofreram muito prejuízo enquanto a pandemia dificultava as internações num ambiente físico.

 

O que eu preciso saber sobre o negócio digital?

Embora os recursos digitais permitam uma enorme facilidade na criação de uma loja virtual,  é importante estar atento aos detalhes que fazem toda diferença na hora de gerar resultados reais:

Conheça seu nicho e segmento de atuação.

Isso vai garantir que as estratégias utilizadas sejam favoráveis aos investimentos realizados, pois a compreensão do mercado possibilita uma boa performance. 

Esteja presente. 

Os aspirantes do empreendedorismo já estão cansados de ouvir que um consumidor precisa ser colocado num pedestal, mas isso não é por acaso: hoje, a experiência do usuário é um fator determinante no destaque em relação a outras marcas. 

Tenha um plano de ação muito bem estruturado. 

Não adianta sonhar com um mundo perfeito e cheio de retornos financeiros, se não há um parâmetro muito bem organizado a ser seguido para alcançar os objetivos finais.

 

Qual plataforma utilizar para criar uma loja online?

Como muitos sabem, a criação de um site para vender online não depende mais dos conhecimentos de um desenvolvedor da web. Isso porque as plataformas disponíveis no mercado são capazes de entregar toda solução e suporte necessários para o sucesso do seu comércio; entre elas:

 

 

Vale ressaltar que a maioria dos serviços disponibilizados nessas plataformas são pagos, como a possibilidade de renomear o URL do site sem o sufixo, um layout mais flexível ou produtos ilimitados dentro do site. 

Nesse caso, se o orçamento está apertado e você pretende criar uma loja grátis, sem maiores dores de cabeça ou a necessidade de criar um site, de fato, experimente utilizar as ferramentas oferecidas pelo Facebook e Instagram for business.

 

E quais as vantagens de criar um e-commerce?

O e-commerce desempenhou um papel fundamental na vida de inúmeros empreendedores pelo Brasil. Para muitas lojas e atuantes autônomos, esta foi a única alternativa encontrada para não perder toda fonte de renda durante o período de quarentena. Mas quais são as vantagens oferecidas por esse tipo de comércio? 

  • A venda está a um clique de distância. Com anúncios bem direcionados e um marketing digital adequado, não há mais nada que o impeça de realizar uma venda, especialmente quando falamos sobre horários e os locais de atuação, comprometidos pela pandemia.

 

  • Redução no custo para manter o negócio. Funcionários, contas de luz, uma bela estrutura… Nada disso precisa ser levado em conta na hora de criar um negócio digital, já que todo espaço da loja é disponibilizado nas plataformas da web. 

 

  • O número de pessoas que visitam sua loja online é tremendamente maior que em um espaço físico. Além disso, um site de vendas pode atingir pessoas de todo Brasil ao invés do público limitado àquela região.

 

  • Controle e análise de resultados. Com as ferramentas disponibilizadas no meio digital, é possível entender como seu comércio está impactando — ou não — o seu público-alvo e quais são as melhores formas de atuação a partir dessa coleta e observação de dados. 

É possível inovar e se adaptar às novas tendências rapidamente. Um grandíssimo diferencial em relação a uma loja física, pois o espaço digital pode ser facilmente modificado a qualquer momento.

 

Os desafios encontrado pelo caminho:

Apesar de ser a principal alternativa para continuar lucrando em tempos de pandemia, nem tudo são flores. Por isso, atente-se aos principais problemas que podem surgir durante a criação do seu comércio digital e como enfrentá-los: 

 

  • A visualização do produto é um pouco mais difícil quando se trata da internet, assim, as imagens e descrições utilizadas devem ser cuidadosamente pensadas a fim de promover a maior sensibilidade do consumidor e transmitir confiança.

 

  • Os atrasos nas entregas podem gerar uma insatisfação das grandes. Dessa forma, pesquise muito bem: transportadores, serviços de motoboy, correios… Cada canto do Brasil possui suas próprias particularidades quanto aos serviços de envio. 

 

  • Às vezes, a comunicação falha. Isso é natural, já que a internet pode dificultar um contato mais pessoal com os clientes. Diante disso, é importante contar com uma minuciosa seleção de palavras que transmitam a mensagem da maneira mais clara e individual — um marketing humanizado é importantíssimo nesse processo.

 

Por fim, tratar de todas essas questões sem ajuda especializada pode ser um enorme desafio. Para isso, a Agência Zíriga propõe soluções que vão desde a criação de sites para montar uma loja online às estratégias utilizadas para alcançar bons resultados e garantir uma boa performance.

Mirko Mayeroff

Mirko Mayeroff é formado em Administração pela PUC com especialização em Marketing. Tem MBA em Negócios Digitais Integrados pela UFRJ e treinamentos no Brasil e EUA pela Naspers. Um dos pioneiros na área do comércio eletrônico no Brasil, iniciou sua carreira no e-commerce do UOL e BOL. Passou por TeRespondo, Yahoo, Webtraffic e Superdownloads. Após 6 anos no Buscapé cuidando de Lomadee, algumas startups e BizDev, hoje é sócio da Agência Ziriga, fundador do comparador de preços Buscaya no México e BizDev Advisor no Gr1d.io. Atua como mentor de startups, conselheiro do Digitalks e palestrante em faculdades e eventos pelo Brasil e Latam.

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