Sexta-feira, 13 de novembro de 2015
O mercado digital está cada vez mais complexo e dinâmico. Ok, nenhuma novidade, certo? Até outro dia, mídia programática era um bicho de sete cabeças junto com siglas e nomes estranhos pertencentes a este ecossistema como RTB, DMP, Ad Exchanges, entre tantos outros. Hoje esta modalidade de compra de mídia é a bola da vez, e anunciantes, agências e publishers estão ávidos para conhecer as novidades, oportunidades, benefícios e riscos.
Listamos abaixo seis dicas que devem ser levadas em conta nas estratégias de veiculação das campanhas publicitárias em DSP mobile:
o O mundo está mobile e o consumo de conteúdo também. Em 2013, por exemplo, de acordo com a consultoria IDC, foram comercializados 35,6 milhões de smartphones no Brasil, alta de 123%. No mesmo período a venda de tablets no País teve alta de 157% com 8,4 milhões de unidades vendidas. Por outro lado, a venda de PCs teve queda de 10% com 13,9 milhões de computadores comercializados
o Diferente das plataformas originalmente web, as DSPs mobile nascem 100% mobile e programática. O inventário conta com sites e aplicativos em suas Ad Exchanges totalmente adaptados a dispositivos móveis
o Uma DSP Mobile oferece geolocalização precisa, baseada no latitude e longitude e na identificação do aparelho, não em cookies
o É possível segmentar as campanhas por localização, tipo de device (por exemplo, iPhone 5S), sistema operacional (Android, iOS, etc), operadora, sites visitados previamente, aplicativos utilizados, categorias de aplicativos, dia e horário do dia. Além disso, é possível segmentar o público por comportamento, contexto, horário, condição climática, entre outros
o Plataformas com soluções de real-time targetingpossibilitam a visualização de métricas em tempo real e insights sobre a audiência, permitindo que as empresas possam entregar e adaptar a sua mensagem e, ao mesmo tempo, maximizar o desempenho e ROI em suas campanhas
o Como um esporte, a melhor maneira para se obter os melhores resultados é praticar. Anunciantes e agências devem empenhar esforços no entendimento de como opera a ferramenta para extrair as melhores oportunidades na veiculação de campanhas. Há que se arriscar, testar, mensurar e aprender. A solução DSP mobile requer este aprendizado constante das marcas e agências para aperfeiçoar o seu uso.
É fundamental levar em conta tais critérios no momento de decisão sobre como veicular sua próxima campanha publicitária e garantir a melhor relação entre custo e benefício para as marcas endereçarem suas mensagens ao público-alvo.
é um empresário Digital, fundador da Adsmovil e Bea Digital. Levou companhias de propaganda para a América Latina. Mais de 15 anos de experiência no comércio eletrônico digital e no campo de anúncios mobile, Marketing de Internet, comércio eletrônico, publicidade online, publicidade móvel, Estratégia de Negócios, Plataformas online de Desenvolvimento de Negócios. Trabalhou em vários países da América Latina, como Search Engine marketing, mídia Online, social Media.
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