Quarta-feira, 22 de abril de 2015
A 104ª edição da Retail’s Big Show, considerada como a maior mostra de varejo do mundo e promovida pela National Retail Federation (NRF), apresentou uma das grandes tendências para o varejo: a mudança no perfil do consumidor.
Todos os profissionais que trabalham no segmento já devem ter notado que as evoluções tecnológicas, principalmente àquelas ligadas com a popularização dos smartphones e o acesso facilitado à internet, fizeram com que os usuários se tornassem mais interativos em relação a todo o processo de compra.
A chamada “nova geração” do varejo possui mais confiança para comprar através de lojas virtuais, o que foi muito importante para que os empresários passassem a incluir esse novo perfil de cliente em suas estratégias, constatando que, na situação atual do mercado, é preciso integrar os ambientes físicos e online para garantir espaço entre a concorrência e não ficar para trás.
A ligação entre o físico e digital (chamada estratégia multicanal) é cada vez mais presente no varejo – e não poderia ser diferente. Lojistas precisam estar preparados para promover a melhor experiência de compra aos seus clientes, satisfazendo suas necessidades e seus interesses.
No mercado atual, não basta oferecer o produto. Consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam muito mais de uma empresa, portanto é preciso investir no atendimento, inaugurando atitudes personalizadas para cada perfil de cliente. O consumidor quer ter a possibilidade de optar, escolher, pesquisar, interagir e customizar aquilo que compra de acordo com o que for mais adequado para ele.
A web influencia grande parte do processo de compra e, mesmo que a mesma não seja concluída em uma loja virtual, muitos consumidores utilizam a internet para pesquisar produtos, analisar a reputação de empresas, buscar a opinião de outros consumidores, procurar as condições da concorrência, aprender a utilizar o produto, entre outras atividades.
É por isso que você, caro lojista, precisa estar preparado para surpreender clientes, oferecendo produtos, serviços e atendimento de qualidade, que supere qualquer expectativa. O interessante é que haja um equilíbrio: dar ao consumidor tudo que ele precisa e deseja, mas também deixar que ele continue participando ativamente de todo o processo de compra. Boa sorte!
é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.
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