Quinta-feira, 01 de dezembro de 2016
O marketing digital tem se tornado uma essencial estratégia de marketing. Com 40% da população mundial usando a Internet, não há dúvidas de que o marketing digital atinge os consumidores.
Mas pode haver um problema com a erupção do marketing digital.
Corre o risco de perder seu encanto pessoal.
Aqui está o que acontece. Um negócio ou marca fica entusiasmado com o marketing online, cai dentro, segue o processo e executa todas as táticas corretas.
Eles entendem “digital”. Eles entendem “marketing”. Mas eles estão perdendo a alma do marketing – a conexão entre pessoas.
Se você focar simplesmente na mistura de táticas de marketing online, você arrisca perder seu encanto pessoal. Táticas não ganham respeito, obtêm um seguimento viral ou fornecem recurso pessoal. Deve haver algo mais profundo, mais efetivo e mais humano.
Quando você entra mais intensamente no marketing, você começa a perceber que nenhuma tática, dinheiro, técnica ou inovação vai te trazer consumidores a menos que você se conecte a um nível pessoal.
Como você faz isso? Como você torna seu marketing digital mais pessoal?
Tudo começa conhecendo seus clientes. Você não será capaz de tornar seu marketing pessoalmente atraente sem entender o seguinte:
Aqui estão alguns métodos que você pode usar para ter um entendimento mais profundo do seu consumidor:
Quanto melhor você entender seu cliente, mais atraente seu marketing será.
A maneira mais rápida para ser completamente despersonalizada é parecer despersonalizado.
A voz do seu conteúdo precisa ser humana, compreensível, acessível, íntima e realista.
Em outras palavras, seu marketing online deve ser executado por pessoas reais com nomes e identidades, escrevendo, postando ou enviando e-mails para consumidores.
Se estes são seus “porta-vozes”, “gerenciadores de marca”, “engenheiros da felicidade” ou “criadores de conteúdo” não importa.
A questão é esta: Pessoas reais se conectando com pessoas reais é a única maneiro do seu marketing digital conseguir se tornar verdadeiramente pessoal.
A cada poucos dias, eu recebo um e-mail de Ramit Sethi. Ramit compartilha informações sobre psicologia, finanças pessoas e todos os tipos de outros tópicos fascinantes. O e-mail é tão pessoal que eu sinto como se Ramit estivesse conversando diretamente comigo.
Como a figura central de sua marca, é apropriado e natural para Ramit executar seu marketing desta maneira. Eu faço a mesma coisa com a minha marca pessoal.
Se o seu negócio não tem uma figura central, não tem problema! Seus clientes atuais podem participar no marketing pessoal com os posts de convidados. Esta técnica tem funcionado maravilhosamente no Crazy Egg e outras empresas, como Hubspot.
93% dos negócios usam mídia social em seu marketing. Mas o quanto esta mídia social é pessoal?
Aqui está onde muito da mídia social vai mal. Negócios usam isso como uma plataforma de publicação em vez de uma plataforma de interação.
Pegue o Twitter como um exemplo. Para que o Twitter serve? Para publicar um post de 140 caracteres quatro vezes ao dia? Não. Twitter serve para favoritar, retweetar, responder e pedir feedback.
Estudos confirmam isso. Se você pedir retweets, você receberá retweets. “Por favor ReTweet” ganha uma taxa de RT de 51%. “Por favor RT” ganha uma taxa de RT de 39%. Mas usar nada ganha uma taxa de RT de 12%. (Estudo por Dan Zarrella).
Se você for usar mídia social para seu propósito social, então comece interagindo. Curta, comente, compartilhe, poste, favorite e entre em contato com seus clientes pessoalmente.
Clientes fiéis amam ser reconhecidos. Quando você como um negócio conecta individualmente com seus clientes, eles vão te amar de volta.
Mas não os chame de “clientes” ou “consumidores”. Referir se a eles como uma “tribo” ou “fãs” é um pouco mais atraente.
Use métodos direcionados aos clientes como agradecer pelos retweets, aprecie publicamente fãs ou seguidores e dirija suas mensagens para o coletivo.
Um cliente conecta rapidamente com marcas e negócios que o reconhece, não como uma entidade transacional, mas como uma pessoa real.
Você deve basear seu marketing em emoção?
Absolutamente, sim. Os humanos são criaturas emocionais. Nós tomamos decisões – especialmente decisões de compra – usando nossas emoções.
Zig Ziglar disse,
“As pessoas não comprar por razões lógicas. Elas compras por razões emocionais. ”
Profissionais, fique atentos. Nós frequentemente baseamos nossas estratégias em dados frios e rígidos e em resultados de testes AB.
Por esta razão, provoque emoção em seu marketing através de storytelling, animações, ação, resolução de problemas, educação, relacionamentos e aventura.
O marketing digital tem nos dado uma enorme vantagem. Nós temos a habilidade de conectar com clientes em um nível pessoal e individual. Esta é uma vantagem nunca vista e uma que não queremos levar como certo.
Personalizar seu marketing não significa pensar apenas em redirecionamento, coleta de dados e monitoramento de referências sociais.
Em vez disso, é sobre sua marca agindo como um ser humano sociável – extrovertido, interativo, amigável, aberto, transparente e autêntico.
O momento que você derruba a fachada digital de sua marca, você será capaz de conectar com seus clientes em maneiras novas e autênticas.
é o co-fundador da CrazyEgg, Hello Bar e KISSmetrics. Ele ajuda empresas como a Amazon, Facebook, Google, HP e Yahoo a crescer sua receita. Forbes diz que ele é um dos 10 melhores profissionais de marketing on-line, e Entrepreneur Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mundo. Neil foi reconhecido como um dos 100 mais importantes empreendedores com idade inferior a 30 anos pelo presidente Barack Obama. Acesse o site dele em português: http://neilpatel.com/br
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