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Digital PR para SEO: o link building nunca mais será o mesmo

Estratégia surge para dar ao link building ações mais robustas em prol do awareness e ganho de autoridade de uma marca

 

Quem trabalha com link building há muito tempo, sabe que ele muda constantemente. Mas, eu diria que essa nova roupagem foi a evolução mais aparente pela qual a estratégia passou… ou melhor: vem passando. 

Mas, vamos entender do começo para ficar mais simples.

 

O que é Digital PR?

É um método de comunicação cujo objetivo é ter o seu material divulgado em blogs e portais de alta qualidade e, com isso, ganhar links importantes para o site. 

O Digital PR ajuda no que diz respeito a atingir os prospects no site que eles leem, no podcast que eles ouvem ou nas redes sociais que eles seguem. 

É um ponto mais robusto que visa, não apenas os links, mas também todo o ganho de autoridade de um site dentro do seu nicho de atuação. 

 

Quais são os benefícios de uma boa estratégia de Digital PR

O que podemos levar em consideração agora? Será que é difícil de fazer? Antes de explicar, temos que afirmar o seguinte: O Digital PR veio para ficar e você precisa se reciclar se quiser manter sua autoridade, ou conquistar um espaço entre os concorrentes. 

Com o Digital PR, você conseguirá:

  • Construir uma relação mais próxima com o público-alvo, que vai ver o material divulgado em blogs e jornais de maior abrangência. 
  • Estabelecer a autoridade no nicho de atuação. Quanto mais o Google vai vendo as suas divulgações, mais ele vai entendendo que o seu site é autoridade. 
  • Aumentar o tráfego de referência, pois ao sair em jornais mais relevantes, as chances de ganhar um clique são maiores. 
  • Melhorar o SEO: esse pode ser um dos pontos mais essenciais. Quanto mais links de qualidade são divulgados, mais as suas estratégias de SEO ganham notoriedade
  • Melhore a imagem da sua marca: Quanto mais você ganhar exposição, mais conhecido o seu site estará em ambiente digital. 

 

Qual a diferença entre Digital PR e Link Building

Aí é que talvez esteja o pulo do gato. Não existe bem uma diferença entre um e outro. Eu consideraria como uma evolução de um para outro. 

O link building comum, aquele em que se faz guest posts para compartilhar com blogs e jornais medianos, não vai mais funcionar. Não adianta se esforçar que o Google já entendeu que isso não é mais efetivo. 

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Por isso, o Digital PR chega como uma evolução desse processo. Ao invés de partilhar apenas guest posts, temos pesquisas, entrevistas… enfim, conteúdos que realmente impactam o mercado de atuação e que valha a pena ser compartilhado. 

Um outro ponto é: as assessorias de imprensa comuns estão vindo para o ambiente digital e trazendo o Digital PR como algo que é novidade. Mas, de certa forma, pare para pensar que não é tão novo assim. 

Há algum tempo, nos SEOs, sabemos que os guest posts sem um objetivo maior por trás não representam tanto. Então, as áreas de link building das agências de SEO, já trabalham com Digital PR a mais tempo do que ele começou a virar burburinho. 

E é aí que está o segredo. O link building não deixa de existir, não morre, como muitos falam. Ele se adapta à necessidade do usuário digital de sempre querer algo mais. 

Veja, todos somos impactados, diariamente, com uma enxurrada de conteúdos, seja em formato de vídeo, imagens, texto ou skets de redes sociais. 

O que realmente chama a nossa atenção? O que faz a gente parar para ler, ver, consumir ou assistir? É isso. Quanto mais diversos e criativos nós formos, mais teremos a atenção deste usuário. No fim das contas, mais links para o site… e melhoria nas ações de SEO

 

Como ter sucesso em uma estratégia de Digital PR?

Aqui vai afunilando e ficando mais complicado, né? Nem tanto. O que eu diria: para ter sucesso você precisa criar um modelo de parceria com jornalistas. Sim, são eles que vão ditar se sua matéria vai ser publicada, ou não. 

Só que tome muito cuidado. Não tente forçar uma relação com os caras e não seja superficial. É mais questão de amizade mesmo, sabe? De sair para o bar, de conversar pelas redes… de fazer parte dos acontecimentos. 

Não precisa, também, tirar coelhos da cartola para ações. Sabe, tentar ter aquela ideia mais criativa, que ninguém nunca teve? Isso é ótimo, claro. Mas, tente começar pelo começo: entenda o seu cliente, o cenário no qual ele está inserido e quem é o público-alvo dele. E aí, use 2 públicos: os jornalistas que gostariam de divulgar e o público que vai mesmo consumir. 

Eu não vou dar todos os segredos aqui. Estou preparando um material rico que vai te ensinar o passo a passo para montar uma estratégia efetiva. Fique de olho que essa é a minha promessa para o Digitalks deste ano! 

Aqui na Hedgehog Digital, temos alguns cases e algumas ideias que vão te ajudar, e muito. Quer ter uma estratégia de Digital PR que vai deixar o link building no chinelo? Vem comigo, que no caminho eu te explico!

 

Jornalista, link builder, head de Conteúdo e Link Building na Hedgehog Digital, com 9 anos de experiência do marketing em ambiente digital. Estudiosa do comportamento humano em ambiente digital e adesão de novas tecnologias. Comunicóloga.

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