Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
Os benefícios de criar um negócio online superaram as dificuldades que o isolamento social impôs sobre aqueles que ansiavam por uma vida melhor no último ano. Mas você entende o que é o e-commerce na prática? Sabe quais são os passos a serem seguidos para desenvolver uma loja virtual de sucesso?
Neste material, entenda o que é o e-commerce e confira as vantagens e desafios enfrentados na hora de criar um comércio digital, para que você saiba como e por onde começar:
O e-commerce ou o comércio digital nada mais é do que um conjunto de interações entre o consumidor e uma loja ou prestador que disponibiliza os produtos e serviços via web. Essa relação pode ser feita nos sites de lojas virtuais ou nas próprias redes sociais (como Facebook e Instagram).
E esse termo ganhou destaque no último ano, visto que muitas empresas sofreram muito prejuízo enquanto a pandemia dificultava as internações num ambiente físico.
Embora os recursos digitais permitam uma enorme facilidade na criação de uma loja virtual, é importante estar atento aos detalhes que fazem toda diferença na hora de gerar resultados reais:
Conheça seu nicho e segmento de atuação.
Isso vai garantir que as estratégias utilizadas sejam favoráveis aos investimentos realizados, pois a compreensão do mercado possibilita uma boa performance.
Esteja presente.
Os aspirantes do empreendedorismo já estão cansados de ouvir que um consumidor precisa ser colocado num pedestal, mas isso não é por acaso: hoje, a experiência do usuário é um fator determinante no destaque em relação a outras marcas.
Tenha um plano de ação muito bem estruturado.
Não adianta sonhar com um mundo perfeito e cheio de retornos financeiros, se não há um parâmetro muito bem organizado a ser seguido para alcançar os objetivos finais.
Como muitos sabem, a criação de um site para vender online não depende mais dos conhecimentos de um desenvolvedor da web. Isso porque as plataformas disponíveis no mercado são capazes de entregar toda solução e suporte necessários para o sucesso do seu comércio; entre elas:
Vale ressaltar que a maioria dos serviços disponibilizados nessas plataformas são pagos, como a possibilidade de renomear o URL do site sem o sufixo, um layout mais flexível ou produtos ilimitados dentro do site.
Nesse caso, se o orçamento está apertado e você pretende criar uma loja grátis, sem maiores dores de cabeça ou a necessidade de criar um site, de fato, experimente utilizar as ferramentas oferecidas pelo Facebook e Instagram for business.
O e-commerce desempenhou um papel fundamental na vida de inúmeros empreendedores pelo Brasil. Para muitas lojas e atuantes autônomos, esta foi a única alternativa encontrada para não perder toda fonte de renda durante o período de quarentena. Mas quais são as vantagens oferecidas por esse tipo de comércio?
É possível inovar e se adaptar às novas tendências rapidamente. Um grandíssimo diferencial em relação a uma loja física, pois o espaço digital pode ser facilmente modificado a qualquer momento.
Apesar de ser a principal alternativa para continuar lucrando em tempos de pandemia, nem tudo são flores. Por isso, atente-se aos principais problemas que podem surgir durante a criação do seu comércio digital e como enfrentá-los:
Por fim, tratar de todas essas questões sem ajuda especializada pode ser um enorme desafio. Para isso, a Agência Zíriga propõe soluções que vão desde a criação de sites para montar uma loja online às estratégias utilizadas para alcançar bons resultados e garantir uma boa performance.
Mirko Mayeroff é formado em Administração pela PUC com especialização em Marketing. Tem MBA em Negócios Digitais Integrados pela UFRJ e treinamentos no Brasil e EUA pela Naspers. Um dos pioneiros na área do comércio eletrônico no Brasil, iniciou sua carreira no e-commerce do UOL e BOL. Passou por TeRespondo, Yahoo, Webtraffic e Superdownloads. Após 6 anos no Buscapé cuidando de Lomadee, algumas startups e BizDev, hoje é sócio da Agência Ziriga, fundador do comparador de preços Buscaya no México e BizDev Advisor no Gr1d.io. Atua como mentor de startups, conselheiro do Digitalks e palestrante em faculdades e eventos pelo Brasil e Latam.
Comentários