Quinta-feira, 02 de novembro de 2017
Hoje vou falar de um assunto muito importante nos dias de hoje para o profissional de marketing, o valor da visualização de dados e como ela pode melhorar nos auxiliando na tomada de decisão das estratégias da empresa.
Tenho uma breve história para te contar. Logo no início da minha carreira, quando ingressei em uma agência digital, recebi um e-mail de um cliente com dúvidas sobre os dados visualizados no relatório e como eu poderia ajudá-lo a interpretar da maneira correta as informações para que assim ele conseguisse alocar os recursos para ações que pudessem gerar maiores resultados.
Para mim e a equipe da agência, os gráficos e dados visualizados pareciam fáceis de serem interpretados, mas neste momento aprendi o quão importante é sair da própria visão e tentar olhar por outro ângulo. A ficha que caiu na minha cabeça foi a seguinte: “imagine, pois além dessa pessoa que me solicitou ajuda, outras pessoas dentro da empresa poderiam passar pela mesma dificuldade ao olhar os meus relatório, e pela interpretação falha poderiam tomar decisões erradas”. Por isso que a partir desse dia vi o quanto é importante ter uma visualização de dados que eu chamo de “democrática” que é o que trata este artigo.
Um dos artigos que me inspirou a falar sobre esse assunto é uma publicação feita há alguns anos atrás da Gizmodo sobre como são feitos os gráficos enganosos, nesse texto eles abordam o tema sobre a visualização de dados direcionado a questões políticas e econômicas, como neste exemplo:
“Globo News foi além: colocou um eixo y começando em 4% sem deixar isso claro, e ainda errou a última barra, fazendo 5,91% parecer maior que 6,50%.”
Para não perdermos o fio da meada, esse é com certeza uma das situações que podem ocorrer no seu dia a dia no universo do marketing, se você não possuir experiência e nem crítica sobre as informações que estão sendo apresentadas, a decisão errada sempre será o caminho, por isso, abaixo separei alguns estudos sobre o poder da visualização de dados:
“… a menos que as nossas palavras, conceitos, ideias são viciadas em uma imagem, eles vão entrar por um ouvido, passar através do cérebro, e sair pela outra orelha. Palavras são processados por nossa memória de curto prazo, onde só podemos reter cerca de 7 bits de informação (mais ou menos)
É por isso, aliás, que temos números de telefone de sete dígitos. Imagens, por outro lado, vão diretamente para a memória de longo prazo onde elas estão gravadas”.
Já o psicólogo Albert Mehrabian mostrou que 93% da comunicação entre os seres humanos está na área não-verbal. Há estudos que indicam que a linguagem é decodificada em um nível linear, enquanto as imagens são decifradas em um nível simultâneo. Isto significa que uma imagem pode ser imediata, enquanto língua requer tempo para analisar. Visualização de dados te permite pular para a parte mais interessante das informações, economizando tempo e permitindo que o próximo passos sejam focamos no desenvolvimento de soluções.
Agora que você já conhece a importância da visualização de dados, saberia dizer quais são os tipos de análises que você poderá aplicar?
Não? Bom, existem 4 tipos comuns de análises que você poderá utilizar, são elas:
Análise descritiva: esse tipo de análise se baseia em dados históricos, geralmente respondendo a pergunta como “O que aconteceu na performance das campanhas em janeiro de 2017?”.
Análise de diagnóstico: esse outro modelo de análise busca entender os motivos dos resultados atingidos, como “Por que as vendas caíram na busca paga e subiram na busca orgânica em janeiro de 2017?”.
Análise preditiva: esse é um modelo que tem ganhado grandes adeptos por conta de novas tecnologias como o Big Data que consegue construir fórmulas complexas de análise para tentar prever acontecimentos, compilando dados históricos e atuais. E tentando responder perguntas como a tendência de resultados.
Análise prescritiva: semelhante ao modelo de análise anterior, porém com objetivos diferentes, a análise prescritiva tenta trazer informações sobre as consequências que os resultados futuros podem ter no negócio como impacto nas vendas, tipos de produtos que podem possuir queda ou alta nas vendas e etc.
Após conhecer os tipos de análises, você basicamente já sabe as perguntas que poderão ser feitas para os seus relatórios.
Esse assunto pode parecer primário, mas muitos profissionais não sabem por que existe cada tipo de gráfico e qual tipo de insights eles podem trazer para interpretação dos dados, por isso vamos entender como usá-los para ajudar na visualização dos seus dados.
Colunas
Sempre quando desejar comparar quantidades ou valores efémeros, a utilização do gráfico de colunas é a melhor maneira de representar os seus dados, seja ele na versão vertical ou horizontal. Digamos que você deseja acompanhar em seu e-commerce a quantidade média de produtos vendidos diariamente.
Linhas
Se você deseja avaliar os fenômenos em um espaço de tempo, seja, a evolução ou queda de uma determinada métrica de marketing, o gráfico de linhas conseguirá te auxiliar. Vamos dizer que o seu objetivo seja analisar o tráfego orgânico do seu site X quantidade de vendas.
Pizza
O melhor gráfico para analisar a representatividade, pois sempre utiliza os dados a partir de um todo. Um exemplo para a adoção desse gráfico em seu relatório seria a análise da representatividade de cada canal digital em seu faturamento.
Áreas
Quer avaliar mudanças ou comparar dados ao longo do tempo? Esse gráfico consegue te ajudar na interpretação de diversas informações como a análise da curva ABC que tem como objetivo avaliar itens mais vendidos ou até mesmo clientes que mais consomem produtos do seu negócio.
Assim como os gráficos apresentados anteriormente, existem outros diversos, como tabelas, diagramas, dispersão e etc. tudo dependerá da informação para que você escolha a melhor maneira de visualizar os seus dados.
Sabemos que o dia a dia de um profissional de marketing é muito corrido e que cada minuto direcionado em uma tarefa corretamente pode significar horas de trabalhos economizadas, por isso utilizar ferramentas que possam te auxiliar na criação de relatórios e dashboards é essencial nos dias de hoje, por isso trouxe uma dica que é a adoção do Google Data Studio, solução desenvolvida que possui diversas formas de extração de dados, seja pelo Google Analytics, Adwords, Planilhas, Banco de dados e etc. Veja aqui.
é Co-fundador & COO da Ciclo Agência Digital. Flávio iniciou sua jornada no marketing digital na área de web analytics o que gerou a oportunidade de trabalhar em diversos projetos de e-commerce de porte pequeno, médio e grande. Hoje está focado no desenvolvimento de processos e inovações no marketing digital.
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