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Como você lida com a reputação online da sua marca?

Técnica de gerenciamento torna sua empresa mais reconhecida na internet. Saiba como aplicar

 

foto. Homem de terno preto e gravata azul. Só o seu tronco esta´na imagem não vemos os seu rosto. Com a mão ele toca uma estrela. Na imagem também há 4 outras estrelas brancas..

Na era digital, não é segredo que o aumento da reputação de uma marca está ligado diretamente com sua presença online. Todo negócio, especialmente aquele que opera localmente, deve cultivar sua presença na internet para reforçar sua marca.

Agora, os clientes têm o poder de compartilhar suas experiências com a empresa por meio de websites como Google, Booking.com e Facebook. Basicamente, a manutenção correta destes diretórios se dá pelo trabalho de SEO Local.

 

Comentários online importam

Há muitas razões pelas quais um cliente pode deixar um comentário sobre uma empresa. O hábito deveria ser comum, no entanto, nem todas as pessoas compartilham suas experiências. O incentivo das lojas, nesse sentido, é fundamental.

Um estudo recente descobriu que um a cada três clientes que compartilham um comentário negativo seguido de uma experiência ruim com a empresa. Frequentemente, esse tipo de perfil busca documentar publicamente suas experiências negativas sobre o produto ou serviço da empresa.

As avaliações negativas podem se tornar um grande problema para a empresa quando possíveis clientes as utilizam para decidir se vão ou não visitá-la. De acordo com uma pesquisa americana, Dimensional Research, 90% dos entrevistados reportaram que leram os comentários online para determinar a qualidade da empresa local.

 

Quais são os resultados?

Enquanto as avaliações positivas podem impulsionar a popularidade e o crescimento da empresa, o contrário pode comprometer a reputação e as vendas.

Mas isso não é tudo. Essa prática também impulsiona a influência nos resultados das pesquisas locais online. Isso pode ajudar a companhia a ter uma alta colocação no Google e do Google Maps, por exemplo. Ultimamente, por meio destas plataformas que as pessoas estão confiando nas empresas.

No entanto, é surpreendente a quantidade de companhias que não se envolvem com os clientes ao responderem os comentários nos diretórios do Google Meu Negócio, Facebook, etc. Isso é uma grande oportunidade perdida.

Com a prática, é possível aprender com o cliente sobre a sua empresa, reforçar sua marca e construir um longo relacionamento com eles.  Além disso, cerca de 50% dos consumidores esperam uma resposta em até 7 dias ou menos. Os clientes não apenas gostam de uma resposta, mas também eles esperam uma.

Agora imagine uma rede de franquias que investe tempo e dinheiro no treinamento de funcionário, protocolos de atendimentos e suporte e simplesmente ignora os comentários reais de pessoas que tiveram experiências em cada estabelecimento da marca.

Uma chance de ouro sendo deixada de lado. A marca não só perde as avaliações negativas e a chance de aprender com eles, mas também a chance de identificar oportunidades de crescimento e novas tendências por meio do que mais interessa a elas: o cliente.

 

Fundador da Gear SEO, Rodrigo tem mais de 10 anos de experiência em Marketing Digital, atuando com e-commerce e serviços. Formado em Gestão de Negócios na FGV e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP. Possui conhecimentos em canais de aquisição (SEO, SEM, Social Media, Affiliates, Email Marketing), Plataformas de comércio eletrônico, Análise e mensuração de resultados. Atualmente coordena projetos focados em SEO e SEO Local através da Gear SEO.

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